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segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Foi Vincent quem salvou Jean, há 4 anos atrás - Diário da Vendée Globe - 58º dia - 07/01/2013




Vincent Riou salvou Jean Le Cam das águas geladas do Pacífico Sul, nas imediações do Cabo Horn, há exatos quatro anos atrás. 





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1 – Bernard "Cristo" Stamm, que ainda não teve sua desqualificação reavaliada pelo juri internacional da Vendée Globe está praticamente fora da regata, por culpa do acidente que sofreu ontem, quando o choque do seu open 60 contra um OFNI - objeto flutuante não identificado, arrancou um dos seus hidrogeradores e danificou o segundo. Atualmente ele aproxima-se do famigerado cabo Horn, na esteira do seu compatriota Dominique Wavre, com energia suficiente apenas para o funcionamento do piloto automático do seu open 60 "Chéminées Poujoulat". Segundo sua equipe em terra ele deverá buscar um porto, provavelmente Ushuaia, para reabastecimento de
água e combustível.






2 – Jean-Pierre Dick, ainda em terceiro lugar, viveu hoje um dia de cão no Atlântico Sul, após o rompimento do estai de proa do seu bólido alado, o que lhe custou a perda de mais de 200 milhas para a dupla dinâmica Armel Le Cléac'h & François Gabart, que disputam a liderança da prova há mais de 30 dias. Sim, perdeu 200 milhas, mas poderia ter perdido o precioso mastro do seu belo veleiro azul. 200 milhas dá pra se recuperar, já um mastro... Um mastro perdido significa regata perdida e dependendo das condições de MAR e vento, pode significar naufrágio. Dos males o menor, Jean-Pierre Dick deu sorte dessa vez e só perdeu só 200 milhas náuticas. Outro detalhe importante... Jean-Pierre Dick escalou o mastro de dez andares do seu veleiro, nada menos que cinco vezes ao longo da regata, imaginem se o estai de proa tivesse arrebentado com ele bem no tope do mastro. Quero nem pensar...




3 – Jean "Moisés" Le Cam passou hoje pelo mesmo ponto a SW do cabo Horn, onde há exatos 4 anos atrás sofreu um acidente que poderia ter sido fatal, quando capotou com seu open 60 e foi salvo das águas geladas do oceano austral por Vincent Riou, que infelizmente foi obrigado a abandonar a atual edição da regata ainda no Atlântico, há mais de um mês atrás, lembram-se? Pois Jean Le Cam jamais se esquecerá do fatídico 58º dia da edição 2008/9 da Vendée Globe, quando a morte tangenciou sua preciosa vida, nem da providencial ajuda do seu salvador Vincent Riou.




Bem, amigos, eu que já cedi várias vezes minha pequenina tribuna virtual a vários outros autores nos últimos dias, farei isso mais uma vez, talvez a última, neste post. Melhor dizer penúltima, porque última, todos sabem, é a da morte. :) Desta feita, transcreverei aqui a matéria em que a jornalista Camille El Beze, cujos ótimos textos quase sempre me agradam, disserta sobre o tópico acima. O providencial salvamento de Jean Le Cam, por Vincent Riou, acontecido há 4 exatos anos atrás, durante a sexta edição da Vendée Globe. Leiam, mas leiam com atenção que a tradução de "Mister Google Translate" ainda é pouco confiável, apesar de bem intencionada.



Flashbacks ruins

4 anos atrás, no dia 58 de corrida foi marcada por um final dramático feliz. 06 de janeiro de 2h40, materiais de VM, a 60 pés de Jean Le Cam perdeu seu bulbo e virou 200 milhas do Cabo Horn, não muito longe da posição atual do SynerCiel.
Ele teve que esperar horas intermináveis ​​antes de qualquer sinal de vida de João pacientemente em trajes de sobrevivência dentro de seu barco virado. No h 03:21, Vincent Riou (que tinha sido sequestrado simultaneamente Armel Le Cléac'h) chegou à área e conseguiu entrar em contato com John. Para responder a chamadas para a voz de Vincent, Jean conseguiu escapar uma pequena casa em um barco através do casco.
Às 19:00, enquanto que a ajuda estava a caminho, ele decidiu deixar o barco sozinho. Uma expedição à água, frio (5 graus) com parcialmente invadido o compartimento traseiro de materiais VM cuja saída escotilha foi submerso. Jean mergulhou a frio na parte do meio do seu peso no equipamento de água, em seguida, devolvidos ao ar e agarrou-se a um dos seus lemes. Ele, então, levou quatro tentativas antes de Vicente consegue recuperar a bordo do laranja monocasco.

Na operação, estabilizadores PRB quebrou e Vincent teve que abandonar a corrida depois de passar o Horn ... duas vezes (que será posteriormente reclassificados).

João tinha um pensamento para esse final feliz acidente, "uma história de homens, marinheiros e um momento importante" (veja um vídeo).

É hoje à noite a 175 milhas do Cabo passagem Chifre esperado amanhã de manhã.


Camille El Beze

Leiam o original em francês AQUI






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