Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Bernard Maïakovski Stamm, o Nazareno - Diário da Vendée Globe - 54º dia - 03/01/2013







Short Cuts

1 – O caso Stamm continua a apaixonar gauleses, anglo-saxões, gregos, troianos e brasileiros. A maioria dos super-velejadores-pseudo-solitários-da-planetária-Vendée-Globe apoia Bernard. A maioria dos internautas apoia Bernard. Eu, que já admirava muito mestre Bernard, passei a admira-lo dez vezes agora. Porque? Porque o sincero, o gentil, o honesto Bernard atingido na cabeça pelo duro golpe da desclassificação, reagiu da forma mais sutil desse mundo. Reagiu como? Reagiu como o eucalipto que perfuma a lâmina do machado que o derruba. Mas reagiu como no sentido literal? Publicou a bela foto acima, acompanhada dos seguintes versos brancos abaixo, traduzidos livremente por mim. Versos brancos não, perdão, versos duplamente livres. Livres no original e na tradução.

" Que tal um pouco de beleza para temperar essa atmosfera pesada?
Vejam esta nuvem iluminada pelo sol da aurora.
O Nevoeiro dissipou-se em fim.
Ele acompanhava-me desde a Nova Zelândia.
Que delícia."

Bernard Stamm

Lembrou-me um grande poeta russo, ele que foi eliminado da regata por um bem intencionado marujo russo. Qual deles?
Maïakovski. Conhecem?
Maïakovski, aquele mesmo que escreveu isto aqui:

"Cá estou eu onde mora a dor
A cada lágrima que cai sobre minha cruz
Eu me crucifico de novo."

Maïakovski






2 – Jean-Pierre Dick dobrou o cabo Horn sob condições de vento e MAR, das mais difíceis. Ondas imensas. MAR cruzada. Nevoeiro. Ventos fortes de proa, mais a ameaça de invisíveis icebergs. Só espero que seu bólido alado não tenha sofrido a ponto de comprometer sua infinita escalada da costa sul-americana, que já se desdobra diante da proa do seu bólido alado.




3 – Alex Thomson que vem realizando uma bela regata, apesar dos grandes problemas técnicos que enfrenta, racionamento de energia em função de hidrogeradores claudicantes, dobrará o Cabo Horn amanhã de manhã em quarto lugar, com grandes chances de conquistar um lugar sobre o pódio, que até o momento é exclusivamente francês. Basta pra isso ultrapassar um dos três primeiros. O que não está fora de cogitação.





E mais uma vez cederei a palavra aos super-marujos-pseudo solitários da Vendée Globe. Desta vez somente aos três mosqueteiros que apoiaram Bernard Stamm da forma mais ostensiva, mais efusiva, mais eloquente. Estamos falando de Jean-Pierre-Dick, Jean Le Cam e Javier Sansó. Leiam, mas leiam com atenção, que a tradução foi feita pelo robô Google Translate, que se não falha na ortografia, peca feio na semântica. LoL !



 "Estou enrolado como um relógio sobre esta história. Para mim, Bernard atuou em bom marinheiro, ele fez de tudo para salvar seu barco e penaliza! Para lhe dar uma imagem, é como se um homem se encontra à beira do precipício, ele pode cair, há alguém que estende a mão e ele deve responder: "Bem, não, porque regulamento é, então você não me dar a mão ", e ele cai do penhasco!
Faz-me desespero. Se o que aconteceu com Bernard não é um caso de força maior, então eu não sei o que é. Enviei um e-mail para o júri, esta manhã, porque não podemos tomar decisões como essa.
É importante perceber que, no futuro, não pode mais fornecer apoio em caso de perigo imediato, o medo de ser desqualificado. Devemos deixar os nossos barcos vão caixa? "

Jean Le Cam





"A decisão do júri me parece totalmente desproporcional Stamm tenha cometido uma infração das regras, eu posso entender que ser penalizado por isso, mas não nesta escala. Desqualificação é muito forte aqui. Incrível! Existe um caso de força maior, Bernard atuou em bom marinheiro para salvar seu barco. Nossos projetos exigem um envolvimento significativo, o trabalho duro das equipes marinhos e patrocinadores. Lutas diárias contra Bernard elementos, quebra de equipamentos. Parece-me que há mais do que apenas correr com uma penalidade. Quero que o júri a reconsiderar a sua decisão. "

Jean-Pierre Dick


"Hola Bernard. Acabei de receber um e-mail dizendo que você foi desclassificado da Vendée Globe. Eu realmente sinto muito por saber que após a corrida fabulosa que você estava fazendo. Eu li as declarações e eu teria feito a mesma coisa que você tentar salvar o meu barco.
Você deve estar muito decepcionado e não estou de acordo com a comissão, porque em situações extremas, devemos ser capazes de ajudar. As seguradoras podem se sentir feliz que você ais sido ajudado.
Você fez a escolha certa.
Boa sorte e até breve!"

Javier Sansó








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...