Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

sábado, 21 de agosto de 2010

Ilha Grande - comentário de post


“Bacana Fernando
Semana passada eu circunaveguei a Ilha Grande e gostei muito. Talvez fique viciado também.

Bons Ventos”

Airton Luciano Aragão 6-05-2008 - http://br.groups.yahoo.com/group/altomar/

´´´´´´´´´´´´´´



Salve Airton

( Airton é nome de campeão! E que campeão! O campeão dos campeões! )

Eis aí uma aventura que eu adoraria realizar! Circunavegar a Ilha Grande em companhia da minha querida é inseparável “Estrela d’Alva” ou de outro veleiro qualquer. Coisas futuras... Como diria mestre Machado. Você poderia nos contar, amigo Airton como se passou sua circunavegação da bela Ilha Grande?
Em que tipo de veleiro?
Em que sentido?
Foi sozinho ou com uma galera?
Quais foram os melhores e piores momentos?
E a pergunta mais importante: Que foi que voce aprendeu de novo circunavegando a Ilha Grande?
Gostaria de saber se você já havia circunavegado a Ilha Grande ou outras ilhas anteriormente.
Gostaria de saber se você realizou a circunavegação toda à vela ou se apelou pro maldito motor em alguns trechos? ( Se apelou pro motor bandeira preta pra você Airton. )


Seja como for, conte-me tudo e com requintes de detalhes, por favor. Circunavegar ilhas, amigo Airton, é pra mim mais emocionante que participar de regatas, sabia? Saiba que eu já circunaveguei 19 das 20 ilhas selvagens que se estendem entre Búzios e Arraial do Cabo, a bordo da minha pequenina canoa alada? Quando passar por Cabo Frio procure-me pra gente circunavegar juntos a ilha dos Papagaios ou outra qualquer que você escolher. Só tem um problema, a “Estrela d’Alva” é o mais instável dos veleiros, mas isso vai acabar, com a instalação do novo bulbo que estou testando.

Última pergunta: Após ter circunavegado a Ilha Grande, qual será a próxima ilha que você pretende circunavegar? Eu vou tentar a Ilha de Cabo Frio, pela segunda vez, semana que vem. Se sobreviver te conto como foi depois.

Um abraço e ótimos ventos



Fernando Costa

P. S.: Sabe o que a gente podia fazer amigo Airton? Fundar a SOCIV. Sociedade dos Circunavegadores de Ilhas Vivos. Que tal?


ILHA GRANDE

localização



Brasil, Região Sudeste, Estado do Rio de Janeiro, Município de Angra dos Reis. Baía da Ilha Grande. Latitude S: Entre 23º 05` e 23º 14' - Longitude W: Entre 44º 05'
e 44º 23'

superfície e contorno

Área de 193 km quadrados, perímetro do contorno aproximado = 130 km, menor perímetro para navegação de contorno = 72 km, maior comprimento (na Latitude S 23° 10') = 29,3 km , maior largura (na Longitude W 43° 15') = 14,3 km , contorno acidentado com 34 pontas, 7 enseadas e 106 praias.


relevo

Topografia montanhosa com vários picos sendo os de maior altitude o pico da Pedra d'agua com 1031 m e o pico do Papagaio com 982 m. Predomina na área o relevo com dissecação extremamente forte e muito forte, constituída de cristais de topos aguçados , morros , pontões e escarpas.

Planícies e terraços fluviais, fluvio-marinhos ocorrem em seu entorno.


Extrato da newsletter n° 10/2008 de 15 de maio de 2008 - projeto "Estrela d'Alva"

2 comentários:

  1. Grande Navegador da Canôa Alada. Sou nascido e criado na Ilha Grande. Minha família é toda do Saco do Céu e comecei minha vida de velejador aos 6 anos de idade, velejando uma canôa caiçara que tenho até hoje guardado no rancho da família. Todas as vezes que saio para circunavegar a Ilha Grande é uma emoção diferente. Percebi no seu blog que você ficou muito emocionado também. Boa sorte na sua empreitada.
    Abraços
    Luciano Guerra
    Ilha Grande - RJ

    ResponderExcluir
  2. É verdade Luciano, conheci a ilha Grande este ano (agosto de 2012), após velejar, excepcionalmente em equipe, de Cabo Frio até o Rio e do Rio até sua grande ilha. Encantadora ilha... Gostaria de ter ficado mais tempo, pra poder saborear todas as suas belezas a começar pelo pico culminante das montanhas... Mas não foi possível... Ficou pra próxima.

    Bons ventos e obrigado pela visita!

    ResponderExcluir

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...