Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

sábado, 4 de setembro de 2010

"Deep Water" parte 2 - filme sobre a primeira regata de volta ao mundo em solitário


Acabei de rever esta segunda parte de "Deep Water" (2006) de Louise Osmond e Jerry Rothwell. Excente documentário!
*Adorei ver a rainha da Inglaterra condecorando Sir Francis Chichester com a espada que havia pertencido a Francis Drake.
*Sorri ouvindo o comentário da ex-mulher de mestre Moitessier:
"Eu não podia impedir Bernard de fazer o que ele mais desejava fazer. E depois se eu tivesse tentado, ele teria feito da mesma forma. Quem consegue impedir um andorinha de voar?" ( tradução livre de Fernando Costa)
*Fiquei muito decepcionado com o amadorismo de Donald Crowhurst. Comparem o Tabarly içando um balão com vento forte neste link interno com o Donald Crowhurst içando uma buja nesta segunda parte de Deep Water sob vento fraco. Ridículo!
* Pay attention! Não recomendo a ninguém quebrar uma garrafa de champagne, da maneira como vemos um amigo do Crowhurst fazer, na festinha de lançamento do seu fatídico trimarã. Alto risco de sofrer um enorme corte numa ou em ambas.
Olhando pro rosto sofrido do Simon Crowhurst pensei que mais triste deve ter sido sua vida, após o inconcebível e histórico fiasco protagonizado por seu pai, que o suicídio deste último. Morrer é doce, amigos, principalmente se for na MAR.

"É doce morrer no MAR, nas águas verdes do MAR. A noite que ele não veio foi, foi de tristeza pra mim. Saveiro voltou sozinho. Triste noite foi pra mim."
Dorival Caymmi

Duro é sobreviver sob o peso de uma herança tão  incômoda, pra não dizer vergonhosa. Eu, na situação dele, teria trocado de nome e sobrenome e nunca jamais comentário assunto tão desagradável. Mas como bem dizia minha avó Balbina, "cada homem é um mundo à parte em cada peito."

Bons ventos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...