Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

domingo, 2 de dezembro de 2012

"Quem tudo quer tudo perde." - Diário da Vendée Globe - 22º dia - 02/12/2012




Jean-Pierre-Dick, o super-marujo-voador que detém atualmente os dois recordes de singradura durante 24 horas, a bordo de um monocasco de 60 pés da classe IMOCA, em dupla e em solitário - Les Sables d'Olonne - novembro de 2012 - foto de Fernando Costa



Armel Le Cléac'h jogou tudo a leste e perdeu, amigos. Jean-Pierre Dick jogou tudo a oeste e ganhou. Armel poderia ter ganho muito, talvez tudo, se tivesse jogado a oeste junto com todos os seus concorrentes. Jogo perigoso fez o Armel. Jogar sozinho numa opção diferente e arriscada estando na liderança. 



Penso que quem está na ponta não precisa se arriscar tanto. E vocês? Eu na pele fina do Armel, teria jogado a oeste, junto "com todo mundo". Se fosse a má opção eu continuaria na liderança e guardaria distancia dos demais. Se fosse a boa, além de bater o recorde de singradura, como quatro de seus adversários fizeram, continuaria na liderança com

minha imensa vantagem garantida e talvez aumentada.  


Armel quis ganhar demais e acabou perdendo tudo. Perdeu a liderança, perdeu toda a vantagem acumulada, durante 15 dias de regata e perdeu a chance de bater o recorde de singradura. Mas algo pior pode ter acontecido. Ele pode ter forçado demais seu bólido alado, orçando em MAR cruzada. Também pode ter dispendido altas doses de energia física e mental tentando desesperadamente manter a liderança, que acabou por fim perdendo. Conclusão. Armel jogou desnecessariamente tudo e perdeu tudo.
Com certeza ele não ouviu minha sábia avó Balbina dizer que "quem tudo quer tudo perde." P. S.: Escrevi isto ontem (2/12/2012). Hoje o Armel recuperou a liderança e bateu o recorde de singradura entre Sables d'Olonne e o cabo da Boa Esperança. Tiro meu chapelão de palha pra você mestre Armel, mas de que qualquer forma preste atenção ao que diz minha sábia avó Balbina, que foi a primeira pessoa a me incentivar a criar este oceânico blog.






CURIOSIDADE 1 – O record de singradura Les Sables d'Olonne - Cabo da Boa Esperança está prestes a cair

Não sei se o amigo leitor, que gosta de velocidade a bordo de um veleiro na MAR, está ligado, mas durante as próximas 24 horas o recorde de tempo percorrido entre Les Sables d'Olonne e o Cabo da Boa Esperança, de 24 dias, 2 horas e 18 minutos que pertence a Vincent Riou, poderá ser batido por um dos seguintes super-marujos que disputam a atual edição da Vendée Globe:


1 - François Gabart

2 - Jean-Pierre Dick
3 - Armel Le Cléac'h
4 - Alex Thomson
5 - Bernard Stamm

E aí vai apostar em quem? :)







CURIOSIDADE 2 – Vocês sabiam amigos leitores...

que durante a primeira regata de volta ao mundo à vela, em solitário, sem escalas, sem assistência e passando pelos três terríveis cabos Boa Esperança, Leewin e Horn, o líder daquela incrível prova de coragem, já de volta ao Atlântico, após ter percorrido mais de 20.000 milhas náuticas e com a vitória praticamente garantida, abandonou a regata por razões filosóficas e continuou navegando rumo ao Pacífico? Vamos ver se vocês sabem de quem estou falando.


a - Migel Tetley

b - Titouan Lamazou
c - Michel Desjoyeaux
d - Alain Colas
e - Bernard Moitessier
f - Sir Robin-Knox Johnston




CURIOSIDADE 3 - Há quatro anos atrás...

Não sei se vocês ainda se lembram, mas, há quatro anos atrás, eu escrevi o seguinte na 22ª página do meu diário do "Everest dos Mares":



"O "peixe-grande" Sébastien "BT" Josse prossegue firme na ponta e já mergulhou de cabeça nos terríveis "quaranta bramadores", de mestre Vito Dumas. Atenção, muita atenção, senhoras e senhores, que é a partir de agora que as grandes emoções vão começar. Só espero que todos os 25 heróicos marujos e marujas, que se aventurarem nesta gigantesca montanha russa, feita de água salgada, sobrevivam, por mais doce que seja morrer em plena MAR. "





2 comentários:

  1. O velejador mór de todos os tempos de quem você está perguntando é Bernard de Montessier, e isso eu aprendi aqui no seu enciclopédico blog.

    Abraço grave.

    PS. Champagne, no seu original e único, é bom?

    ResponderExcluir
  2. Prazer em revê-lo amigo Rico. Velejando muito por velejar? Sim, tem razão, estamos falando de Bernard Moitessier, mestre e guru de todo velejador solitário. Sim, sim, delicioso o champagne de Champagne. Como seria um abraço agudo, amigo Rico? Bons ventos ! Zero graus aqui em Sables d'Olonne. Fácil pra mim não... :)

    ResponderExcluir

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...