Dica nº 17 - Controle o tempo que você leva para estudar cada tópico da matéria do exame para Capitão-Amador.
- Controle o tempo que você leva para ler cada capítulo, de cada livro da bibliografia recomendada.
- Se você for perfeccionista, controle o tempo de leitura de cada página dos
livros da referência que ler.
- Controle o tempo que você leva para realizar cada exame antigo.
- Qual a utilidade de todos esses controles?
- Avaliar seu nível de aprendizado.
- Quanto mais rápido você conseguir assimilar um conjunto de cinco páginas, de um determinado capítulo, de um certo livro, mais você terá evoluído.
- Este princípio funciona muito bem se você usar o sistema de rodízio que sugeri anteriormente.
- Veja abaixo, por exemplo, o tempo que levei para ler o capítulo de um dos livros da referência, no dia 23 de março de 2015, estudando para o último exame para Capitão Amador, realizado em 28 e abril de 2015.
- Os algarismos entre parenteses, em vermelho, representam a hora do início e do final da leitura de um conjunto de cinco páginas. Os algarismos em preto ou em branco, são os números das páginas lidas.
- Os pares de horas sublinhados em verde, significam que eu consegui ler um grupo de cinco páginas dentro do tempo ideal de dez minutos, dois minutos em média para ler cada página, segundo o meu critério pessoal de avaliação, é lógico.
- Só pra vocês terem uma ideia da minha evolução, na primeira semana de fevereiro de 2015, levei três dias pra realizar uma prova antiga e fui reprovado. Em fins de março, realizei três provas antigas num mesmo dia, ao longo de seis horas, fui aprovado em todas três, além de tirar boas notas.
- Se eu não estivesse controlando meu tempo de estudo não teria consciência deste fato.
- E estar ciente desse progresso aumentou minha autoconfiança, além de me ajudar a tirar várias outras conclusõe importantes.
- Por isso considero o controle do tempo fundamental durante o estudo.
- Controle o tempo que você leva para ler cada capítulo, de cada livro da bibliografia recomendada.
- Se você for perfeccionista, controle o tempo de leitura de cada página dos
livros da referência que ler.
- Controle o tempo que você leva para realizar cada exame antigo.
- Qual a utilidade de todos esses controles?
- Avaliar seu nível de aprendizado.
- Quanto mais rápido você conseguir assimilar um conjunto de cinco páginas, de um determinado capítulo, de um certo livro, mais você terá evoluído.
- Este princípio funciona muito bem se você usar o sistema de rodízio que sugeri anteriormente.
- Veja abaixo, por exemplo, o tempo que levei para ler o capítulo de um dos livros da referência, no dia 23 de março de 2015, estudando para o último exame para Capitão Amador, realizado em 28 e abril de 2015.
- Os algarismos entre parenteses, em vermelho, representam a hora do início e do final da leitura de um conjunto de cinco páginas. Os algarismos em preto ou em branco, são os números das páginas lidas.
- Os pares de horas sublinhados em verde, significam que eu consegui ler um grupo de cinco páginas dentro do tempo ideal de dez minutos, dois minutos em média para ler cada página, segundo o meu critério pessoal de avaliação, é lógico.
- Só pra vocês terem uma ideia da minha evolução, na primeira semana de fevereiro de 2015, levei três dias pra realizar uma prova antiga e fui reprovado. Em fins de março, realizei três provas antigas num mesmo dia, ao longo de seis horas, fui aprovado em todas três, além de tirar boas notas.
- Se eu não estivesse controlando meu tempo de estudo não teria consciência deste fato.
- E estar ciente desse progresso aumentou minha autoconfiança, além de me ajudar a tirar várias outras conclusõe importantes.
- Por isso considero o controle do tempo fundamental durante o estudo.
Fernando Costa
METEOROLOGIA E OCEANOGRAFIA
23/03/2015
SEGUNDA-FEIRA
1.5 - O assunto
Meteorologia e Oceanografia abordará os seguintes tópicos:
a) Elementos meteorológicos:
1) Pressão atmosférica;
2) Umidade relativa do ar;
3) Nebulosidade e nevoeiro;
4) Circulação do ar; e
5) Frentes frias, quentes, oclusas e
estacionárias.
b) Interpretação de boletins, cartas
sinóticas e imagens de satélites
meteorológicos.
1) Análise do estado do tempo relacionado
aos centros de alta e baixa pressão
atmosférica e frentes constantes dos
boletins meteorológicos;
2) Interpretação dos avisos de mau tempo;
3) Interpretação da configuração isobárica
das cartas sinóticas;
4) Interpretação dos elementos
meteorológicos apresentados na carta sinótica de pressão à superfície (direção
e intensidade do vento, cobertura do céu,
tempo presente), linhas de instabilidade e
evolução das frentes); e
5) Identificação dos elementos
meteorológicos apresentados nas imagens de
satélites meteorológicos.
c) Interação Oceano-Atmosfera
1) Ondas e marulhos;
2) Características das correntes costeiras
e oceânicas;
3) Principais correntes oceânicas; e
4) Estado do mar (Escala Beaufort).
d) Cartas Piloto e Marés
1) Identificação da representação gráfica
dos elementos meteorológicos e
oceanográficos apresentados nas cartas
piloto;
2) Identificação dos parâmetros das marés
de sizígia e quadratura; e
3) Interpretação das cartas de correntes de
marés.
>>>>>>>>>>>>>>>
(11:02 - 11:08) - 023 – 024 – 025
(11:09 - 11:27) - 026 – 027 – 028
– 029 – 030
(11:28 - 11:38) - 031 – 032 – 033 – 034 – 035
(11:40 - 11:47)
- 036 – 037 – 038 – 039 – 040
(11:48 – 12:00)
- 041 – 042 – 043 – 044
– 045
(12:01 - 12:19) - 046
– 047 – 048 – 049 – 050
(12:21 - 12:34) - 051 – 052 – 053 – 054 –
055
(12:35
- 12:52) - 056 – 057 – 058 – 059 – 060
(12:53 - 13:21) - 061
– 062 – 063 – 064 – 065
(13:22 - 13:39) - 066 – 067 – 068 – 069 –
070
(13:40
- 13:53) - 071 – 072 – 073 – 074 – 075
(13:54 - 14:04) - 076
– 077 – 078 – 079 – 080
(14:05 - 14:21) - 081 – 082 – 083 – 084 –
085
(14:22
- 14:34) – 086 – 087 – 088 – 089 – 090
(14:35 - 14:50)
- 091 – 092 – 093 – 094 – 095
(14:51 - 15:01) – 096 – 097 – 098 – 099 – 100
(15:02 - 15:08)
- 101 – 102 –
103 – 104 – 105
(15:09 - 15:13) – 106 – 107 – 108
– 109 – 110
15:14 - 15:15)
- 111 – 112 –
113 – 114 – 115
(15:16 - 15:21) – 116 – 117 – 118
– 119 – 120
15:22 - 15:36)
- 121 – 122 –
123 – 124 – 125
(15:38 - 15:41) – 126
Total
de 105 páginas
Leia uma explicação para esta série de posts clicando aqui.
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