Vincent Riou salvou Jean Le Cam das águas geladas do Pacífico Sul, nas imediações do Cabo Horn, há exatos quatro anos atrás.
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1 – Bernard "Cristo" Stamm, que ainda não teve sua desqualificação reavaliada pelo juri internacional da Vendée Globe está praticamente fora da regata, por culpa do acidente que sofreu ontem, quando o choque do seu open 60 contra um OFNI - objeto flutuante não identificado, arrancou um dos seus hidrogeradores e danificou o segundo. Atualmente ele aproxima-se do famigerado cabo Horn, na esteira do seu compatriota Dominique Wavre, com energia suficiente apenas para o funcionamento do piloto automático do seu open 60 "Chéminées Poujoulat". Segundo sua equipe em terra ele deverá buscar um porto, provavelmente Ushuaia, para reabastecimento de
água e combustível.
água e combustível.
2 – Jean-Pierre Dick, ainda em terceiro lugar, viveu hoje um dia de cão no Atlântico Sul, após o rompimento do estai de proa do seu bólido alado, o que lhe custou a perda de mais de 200 milhas para a dupla dinâmica Armel Le Cléac'h & François Gabart, que disputam a liderança da prova há mais de 30 dias. Sim, perdeu 200 milhas, mas poderia ter perdido o precioso mastro do seu belo veleiro azul. 200 milhas dá pra se recuperar, já um mastro... Um mastro perdido significa regata perdida e dependendo das condições de MAR e vento, pode significar naufrágio. Dos males o menor, Jean-Pierre Dick deu sorte dessa vez e só perdeu só 200 milhas náuticas. Outro detalhe importante... Jean-Pierre Dick escalou o mastro de dez andares do seu veleiro, nada menos que cinco vezes ao longo da regata, imaginem se o estai de proa tivesse arrebentado com ele bem no tope do mastro. Quero nem pensar...
3 – Jean "Moisés" Le Cam passou hoje pelo mesmo ponto a SW do cabo Horn, onde há exatos 4 anos atrás sofreu um acidente que poderia ter sido fatal, quando capotou com seu open 60 e foi salvo das águas geladas do oceano austral por Vincent Riou, que infelizmente foi obrigado a abandonar a atual edição da regata ainda no Atlântico, há mais de um mês atrás, lembram-se? Pois Jean Le Cam jamais se esquecerá do fatídico 58º dia da edição 2008/9 da Vendée Globe, quando a morte tangenciou sua preciosa vida, nem da providencial ajuda do seu salvador Vincent Riou.
Bem, amigos, eu que já cedi várias vezes minha pequenina tribuna virtual a vários outros autores nos últimos dias, farei isso mais uma vez, talvez a última, neste post. Melhor dizer penúltima, porque última, todos sabem, é a da morte. :) Desta feita, transcreverei aqui a matéria em que a jornalista Camille El Beze, cujos ótimos textos quase sempre me agradam, disserta sobre o tópico acima. O providencial salvamento de Jean Le Cam, por Vincent Riou, acontecido há 4 exatos anos atrás, durante a sexta edição da Vendée Globe. Leiam, mas leiam com atenção que a tradução de "Mister Google Translate" ainda é pouco confiável, apesar de bem intencionada.
Flashbacks ruins
4 anos atrás, no dia 58 de corrida foi marcada por um final dramático feliz. 06 de janeiro de 2h40, materiais de VM, a 60 pés de Jean Le Cam perdeu seu bulbo e virou 200 milhas do Cabo Horn, não muito longe da posição atual do SynerCiel.
Ele teve que esperar horas intermináveis antes de qualquer sinal de vida de João pacientemente em trajes de sobrevivência dentro de seu barco virado. No h 03:21, Vincent Riou (que tinha sido sequestrado simultaneamente Armel Le Cléac'h) chegou à área e conseguiu entrar em contato com John. Para responder a chamadas para a voz de Vincent, Jean conseguiu escapar uma pequena casa em um barco através do casco.
Às 19:00, enquanto que a ajuda estava a caminho, ele decidiu deixar o barco sozinho. Uma expedição à água, frio (5 graus) com parcialmente invadido o compartimento traseiro de materiais VM cuja saída escotilha foi submerso. Jean mergulhou a frio na parte do meio do seu peso no equipamento de água, em seguida, devolvidos ao ar e agarrou-se a um dos seus lemes. Ele, então, levou quatro tentativas antes de Vicente consegue recuperar a bordo do laranja monocasco.
Na operação, estabilizadores PRB quebrou e Vincent teve que abandonar a corrida depois de passar o Horn ... duas vezes (que será posteriormente reclassificados).
João tinha um pensamento para esse final feliz acidente, "uma história de homens, marinheiros e um momento importante" (veja um vídeo).
É hoje à noite a 175 milhas do Cabo passagem Chifre esperado amanhã de manhã.
Camille El Beze
Leiam o original em francês AQUI
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