Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

sábado, 4 de setembro de 2010

Cor de adriças e escotas - dica nº 2 da Bíblia da Vela


Os navegantes franceses, amigos, chamam "Le Cours de Glénans", um tijolaço de 1302 páginas, que eu tive o prazer de ler de ponta a ponta, de "Bíblia da Vela Francesa."
Decidi copiar alguns extratos desse precioso compêndio sobre navegação à vela e traduzí-lo pra vocês. Espero que lhes seja útil.

COR DAS ADRIÇAS E ESCOTAS
É imperioso escolher cores diferentes para as adriças e escotas a bordo de um veleiro. Com qual finalidade? Para que a tripulação possa identificar cada uma delas, sem possibilidade de confução, durante as manobras.

........................
"Il faut impérativement choisir des manoeuvres de couleurs différentes, afin de faciliter le repérage du parcours des cordages."

Lembro-me sem saudades do tempo em que todas as adriças e escotas da “Estrela d’Alva” tinham a mesma cor branca, até que apareceu um velejador experiente e me disse:
- Tá doido?! 
E aí? Gostou da dica amigo velejador? Esta aqui pode simplesmente salvar sua vida na MAR. Não esqueça de acender uma vela pela salvação da minha alva e outra pela salvação da alma da "Estrela d'Alva", viu? Porque essas rugas de espanto na testa? Achou estranho meu pedido?  Você só pode ser iniciante. Nunca ouviu falar que veleiros são pessoas e tem alma?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...