Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

domingo, 15 de agosto de 2010

Julio Villar - velejador solitário


"MISTRAL" = "BELA-BE"

O jovem espanhol-basco Julio Villar tinha um grande sonho. O maior de todos os sonhos, eu diria, com a cumplicidade silenciosa de vocês. Dar uma volta ao mundo em solitário, a bordo de um veleiro.

Três problemas: Julio Villar não tinha veleiro, não tinha dinheiro para comprar um veleiro, nem sabia velejar. Mas Julio Villar, que havia desistido de ser alpinista, após sofrer um grave acidente nas montanhas, dizia assim aos amigos:

- Não posso morrer sem antes realizar meu sonho!

Múltipla escolha:

a - Julio Villar realizou seu sonho.
b - Julio Villar não realizou seu sonho.

Acertou, é lógico, quem votou na opção a. Onde já se viu um homem determinado morrer sem realizar seu maior sonho? O resoluto Julio Villar, amigos, realizou entre 1968 e 1972, uma memorável volta ao mundo em solitário, 38.000 milhas náuticas, com muitas e felizes escalas, a bordo do seu pequeno "Mistral" de plástico. ( do mesmo tamanho do simpático "Bela-Be" do meu simpático amigo Marcelo Marzullo ). Esta aventura sui-generis está relatada de forma super poética no seu livro "EH, PETREL", que eu adoraria ler durante a minha próxima mini-expedição marítima na paradisíaca Costa do Sol. Já perceberam como é agradável ler livros que falem do mar a bordo de um veleiro?


Três problemas:
- Não possuo o livro, não tenho dinheiro para comprar o livro, nem sei ler em espanhol.
Mas alguém duvida que eu vá dar um jeito de resolver esses três pequenos problemas bem rapidinho e ler/ver o livro do Julio Villar, chamado pelos simpatizantes de "pequeno príncipe dos mares" ? Disse ler/ver porque o livro vem ilustrado com desenhos do próprio autor.

Julio Villar, amigos, foi um dos primeiros, maiores, únicos e últimos velejadores solitários de todos os tempos e lugares, apesar de ter sido chamado de "marinero de mierda" por um invejoso, logo no início da sua saga marítima.

" No, no hago collección de escalas, ni de países, ni de trofeos de viajero. No! Busco la vida, y la saboreo, procurando no destruir sus secretos."

Julio Villar

http://www.editorialjuventud.es/5671-6.html

Newsletter n° 03/2008 de 7 de fevereiro de 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...