Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Philippe Jeantot perdeu tudo



Salve amigas e amigos velejadores!

Após Fred Rebell, Howard Blackburn, Julio Villar, Bernard Moitessier e Alfred Johnson, chegou a vez de homenagearmos Philippe Jeantot, como um dos primeiros, maiores, únicos e últimos velejadores solitários de todos os tempos e lugares.

Eu admiro particularmente o Philippe Jeantot, amigos, porque ele teve competência para criar e dirigir as quatro primeiras edições da minha regata predileta. A maior e mais exigente de todas as regatas, a célebre, a incomparável, a inconcebível, a fantástica Vendée Globe, cujo enunciado constitui em si o maior desafio que se pode fazer a um velejador. Leiam!

VENDÉE GLOBE

Regata de volta ao mundo, em solitário, sem escalas e sem assistência, passando pelos três famosos e temíveis cabos Horn, Boa Esperança e Leeuwin.

http://www.vendeeglobe.org/fr/


Na verdade o percurso da Vendée Globe consiste na circunavegação da "ilha" Antártica em solitário. Ligados?

- E aí? Alguém se habilita?

- Proposta dura de se topar, não amigo velejador?

Eu acabei de participar da minha primeira “Transararuama” e estou exausto. Imaginem em que estado se termina uma Vendée Globe, quando se termina... Imaginem os mil e um perigos que assolam um velejador durante uma Vendée Globe. Imaginem a quantidade de problemas que um velejador precisa resolver sozinho pra completar o percurso de uma Vendée Globe. Imaginem o quão competente um velejador precisa ser nas mil e uma ciências e artes que envolvem um barco à vela pra vencer uma Vendée Globe. E pra encerrar imaginem a imensa dificuldade de se organizar uma Vendée Globe. Se nosso amigo César Pé de Vento trabalha duro o mês inteiro, pra fazer acontecer uma regata de uma hora de duração, num trechinho de meia milha no canal de Itajurú imaginem o colossal trabalho de se organizar uma regata de volta ao mundo, que pode durar mais de cem dias. ( O tempo da última colocada na Vendée Globe de 2004, a Karen Leibovici, foi de 126 dias, 8 horas, 2 minutos e 20 segundos )




Mas voltemos à biografia do nosso herói Philippe Jeantot. Além de ter criado e dirigido quatro edições da célebre, da incomparável, da inconcebível, da fantástica Vendée Globe, ele também realizou as seguintes conquistas:

BOC Challenge 1982/1983 – campeão



BOC Challenge 1986/1987 – campeão



Vendée Globe 1989/1990 – quarto lugar



BOC Challenge 1990/1991 – terceiro lugar

Quatro voltas ao mundo em solitário ao longo de dez anos!!!

Preciso dizer mais alguma coisa?

Preciso sim. Três curiosidades a respeito do nosso herói.

- Philippe Jeantot leu duas vezes na mesma noite o livro fetiche “La longue route” ( O longo caminho ) do guru-mor dos velejadores solitários, Bernard Moitessier.

Antes de ser velejador, Philippe Jeantot foi mergulhador, tendo descido a 501 metros de profundidade, um recorde na época.

E pra finalizar uma notícia muito triste. Philippe Jeantot foi condenado recentemente pela implacável justiça francesa, a 30 meses de prisão e ao pagamento de uma multa de 90.940 euros, por sonegação de impostos, abuso de bens sociais e desvio de fundos.


Segundo o procurador da justiça, Philippe Jeantot e seus amigos usavam a Vendée Globe como uma bomba de sugar dinheiro e teriam subtraido ou desviado, para não dizer roubado, nada menos que 2,3 milhões de euros entre 1996 e 2002.

Philippe Jeantot, amigos, perdeu tudo que havia conquistado. Perdeu a posse de todos seus bens, perdeu sua bela medalha da legião de honra, perdeu o direito de dirigir qualquer empresa pelos próximos cinco anos, e pior que tudo perdeu todos os direitos sobre o seu grande invento, a célebre, a incomparável, a inconcebível, a fantástica Vendée Globe. Philippe Jeantot perdeu tudo!

Donde se conclui que num país em que a justiça se faz, o crime não compensa. Um dia o Brasil chega lá. Será?


Bons ventos a todos

Fernando Costa



Extrato modificado da newsletter n° 06/2008 de 20 de março de 2008, do projeto Estrela d’Alva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...