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quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Doce já basta a vida ou o microburst que causou o desastre do Concórdia - naufrágio


Consegui enfim o que tanto desejava, amigo leitor. Encontrar uma razão plausível para o afundamento do Concordia.
- Quando o Concordia naufragou?
- Lembra não?
- Por volta das 14 h 15 do dia 17/2 do corrente ano.
- Onde?
 - Latitude de Cabo Frio a uns 550 km da costa. 
 Leiam a opinião do skipper do veleiro, William Curry, em inglês, mais abaixo. Confesso que fiquei muito triste com aquele sinistro. A perda de um veleiro, de qualquer veleiro, sempre me abala e deprime, mas neste caso minha dor foi redobrada.
- Porque?
- Simplesmente porque o Concordia não era um veleiro como os outros.
- Era especial...
- Muito especial.
- Era a escola ideal.
- Era um veleiro-escola.
- Oxalá tudo que eu tivesse aprendido nesta vida, amigos tivesse estudado a bordo
de uma escola-veleiro. Em vez da saber o pouquinho que sei, seria um verdadeiro sábio.
Mas imaginem, amigos, que em vez de um humilde canoeiro cabeçudo da ainda paradisíaca Costa do Sol, sou um ET no controle de uma poderosa nave espacial recém chegada à Terra.
- Agora adivinhem qual a primeira providência que eu tomaria logo após dominar o nosso planeta? 
- Mandava destruir todas as escolas-fixas-em-terra da Terra e ordenaria que daquele dia em diante só existissem escolas-veleiro. E se eventualmente um veleiro-escola fosse engolido por um micro ou macroburst eu ficaria muito triste, mas diria...
- Melhor morrer afogado após o naufrágio de uma escola-veleiro, que morrer de tédio sentado na maldita carteira de uma maldita escola-tradicional-fixa-em-terra.  Ridículo passar 90% do tempo mais fértil de nossa vida, sentados nas escolas-fixas-em-terra na Terra.
- Riam amigos! É pra rir!
Platão ensinou que tudo que se aprende sentado não tem valor algum. Felizmente nenhum ex-aluno do Concordia morreu durante seu afundamento. Bebamos a isto!
- Bebamos o quê?
- O que vou beber agora mesmo. Um café-sem-açucar.
- Servidos?
- Café com açucar engorda.
- E a pior epidemia que já assolou a Terra, além da burrice crônica das escolas-fixas-em-terra, é o atual surto de obesidade. A obesidade, que já virou pandemia, não é na verdade uma doença, mas engendra uma dúzia de doenças graves. A propósito, ontem, ontem mesmo, durante o tempo que eu fazia a manutenção da "Estrela", vi um garotinho de 5 anos, gordo que nem uma leitoa. Comendo. Comendo, comendo sem parar. Comendo comida comprada pelos próprios pais, que o tratavam como se tudo estivesse normal na vidinha dele.
- Comida comprada onde?
- Adivinhem!
- Acertou quem disse McDonald!
- Vai um café-sem-açucar amigos?
- Sim?
- Doce já basta a vida.
- Mas leiam o que disse o skipper do Concordia. Não queria por nada deste mundo estar na pele dele. Só de saber do naufrágio fiquei arrasado, imaginem se...

CONCORDIA, SAILING SHIPS AND MICROBURSTS
Captain William Curry of the high school tall ship Concordia that sank on Wednesday reports that his ship was a victim of a weather phenomenon called a microburst. However, Concordia is not the first victim of this type of extreme weather.

On May 14, 1986, the topsail schooner Pride of Baltimore sailed into a microburst 250 nautical miles of Puerto Rico, capsized and tragically lost 4 of her crew.

On May 2, 1961, the brigantine Albatross also encountered a microburst 125 nautical miles of the Dry Tortugas and sank almost instantly taking 7 souls including 5 high school students. In 1996 Jeff Bridges starred in the Ridley Scott movie White Squall which is a fictionalized account of the Albatross story.

In order to get a better understanding of both of these incidents, pick up a copy of Captain Daniel Parrott’s book, Tall Ships Down : The Last Voyages of the Pamir, Albatross, Marques, Pride of Baltimore, and Maria Asumpta which does a great job analyzing these and several other tall ships catastrophes. You can also find it on Google Books.

Here’s a video of Warning Coordination Meteorologist, Dan Gudgel, National Weather Service, Hanford, CA describing a microburst and it’s cause and effect. Make sure you stick with the video to the very end in order to see the incredible power and speed of these types of weather events.

February 21, 2010, 9:39 am

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