Short Cuts
1 – François Gabart, o mais jovem dentre os treze super-marujos-solitários, que ainda disputam a atual edição da planetária Vendée Globe abriu 100 milhas do seu eterno rival, dublê de companheiro de aventuras Armel, o que não quer dizer nada, porque 100 milhas diante das 5.000 a percorrer antes de chegar de volta a Sables d'Olonne são desprezíveis.
2 – Os homens estão exaustos, exangues, super cansados, amigos, e os veleiros idem. Após o rompimento do estai de proa do open 60 azul-da-cor-da-MAR do Jean-Pierre Dick, ocorrido ontem, hoje foi a vez da adriça da genoa, do vermelho-e-branco "Initiatives Coeur", do campeão mundial de simpatia Tanguy de Lamotte, arrebentar. O coitado lutou por duas horas pra conseguir recolher a vela, que foi pra dentro d'água (vide o excelente vídeo que ele gravou a respeito no site oficial da regata ou neste mesmo blog um pouco mais tarde), como consequência da desordem que rolou a bordo, a vela grande acabou
rasgando.
rasgando.
3 – Bernard "Cristo" Stamm será socorrido em plena MAR pelo velejador espanhol Unai Basurko, que participou da sexta edição da Vendée Globe. A confirmar, que a situção do velejador suíço é das mais delicadas e a julgar pelo seu rumo, nem dobrar o cabo Horn ele vai. Pena. :(
Boa tarde amigas e amigos leitores
Que tal falarmos, a partir de hoje das novas lições apreendidas na atual edição da incrível, fantástica, extraordinária Vendée Globe, que já entrou na sua quarta e última etapa, a subida do Atlântico? E porque não comentarmos também as antigas lições, já que lições são sempre bem vindas, pra quem considera, como eu, o aprendizado como a aventura-mor desta vida, desde que a gente não esteja sentado numa maldita sala de aula, copiando baboseiras do famigerado quadro negro? Sim, sim, pra mim tudo que se copia do quadro negro sentado numa sala de aula é baboseira. Porque? Porque não serve pra nada. É inútil, é inócuo, é inconsequente. Porque? Porque é muito chato. Pior, é I-N-S-U-P-O-R-T-Á-V-E-L ! O texto pode ser até importante e bem escrito, o que é raro, mas o método estraga o conteúdo e por fim a gente acaba esquecendo tudo, absolutamente tudo, que pensa que aprendeu. Bom lugar pra se aprender é o convés de um veleiro navegando em alta MAR ou na falta deste, o super website da Vendée Globe. Esse sim, esse é um tremendo estabelecimento de ensino, onde você encontra os mais divertidos "brinquedos-anti-didáticos", a qualquer hora do dia e da noite. Os meus favoritos são os resumos semanais em forma de vídeo, as vacation radio e as fotos enviadas pelos super-marujos-solitários. Gosto mais das fotos que dos vídeos e você amigo leitor? A cartografia também é muito interessante e alguns textos idem. Também gosto e muito, de ler os comentários dos internautas, apesar da imensa poluição produzida pelos gaiatos de plantão. Razão tinha mestre Pareto quando disse "trivial many, vital few". Mas vamos à lição do dia, que não posso escrever muito neste oceânico blog. Porque não posso escrever muito? Porque brasileiro adora ver telenovela, arrrghh! esse xarope grosso, mas detesta ler. Felizmente a lição de hoje é curta e fundamental. É nova e ao mesmo tempo velha. É portanto eterna e pode ser resumida numa simples e breve oração.
"Melhor prevenir, que remediar."
Que coisa linda esta frase, não amigos?
Se todos nós a colocássemos em prática, do primeiro ao último dia de nossas curtas vidas, nosso prazer seria elevado à décima potência e nossas penas tenderiam a zero.
Problema é que prevenir é melhor, mas nem sempre óbvio, notável, evidente.
Como, digam-me como o cascudo Jean-Pierre Dick, que encontra-se em terceiro lugar na regata, e viveu um dia de cão ontem, poderia ter prevenido a quebra da "super-manilha" que aguentava o stai de proa do seu bólido alado? That is the question? Como policiar a fadiga dos materiais a ponto de sermos capazes de tomar a seguinte decisão? Vamos trocar essa manilha agora, porque ela vai quebrar depois de amanhã? Que prevenir é melhor que remediar todos nós estamos carecas de saber. Problema é como prevenir? Vou mais adiante não. Lição pra ser boa precisa ser breve e terminar com ponto de interrogação e não ponto final. Fiquem com esta pergunta de presente. Como prevenir a quebra de uma peça fundamental a bordo de nossos veleiros? Vou repetir. Como prevenir a quebra de uma peça fundamental a bordo de nossos veleiros? Terceira e última vez. Como prevenir a quebra de uma peça fundamental a bordo de nossos veleiros? Alguém sabe?
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