Bill - After the keel has been inserted, the boat is turned upright and a Bowden cable used for lowering or lifting the keel is clipped to the tackle on the foredeck designed for that purpose.
Fernando - Surpresa agradável! Muito agradável! Esta é a primeira vez que vejo um veleiro de pequeno porte usando um bulbo de quilha. O primeiro não, o segundo. O primeiro que vi foi a “Estrela d’Alva” com um bulbo contruído por mim em ferro cimento e arte-finalizado pelo escultor Luiz Costa. Quando apareci com a “Estrela d’Alva” “lastrada” com esse bulbo de quilha de 45 quilos a galera se assustou aqui em Cabo Frio. Velejei de ida-e-volta com esse bulbo experimental pintado de laranja até Arraial do Cabo e o resultado em termos aerodinâmicos foi ótimo. Ou seja a Estrela velejou de forma bem mais estável e talvez tenha sido um pouco mais rápida. O conforto a bordo melhorou em todas as situações: embarcação ancorada, navegação a remo, navegação à vela. Mas enfrentei um problema sério. Um não, três.
- Primeiro, dificuldade para colocar e retirar o bulbo da posição.
- A trepidação do conjunto bolina-bulbo durante à navegação à vela.
- A elevação do bulbo para redução do calado.
Para explicar esses problemas teria de escrever muito. Farei isso só se alguém se interessar por esse assunto e me deixar um comentário pedindo mais detalhes.
Mas confesso que estou curioso pra ler os comentários que mestre Bill fará sobre o bulbo conversível quando estiver velejando com seu Sharpy durante o verão. Pena que mestre Bill não é meu vizinho. Se fosse iria visitá-lo todo dia pra saber tudo sobre esse curioso bulbo do Sharpy.
Amigo, o bulbo de quilha é um ítem opcional ou indispensável? na hra de construir o barco? Existe algum critério pra usa-lo?
ResponderExcluirAmigo, o bulbo de quilha com chumbo é um ítem opcional ou indispensável? na hra de construir o barco? Existe algum critério pra usa-lo?
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