Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

"O louva-deus e o barco-a-motor - Bíblia



Salve amigos velejadores!

Estava eu e meu amigo Washington Souza conversando sobre a construção do "Alegria 2", quando nossa conversa técnica desviou de repente dos trilhos e foi dar...
- Advinhem onde?
- Ué, vocês são videntes? Acertaram na mosca!
- Isso mesmo começamos a falar da Bíblia Sagrada, da palavra de Deus.
- O Washington, a quem chamo amistosamente de "Louva Deus"...
- Porque?
- Porque pra cada palavra sobre construção naval que o Washington fala, fala dez em louvor a Deus.
- Desta feita o Washington citou o apóstolo Paulo... - "O bem que eu quero fazer não faço, mas o mal já está a caminho."
Nesse dia eu e o "Louva Deus" não nos entendemos. Ele sustentou que a natureza do homem é má e eu que ela é boa. Não, não creio que nossa natureza humana seja muito boa, nem excelente, mas simplesmente boa. Boa e nada além.
- Porque?
- Porque dá mais trabalho ser mau que ser bom.
- Só por isso. Ou seja acredito que nós humanos somos bons, quando o somos,
 por pura preguiça.
- O Washington informou-me que o apóstolo Paulo sofreu três naufrágios. E logo após o terceiro iluminou-se e evoluiu do egoísmo ao comunismo.
- Não me perguntem, que não me lembro mais, como foi que nossa conversa evoluiu da Arquitetura Naval até o apóstolo Paulo.
Tudo que eu queria, a princípio, era, à semelhança do que fiz com o Fabiano e o com o Evandro, entrevistar o Washington sobre seu novo projeto de barco, ao qual sugeri batizar de "Louva-Deus". O Washington gostou do nome e descreveu-me as formas da sua futura embarcação. Mas quando lhe perguntei sobre qual seria seu meio de propulsão ele blasfemou feio contra a mãe natureza e o "Aguavel" está de prova. Ele que me alcunha "o blasfemador", blasfemou muito
 mais que eu, aquele dia.
- O Washington, amigos, pronunciou a diabólica palavra motor. Pode haver pior?
- Eu fiquei naturamente irado, vocês me conhecem, vocês sabem até que ponto detesto o motor.  Num arroubo de cólera, disse-lhe que não publicaria nenhum post sobre barco-a-motor, com o perdão da palavra motor no meu blog e desde esse dia nunca mais conversamos nem sobre Deus, nem sobre barcos, nem sobre os homens.
- Lamentável, gosto muito do Washington que me ajudou junto com a Nilza e o Fabiano a construir o "Alegria1".
- Já que mencionamos a Bíblia, quero deixar de presente pra vocês cinco extratos nela pinçados, que citam a palavra MAR, mais um trecho que descreve um dos naufrágios de Paulo. Dígam-me depois, de qual deles gostaram mais.

"Partindo Jesus dali, chegou ao pé do MAR da Galiléia e, subindo a um monte, assentou-se lá. Mateus 15:29

Com a sua força fende a MAR e com o seu entendimento abate a sua soberba.
Jó 26:12

"Este está com um certo Simão, curtidor, que tem a sua casa junto da MAR.
Ele te dirá o que deves fazer." Atos dos Apóstolos 10:6

"Então, partiram do monte Hor, pelo caminho da MAR Vermelha, a rodear a terra de Edom; porém a alma do povo angustiou-se neste caminho." Números 21:4

Descerá também este termo ao longo do Jordão, e as suas saídas serão na MAR salgada; esta vos será a terra, segundo os seus termos em roda. Números 34:12

NAUFRÁGIO DE PAULO

Atos dos Apóstolos 27

Quando chegou a décima quarta noite, sendo impelidos de uma e outra banda na MAR Adriática, lá pela meia-noite, suspeitaram os marinheiros que estavam próximos de alguma terra.
E, lançando o prumo, acharam vinte braças; passando um pouco mais adiante, tornando a lançar o prumo, acharam quinze braças.
 E, temendo ir dar em alguns rochedos, lançaram da popa quatro âncoras, desejando que viesse o dia.
 Procurando, porém, os marinheiros fugir do navio e tendo já deitado o batel à MAR, como que querendo lançar as âncoras pela proa,
disse Paulo ao centurião e aos soldados: Se estes não ficarem no navio, não podereis salvar-vos.
 Então, os soldados cortaram os cabos do batel e o deixaram cair.
 E, enquanto o dia vinha, Paulo exortava a todos a que comessem alguma coisa, dizendo: É já hoje o décimo quarto dia que esperais e permaneceis sem comer, não havendo provado nada.

- Bons ventos a todas e todos! E se encontrarem o meu amigo Washington por aí, digam a ele que quero fazer as pazes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...