Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Vito Dumas - velejador solitário


Já falamos daquele que sonhava com as ilhas que faltavam às suas antigas cartas náuticas, o russo Fred Rebell.

Já falamos daquele que continuou a velejar, tendo realizado duas travessias do Atlântico em solitário, após ter perdido todos os dedos das duas mãos e os artelhos dos dois pés, o canadense Howard Blackburn.

Já falamos daquele que sonhava dar uma volta ao mundo a bordo de um veleiro, mas não tinha veleiro, não tinha dinheiro pra comprar um veleiro, nem sabia velejar, o espanhol Julio Villar.

Já falamos daquele que abandonou voluntariamente a primeira regata de volta ao mundo em solitário, estando na liderança e próximo da chegada, tornando-se o guru-mor da maioria dos velejadores do planeta, o francês Bernard Moitessier.

Já falamos do pescador de bacalhau que atravessou pela primeira vez o Atlântico Norte, a bordo de uma canoa à vela, pouco maior que a “Estrela d’Alva”, o norte-americano Alfred Johnson.

Já falamos do vencedor dos dois primeiros “BOC Challenge around alone” e criador da fantástica “Vendée Globe”, recentemente ( 2006 ) condenado à prisão, pela implacável justiça francesa, Phillippe Jeantot.

Vamos falar agora do super-marujo que pela primeira vez na história da navegação mundial, deu uma volta ao planeta em solitário, a bordo de um veleiro de pequeno porte pela “rota impossível”. Ninguém menos que o argentino Vito Dumas ( 1900 – 1965 ).

Vamos falar sim, mas só do que o Roberto Rodrigues esqueceu de dizer no seu entusiástico relato, que vocês poderão ler nas mensagens n°: 49480, 49851 e 50145 de Lord Absolut no forum do grupo Altomar.

Anotem! O Roberto Rodrigues esqueceu de dizer:

1 - que o nome do barco do Vito Dumas, LEHG foi composto com as iniciais das palavras Lucha - Entereza - Hombria - Grandeza

 http://almagrande-ria.blogspot.com/2008/08/vito-dumas.html

2 – que Vito Dumas viajou para a Europa em 1931 para tentar atravessar o canal da Mancha a nado, façanha que não conseguiu realizar.
3 – que durante sua incrível volta ao mundo pelos 40° bramadores, rugidores ou rugientes, se assim preferirem, Vito Dumas não levou rádio transmissor a bordo, para não se tornar suspeito de espionagem. Não sei se vocês sabem, eu não sabia, acabei de ler isto na imprescindível Wikipedia, que os alemães e principalmente os japoneses se utilizavam de pequenos veleiros, conduzidos por tripulações reduzidas, com esta finalidade, durante a segunda guerra mundial.
4 – que Vito Dumas é o primeiro navegador solitário a ter sobrevivido após dobrar o temível Cabo Horn.
5 – que Vito Dumas escreveu os seguintes livros: “Mis Viajes”, “Solo, rumbo a la Cruz del Sur”, “Los cuaranta bramadores” e “El crucero de lo imprevisto.”
Estou quase convencido, amigos velejadores, com base na pesquisa que acabei de fazer na internet, que Vito Dumas foi o maior, o mais ousado, o mais apaixonado pelo mar, o mais original velejador solitário de todos os tempos e lugares. Mas isso é o que penso e vocês? Digam-me! O que pensam de Vito Dumas?

Fernando Costa

Newsletter n° 07 de 3 de abril de 2008 - projeto Estrela d'Alva

Um comentário:

  1. I am extremely inspired with your writing talents and also with the
    structure in your blog. Is this a paid topic or did you modify it your self?

    Anyway keep up the excellent high quality writing, it is rare to see a great
    weblog like this one these days..

    Feel free to visit my web site ... make quick money

    ResponderExcluir

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...