79º dia
Vendée Globe
bufê de curiosidades
Emaranhado na imensa teia do anticiclone dos Açores, Roland "Bilou" Jourdain foi um dos mais lentos da flotilha da Vendée Globe durante as últimas 24 horas. Enquanto isso o assombroso professor Michel Desjoyeaux continua disparado na frente, a menos de 1 500 milhas náuticas da inédita glória de vencer pela
segunda vez a mais bela e penosa das regatas, que no final das contas de regata só tem o nome, pois que constitui, isto sim, a mais emocionante das aventuras humanas.
Muito bom dia amigas e amigos velejadores!
Nesta manhã de quarta-feira de verão, sem grandes novidades para contar-lhes sobre a Vendée Globe, cujo pódio está teoricamente definido, fiz uma pesquisa nos arquivos do excelente site da regata e preparei um bufê de curiosidades pra vocês se nutrirem. Servidos? Atenção que eu misturei duas asserções falsas a oito verdadeiras.
Diga-me amiga leitora.
1 – Você se lembrava que Michel Desjoyeaux, o atual líder da Vendée Globe e seu provável e primeiro bi-campeão, sofreu um jibe chinês, pouco antes do início da regata, às 13 h 02 do dia 9/11/2008, o que dificultou sua largada? Você se lembrava?
2 – Você se lembrava que três horas após o início da Vendée Globe o pódio da regata era:
1º lugar - Sébastien Josse ( que já abandonou )
2º lugar - Marc Guillemot ( que se encontra em 5º lugar )
3º lugar - Jean Pierre Dick ( que já abandonou )
Você se lembrava?
3 – Você se lembrava que o primeiro Open 60 a largar as amarras do cais e ser rebocado para fora do canal de Sables d’Olonne, no dia da partida da Vendée Globe ( 9/11/2008 ) foi o “Aviva” da velejadora britânica Dee Cafari e que o último foi o “Foncia” de Michel Desjoyeaux? Você se lembrava?
4 – Você se lembrava que apenas duas horas após o início da regata, o velejador suíço Dominique Vavre, regressou ao porto de origem, para conserto do seu Open 60 “Temenos II”, com problemas elétricos que impossibilitavam a recarga de suas baterias? Você se lembrava?
5 – Você se lembrava que no dia 17 de outubro, o belo e todo negro Open 60 número 99, “Hugo Boss” de Alex Thomson abalroou um pesqueiro a caminho de Sables d’Olonne, acidente que lhe quebrou o mastro e produziu um rombo de três metros no costado, a 22 dois do início da regata? Você se lembrava?
6 – Você se lembrava que Michel Desjoyeaux, decidiu passar as últimas três semanas antes da partida para a Vendée Globe em Sables d’Olonne, acompanhando de perto os últimos preparativos do seu Open 60? Você se lembrava?
7 – Você se lembrava que o Open 60 “Barhain Pindar Team” do velejador inglês Brian Thomson, projetado pelo arquiteto argentino Juan Kouyoumdjian, é mais largo e possui um mastro 3 metros mais alto, que o dos demais veleiros que participam da regata, o que lhe confere uma super-potência? Você se lembrava?
8 – Você se lembrava que o Open 60 ”Aquarelle.com” de Yannick Bestaven, que perdeu o mastro no segundo dia da regata, era equipado com hidrogeradores capazes de produzir toda a energia necessária a bordo, dispensando o uso do famigerado motor movido a combustível fóssil? Você se lembrava?
9 – Você se lembrava que a equipe técnica do “Foncia” de Michel Desjoyeaux é a maior de todas e conta com nada menos que 23 componentes? Você se lembrava?
10 – Você se lembrava que uma terceira mulher poderia ter participado desta Vendée Globe. A simpática Lianne Liardet que infelizmente não conseguiu patrocínio, apesar de ter sido a 11ª colocada na edição anterior da regata? Você se lembrava?
As afirmativas falsas são as de nº 3 e 9, cujas versões corretas são:
3 – Você se lembrava que o primeiro Open 60 a largar as amarras do cais e ser rebocado para fora do canal de Sables d’Olonne, no dia da partida da Vendée Globe ( 9/11/2008 ) foi o “Aviva” da velejadora britânica Dee Cafari e que o último foi o “Veolia Environnement” de Roland Jourdain? Você se lembrava?
9 – Você se lembrava que a equipe técnica do “Foncia” de Michel Desjoyeaux é a maior do que todas as outras e conta com nada menos que 13 componentes? Você se lembrava?
Se você se lembrava de tudo isso, parabéns, amiga leitora, você possui uma excelente memória e está super bem informada sobre a
Vendée Globe.
Bons Ventos amigos e amigas velejadoras e até amanhã se deus quiser
Fernando “Estrela d’Alva” Costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.