Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Bertrand de Broc, MAR-garida mais a cadelinha "Miss Dollar"... - news de agosto de 2013 - 5





PRISIONEIRO DA BRUXA SICORAX

Boa noite amigas e amigos leitores!

Sinceramente não sei o que vocês pensam dos meus diários ilustrados, mas eu lhes confesso que adoro redigi-los. Mais divertido, só velejar em solitário,

durante uma travessia oceânica, façanha que ainda não realizei. Por exemplo, passei o dia de hoje inteiro a bordo do confortável "Le-Plaisir-du-Soleil", atracado em "Marina Bay", aqui em Gibraltar, de onde a "bruxa Sicorax" não me deixa fugir, redigindo meu diário ilustrado daquela, que seria a minha mais agradável travessia oceânica, mas que infelizmente degringolou feio, como já lhes disse. Pois bem, dez horas simplesmente evaporaram, o que significa dizer, que durante essas dez horas meu prazer foi dos mais intensos.
Mas prestem atenção que tenho duas novidades boas pra vocês.


Bertrand de Broc assinando um cartaz, durante sua festa de despedida, na ante-véspera da partida para a última edição da regata Vendée Globe - Les Sables d'Olonne - França - novembro de 2012 - foto de Fernando Costa

PRIMEIRA NOVIDADE BOA 

O cascudo Bertrand de Broc, super-marujo da Vendée Globe, que realizou uma volta inteira ao planeta Terra em solitário, levando no costado do seu democrático veleiro o nome da minha querida "Estrela d'Alva", partirá em breve de Le Havre (França) rumo a Itajaí (Brasil), participando da Transat Jacques Vabre 2013, em favor das crianças protegidas pela UNICEF. Não sei se vocês se lembram, mas fui convidado para sua festa de despedida em Les Sables d'Olonne. Quando isso? Na ante-véspera da partida para a última edição da regata Vendée Globe. Leiam o texto abaixo e saibam mais a respeito! O texto está em francês, mas vocês poderão traduzi-lo facilmente graças ao providencial, apesar de imperfeito Google Tradutor.



Bertrand de Broc s’associe à 
l’UNICEF pour de nouvelles aventures !

Quelques mois après avoir bouclé un Vendée Globe chargé en émotions, Votre Nom Autour du Monde et Bertrand de Broc repartent en course, et cette fois, pour l’UNICEF!  Un partenariat des plus ambitieux pour un projet compétitif et solidaire.
Votre Nom Autour du Monde et l’UNICEF, un équipage de choc !
Après avoir mis pied à terre le 10 février dernier à l’issue d’un très beau Vendée Globe, Bertrand de Broc n’avait qu’une idée en tête : repartir au large ! Ce sera désormais aux côtés de l’UNICEF pour un nouveau volet de Votre Nom Autour du Monde. Bertrand accorde en effet toute sa confiance à l’organisation humanitaire et souhaite s’inscrire dans la durée avec un nouveau nom de code : Votre Nom Autour du Monde pour l’UNICEF ! 

« Nous sommes particulièrement reconnaissants envers Bertrand de Broc de nous associer à ses aventures et de soutenir notre organisation à travers Votre Nom Autour du Monde », explique Gérard Bocquenet, Directeur Général de l’UNICEF France. « Grâce à ce très beau projet, notre souhait est de faire entendre la voix des enfants et de faire passer les messages essentiels sur les... suite ici.


Machado de Assis



SEGUNDA NOVIDADE BOA 

O Carlos Barbieri, membro do indispensável grupo ALTAMAR, enviou-nos um extrato de um conto assinado pelo maior escritor brasileiro de todos os tempos e lugares, citando a divina MAR, que eu pretendo futuramente incluir na série "Só pra quem gosta de MAR e MACHADO". Se o amigo leitor também gostar de Machado de Assis e desejar colaborar com o blog da Estrela, basta enviar-me (fernandocosta2002@yahoo.fr) um extrato inédito, assinado pelo grande Machado de Assis, contendo a palavra MAR. Pra saber quais extratos já publiquei, digite "só pra quem gosta de MAR e Machado" na janelinha de pesquisa deste blog (parte superior da coluna da direita). Obrigado por este valioso presente amigo Carlos e bons ventos!

" A boca era pequena, e tinha uma certa expressão imperiosa. Mas a grande distinção daquele rosto, aquilo que mais prendia os olhos, eram os olhos. Imaginem duas esmeraldas nadando em leite.
    Mendonça nunca vira olhos verdes em toda a sua vida. Disseram-lhe que existiam olhos verdes, ele sabia de cor uns versos célebres de Gonçalves Dias, mas até então os olhos verdes eram para ele a mesma coisa que a fênix dos antigos. Um dia, conversando com uns amigos a propósito disto, afirmava que se alguma vez encontrasse um par de olhos verdes fugiria deles com terror.
     - Por quê? Perguntou-lhe um dos circunstantes admirado.
     - A cor verde é a cor da MAR, respondeu Mendonça.  Evito as tempestades de um, evitarei as tempestades dos outros."

Machado de Assis


Contos Fluminenses - Miss Dollar - III

MAR-GARIDA, MORENA DOS OLHOS VERDES

E é por isso que eu gosto de pesquisar, amigos. Fui pesquisar o conto "Miss Dollar" do talentosíssimo Machado e descobri várias outras citações interessantes da mágica palavra MAR, que o Carlos Barbieri esqueceu de assinalar. Descobri também que a heroína da estória, "Miss Dollar", não é uma mulher, mas uma simples cadelinha. Descobri que o nome da assediada viúva do conto é MAR-garida. Descobri também que "Miss Dollar" morreu... Não, não, isso vou contar não, se não vocês deixarão de ler o conto, que é ótimo. 

Grande abraço e até breve!

Fernando Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...