- Boa noite prezado visitante!
- Sabe, por acaso qual o significado de "Voda na Marsu"?
- "Voda na Marsu" significa Água em Marte.
- Curioso pra saber em que língua?
- Tcheco.
- Sabe? Sempre simpatizei com a Tchecoslováquia, apesar da Tchecoslováquia
não possuir MAR. Coitada!
- Já notou como as pessoas na Tchecoslováquia são geralmente tristes?
- Deprimente a gente viver num país não banhado pela divina MAR.
- Enquanto isso, nós brasileiros temos o privilégio de viver num verdadeiro continente, com 8 000 km de MAR e viramos solenemente nossas costas
pra MAR, negligenciando a obra-prima da divindade.
pra MAR, negligenciando a obra-prima da divindade.
- Deus, com certeza irá castigar-nos por isso.
- Curioso pra ler o artigo "Voda na Marsu" da ótima Wikipédia,
em tcheco, amigo leitor?
- Vou copiá-lo pra você, e depois, testando o tradutor-robô-do-google, incluir sua versão para o português logo a seguir. Hummm... Que bicho será que vai dar? Minha amiga Barbara que morre de ir com essas esdrúxulas traduções do Google Translator. Eu já ia rindo desta aqui, mas em vez disso pensei um pensamento sério. Pensei que a Terra é o verdadeiro paraíso e o resto do sistema solar o verdadeiro inferno. E nós, meta-orangotangos-inconsequentes, pra não dizer imbecis, somos tão desmiolados que estamos destruindo o paraíso, na esperança de ir viver no inferno. Ha ha ha ha ha! Isso pra mim é mais engraçado que as traduções do Google Translator. Marte, o único planeta do universo inteiro, sobre o qual poderemos por nossos pés de cinco dedos, é um deserto fustigado por tornados de poeira, congelado dia e noite por temperaturas 50º C abaixo da média na Terra, sem ar, sem água e portanto sem nenhuma forma de vida. Mas nós continuamos destruindo o paraíso-Terra e sonhando em conquistar o inferno-Marte. O resto, Vênus, Mercúrio, Saturno, Netuno e Plutão e seus eventuais satélites nem pensar... O universo pra nós irmãos humanóides se resume ao paraíso-Terra e basta? Pra que mais? Se nossa vida pequenina, de 70 anos em média é insuficiente pra desgustarmos todas as maravilhas, todas as belezas, todas curiosidades da nossa generosa mãe Terra. Nossa única mãe verdadeira. Mercurio, Vênus, Marte, Saturno, Netuno e Plutão é tudo madrasta-de-conto-de-fadas-alemão, contado pelos irmãos Grimm. Presta não.
Voda na Marsu
Voda na Marsu je souhrnné označení veškeré vody, která se na planetě Mars nachází. Oproti Zemi však nemá Mars výskyt vody ve všech třech skupenstvích v množství obdobném pozemskému. Na povrchu neexistují rozsáhlé oblasti kapalné vody v podobě hydrosféry, ale voda je vázána převážně v kryosféře (ve formě permafrostu, polárních čepiček) jako led nebo malá část v atmosféře jako vodní pára.
Současné podmínky na povrchu Marsu neumožňují dlouhodobou existenci kapalné vody. Průměrné hodnoty tlaku a teploty jsou příliš nízké, což vede k tomu, že voda začíná okamžitě mrznout a následně sublimovat. Výzkum planety však naznačuje, že se na povrchu planety tekoucí voda v minulosti vyskytovala, tvořila souvislé vodní plochy a dnešní otázka spíše zní, kam se tato voda poděla.
O výskytu vody na povrchu či pod jeho povrchem existuje celá řada přímých i nepřímých důkazů jako v podobě říčních koryt, polárních oblastí, spektrometrických měření, erodovaných kráterů, či minerálů přímo spojených s existencí kapalné vody. Díky zásobám kapalné vody je pravděpodobné, že se značně zmenší potřebné zásoby pro budoucí kosmické mise k planetě.
Água em marte
Água em Marte é um nome comum de toda a água, que está localizado no planeta Marte.
Ao contrário da Terra, Marte não tem, todavia, a presença de água em todos os três estados da matéria num certo número de terrenos semelhantes.
Na superfície, há grandes áreas de água em estado líquido através da hidrosfera, mas a água é mais ligado na criosfera (sob a forma de permafrost, calotas polares), como gelo ou uma pequena porção da atmosfera como vapor de água.
Condições atuais de Marte não permitem a presença de longo prazo da água líquida. Os valores médios de pressão e temperatura são muito baixas, levando a água imediatamente começa a congelar e depois sublimar.
A presença de água na superfície ou abaixo da superfície há provas diretas e indiretas de muitos, tais como bacias hidrográficas, as regiões polares, as medições espectrométricas, crateras erodidas e minerais diretamente associada à existência de água líquida.
Com o fornecimento de água em estado líquido é susceptível de diminuir significativamente o abastecimento necessário para futuras missões espaciais ao planeta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.