Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Prazeres futuros - construção naval



Quando penso nisso... nem acredito que...

- Será que passei mesmo um ano inteiro, o moribundo 2010 , do qual nada mais resta que breves 10 horas, em terra?

- Um ano inteiro em terra!!! Macacos me mordam!
- Pra mim que costumava passar 50% do meu tempo dentro d'água velejando na paradisíaca Costa do Sol, um ano inteiro passado em terra é uma eternidade.

- 10 horas, só faltam 10 horas pro ano expirar...

- Passei as primeiras 8.750 horas de 2010 em terra... Que absurdo!

- Vontade de morrer, renascer e gastar uma vida inteira velejando sem parar, na divina MAR, à semelhança dos personagens de "WaterWorld", que no entanto só pensavam em descobrir terra no horizonte...

- Mas pra que correr atrás de terra se a MAR é nosso berço natural, em tudo melhor que a seca, a árida, a dura, a tórrida terra?

- Pensei muito a respeito perguntando-me várias vezes:

- Porque será que estou há tanto tempo em terra, eu que amo, idolatro
e venero a MAR?


- Eu, que da terra, só gosto das ilhas, olhadas de bordo da minha querida "Estrela d'Alva", enquanto as circunavego.

- Porque estou há tanto tempo vivendo em terra se a MAR é que é o lugar
 ideal pra se viver?

- Cheguei à seguinte conclusão provisória: passei um ano em terra, porque descobri que se velejar é a maior aventura deste mundo, construir um barquinho, qualquer barquinho, é a segunda.

- Citei velejar, citei construir um barquinho, sem citar o divino verbo AMAR, porque amar, todos sabem, é o nec plus ultra.

- Mas sabiam que velejar é uma bela forma de AMAR o próximo?

- Não?

- Assunto prum futuro post, não pra este.

- Concebi, desenhei e construí com minhas próprias mãos dois barquinhos durante o período que fiquei em terra. E isto constituiu uma experiência muito edificante pra mim. Feliz Ano Novo maestro CRC!

desenho de Fernando Costa


A propósito, já pintei o "Alegria" 2. Sim, sim, pintura particular, personalizada e intransferível, como o fiz com a "Estrela d'Alva" e o "Alegria" 1 idem. Só uma primeira de mão. Assim que terminar a segunda, mostro o resultado a vocês.

Novidade correlata, o Julio Auler, do ótimo grupo Altomar está tele-ensinando-me a projetar um barco, usando um programa em 3D. Vamos com ele
aperfeiçoar ainda mais o projeto "Alegria".

Imaginem, que maravilha, amigos leitores, ter uma boa idéia do volume, das dimensões e da forma de um barquinho utilizando um rápido
e simples programa em 3D.

A propósito, depois que vi um certo vídeo no site do francês MNM, que já partilhei com vocês, fiquei fascinado com a possibilidade de realizar um semelhante, mostrando a construção do "Alegria" peça por peça, detalhe por detalhe... E para a minha alegria, o Julio Auler disse-me que sabe como fazê-lo.

- Prazeres futuros.

- Bem, preciso ir, vou navegar mais uma hora no caótico canal de Itajuru a bordo da minha querida "Estrela d'Alva".

- Se não voltar, já sabem, fui chacinado por uma lancha.
- Voltei são e salvo! Choveu, mas eu estava preparado. Encontrei um pescador de siris no TT. Os guardas marítimos estavam atarefados com o balizamento de segurança das balsas, de bordo das quais, mais tarde, serão disparados os fogos de artifício, durante a festa de passagem do ano. Cruzei com o Bernardo do estaleiro Coral dentro d'água. Na volta, montado na minha bicicleta, filosofei sôbre a vida dos humanos nos obscuros tempos que correm. Como minhas filosofias também foram obscuras, prefiro falar delas num dia menos festivo. Feliz Ano Novo a todos vocês amigas e amigos. Sejam felizes, que foi só pra isso que nascemos!
Até ano que vem!

2 comentários:

  1. Feliz ano novo pra você também caro amigo.
    Aproveitando o ensejo, já que o assunto é construção naval, sugiro uma olhadinha em www.storerboatplans.com/GIS/GISplan.html, onde conhecerás o meu mais novo capricho. Espero que em no máximo seis semanas eu possa brindar nossas águas com essa belezinha. Já comprei o projeto, desembarco no dia 03/01 e espero, após dar uma atenção pro meu povo lá de casa, mergulhar de cabeça na construção deste barquinho simpático.

    Um abraço e saudações marinheiras.

    ResponderExcluir
  2. Salve Anderson!

    Prazer imenso ler seus comentários. Pegou a febre da construção naval também?
    - Maravilha!
    Este assunto me interessa. Gostaria de publicar um post a respeito.
    A propósito, leia minha série "O Sharpy de mestre Bill" (dez posts)
    Gostaria, se possível, de acompanhar a construção do seu Goat Island Skiff. Pode ser virtual. O ideal seria real.
    Mas se isto não for possível tudo bem. Como costuma dizer minha avó Balbina, "qualquer prazer me diverte".
    O mais importante é que você consiga construir este simpático veleirinho e que ele fique bem construído.

    Bons ventos amigo Anderson!

    ResponderExcluir

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...