Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

sábado, 27 de outubro de 2012

(10/3/2009) - Apagar das luzes - Diário da Vendée Globe 2008/09 - post 123






 123º dia

vendée globe

Apagar das luzes

 Salve amigas e amigos velejadores

Aqui vai a lista dos ganhadores do prêmio virtual “Estrela d’Alva”  da 6ª edição da incrível, fantástica, extraordinária Vendée Globe.

foto favorita de veleiro – "Veolia Environnement" do Roland Jourdain, autor da foto: Benoit Stichelbaut.

vídeo favorito de veleiro velejando – Cheminées Poujoulat de Bernard Stamm.  Havia uma versão mais bonita e longa no site oficial do velejador que infelizmente não está mais disponível. Acabo de passar por lá e não a vi.     http://www.bernards tamm.com/ fr/

http://www.youtube. com/watch? v=MMRPuSil2J0&feature=related

 velejador ecologicamente correto - Raphaël Dinelli - só consumiu energias limpas durante sua volta ao mundo. Nada dos
poluentes gasolina e óleo diesel, a bordo do seu "Fondation Océan Vital".

melhor vídeo de autoria de velejador – Roland Jourdain era um dos meus favoritos pra vencer a regata. Infelizmente perdeu o bulbo da quilha do seu ágil "Veolia Environnement" em pleno Atlântico Norte, quando estava com o segundo lugar praticamente garantido e acabou abandonando. Super carismático e criativo. Um verdadeiro ator, dono de um imenso fã clube. O único velejador que conseguiu, por algum tempo, acompanhar o ritmo frenético imposto pelo professor Desjoyeaux. - O título do vídeo é  "Le Père Noël de l' hémisphère Sud à bord de Veolia". Hilário!

 primeiro e único bi-campeão da Vendée Globe - Michel Desjoyeaux - Histórico!

    velejador favorito – Steve White - conseguiu completar o planetário percurso da regata com um veleiro antigo e reformado no “apagar das luzes” – Inacreditável! !!

   velejador com quem mais aprendi - Michel Desjoyeaux - "o professor" [ contou todos os seus “segredos” ao final da regata. Vide a série de vídeos no site da revista “Voile et Voiliers” ( infelizmente só pude assistir ao primeiro deles. Os demais são reservados aos assinantes do site. Pena!  ) ] deu aulas práticas e teóricas aos demais velejadores durante a regata ) - Admirável!

   velejador mais simpático  – Samantha Davies - "a namoradinha da Vendée Globe" - roubou a cena da regata graças à sua alegria contagiante, alto astral, irreverência, criatividade e bom humor. Partiu desacreditada, chegou reverenciada, admirada e amada por todos. E por muito pouco não subiu no pódio - Inesquecível!

  velejadores mais solidários  Marc Guillemot e Vincent Riou, o primeiro prestou apoio psicológico durante 48 horas ao acidentado Yann Eliès. O segundo sacrificou a regata, mas salvou a vida do Jean Le Cam das águas geladas do Pacífico sul, nas proximidades do famigerado cabo Horn. Dois exemplos de altruismo e amor ao próximo. Graças à sensibilidade e fina inteligência da comissão internacional da regata, dividirão o terceiro lugar do pódio. Louvável!

 autor favorito - Michel Desjoyeaux ( escreveu meus textos prediletos ) - Enviava com frequência um e-mail escrito à noite cheio de observações sutis, associações de idéias imprevisíveis e fino humor irônico, que a amiga leitora pode consultar nos arquivos do site da regata. - Brilhante!

   velejador mais habilidoso – Marc Guillemot - velejou 1000 milhas com um veleiro sem bulbo de quilha, conquistando um merecidíssimo terceiro lugar, que pra mim vale tanto quanto o primeiro. Fantástico!

  auto-retrato favorito de velejador – Loïck Peyron  no tope do mastro do “Gitana Eighty”. Ousadíssimo!

    melhor corrida de recuperação – Michel Desjoyeaux - Obrigado a voltar à Sables d'Olonne para consertar um defeito a bordo, sofreu um atraso de 44 horas, chegando a ficar mais de 700 milhas na esteira do líder. Posteriormente ultrapassou todos os concorrentes que estavam à sua frente, liderou a prova por mais tempo e venceu a regata de forma avassaladora. - Genial!

 duas circunavegações - Dee Cafari - Primeira mulher a realizar duas voltas ao planeta Terra nos dois sentidos: horário e anti-horário. Ambas em solitário. Sensacional!

veleiro mais bonito - DCNS do Marc Thiercelin - decoração inspirada num peixe-voador. Infelizmente quebrou o mastro num dos primeiros dias da regata.

   chegada mais criativa a Sables d'Olonne - Brian Thomson - sentado na ponta do gurupés do seu impressionante "Bahrain Pindar Team".

revelação – Armel Le Cléach - conquistou um surpreendente segundo lugar, apesar de ser debutante e o mais novo participante da regata a completá-la.

velejador mais rápido - Michel Desjoyeaux - bateu recorde de singradura da regata - 466,6 milhas náuticas percorridas em 24 horas no dia 16 de 2008. O que dá uma velocidade média de 19.44 nós. Incrível! 

foto favorita/reportagem – Marc Guillemot - muito elogiado pelos jornalistas do site da regata, como o melhor fotojornalista dentre os velejadores.

   entrevista favorita ao final da regata – Rich Wilson - respostas simples, mas cheias de significado e sabedoria. Edificante.

 desfile original ao longo de canal de Sables d'Olonne - Marc Guillemot convidou seus amigos e ex-concorrentes Kito de Pavant, Roland Jourdain, Jean Le Cam e Yann Elies, que haviam abandonado a regata, para desfilarem ao seu lado, ao longo da "Marques de Sapucaí aquática" de Sables d'Olonne, a bordo do "Safran".

 destaque especial – para o veleiro "Maisonneuve", ex- “Galileo”, primeiro open 60 construído no Brasil e primeiro brasileiro ou franco-brasileiro a participar da Vendée Globe. - Memorável! 

  veleiro melhor preparado - "Foncia" - de Michel Desjoeyaux.

   destaque especial – Bernard Stamm - por ter assinado uma avassaladora corrida de recuperação no primeiro terço da regata e também por ter conseguido, a duríssimas penas, resgatar seu veleiro sinistrado nas ilhas Kerguelen. - Era meu grande favorito para a vitória após ter vencido duas Velux 5 Oceans. - Extraordinário.

destaque especial - Yann Eliès - por ter sido o velejador que mais sofreu nesta Vendée Globe. E por tê-lo feito com muita coragem, dignidade e submissão, no sentido positivo do termo. Sofreu fratura do fêmur, da bacia, de várias costelas e posteriormente perda total do seu open 60 "Generali". Minuto seguinte levantou, sacudiu a poeira e já deu a volta por cima - Laudável!

 destaque especial – Brian Thomson, Dee Cafari e Arnaud Boissières   – por terem conseguido escapar, só Éolo & Netuna sabem como, da pior tempestade da regata, nas proximidades do cabo Horn.

  destaque especial – para o site da regata. Uma mediateca substancial, abrangente e generosa, digna dos maiores elogios. Textos, sons, vídeos, fotos em profusão e da mais alta qualidade que tornam o visitante onisciente. Só faltou a janelinha de pesquisa - Magistral!

 http://www.vendeegl obe.org/fr

 jornalista favorito da radio do site da regata – Camille El Bèze

 redator favorito do site da regata – Jean-Yves Chauve

 Bons ventos amigos e amigas velejadoras


Fernando “Estrela d’Alva” Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...