Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Canção da Partida - canção - post reciclado



Minha jangada vai sair pro mar
Vou trabalhar, meu bem-querer
Se Deus quiser, quando eu voltar do mar
Um peixe bom eu vou trazer
Meus companheiros também vão voltar
E a Deus do céu vamos agradecer A ESTRELA D'ALVA me acompanha
Iluminando o meu caminho
Eu sei que nunca estou sozinho
Pois tem alguém que está pensando em mim

Dorival Caymmi



Você sabia que a Estrela d’Alva não é na realidade uma estrela, mas um planeta? Você sabia que o nome desse planeta é Vênus? Você sabia que Vênus é a deusa do Amor na mitologia grega? Você sabia que a Estrela d’Alva é o terceiro astro mais brilhante no céu da Terra após o Sol e a Lua? Você sabia que o símbolo astronômico da Estrela d’Alva ou planeta Vênus é exatamente o mesmo utilizado em biologia para designar o sexo feminino, um círculo com uma cruz virada para baixo?
Você sabia que um dia em Vênus dura mais que um ano? E agora o mais importante: Você sabia que um veleirinho muito parecido com a “Estrela d’Alva”, chamado “Vaurien”, que foi fabricado aos milhares a partir da década de 50 do século passado, mudou para melhor a história da vela na França. Atualmente 75% dos veleiros navegando pelo mundo são franceses, contra 0.001% de brasileiros. Estatíscas a confirmar. Se você me “jurar” que já sabia de tudo isso, parabéns, seu prêmio será um passeio em volta da ilha dos Papagaios, a bordo da canoa alada “Estrela d’Alva”. Precisa ter coragem, viu? Que a "Estrela d'Alva" apesar de indômita é instável e eu costumo velejar com ela à la Tabarly, ou seja com tudo em cima.

Fernando Costa

Newsletter n° 7 de 3 de abril de 2008 - projeto "Estrela d'Alva"

2 comentários:

  1. Gostaria de ter a letra completa da "Suíte dos pescadores", de Dorival Caymmi, que é composta por várias músicas diferentes, inclusive com ritmos e andamentos diferentes.

    ResponderExcluir
  2. Andei pesquisando a "Suite dos Pescadores" Anônimo, inclusive no site oficial do Dorival Caymmi e por enquanto só entrei esta composição aqui.

    Suite Dos Pescadores

    Dorival Caymmi

    Meu irmão Caimmy eu gostaria,
    De ouvir a sua poesia,
    E nos contar sobre a canção do pescador...
    Vamos navegar no mesmo mar de nostalgia...
    E lembrar o dia...
    De uma pescaria... em salvador...

    Minha jangada vai sair pro mar, |
    Vou trabalhar, meu bem querer, |
    Se Deus quiser quando eu voltar, |
    Do mar, | 3 x (sendo a ultima só com o Dorival Caymmi.
    um peixe bom, eu vou trazer... |
    Meus companheirs também vão voltar, |
    E a Deus do céu vamos agradecer ! |

    Adeus, Adeus... |
    Pescador não esqueças de mim! |
    Vou rezar pra ter bom tempo, |
    Meu nego, | 2 x
    Pra não ter tempo ruim... |
    Vou fazer sua caminha macia... |
    Perfumada de alecrim... |

    Pedro! Pedro! Pedro!
    Chico! Chico! Chico!
    Nino! Nino! Nino!
    Zeca! Zeca! Zeca!
    Cade voces, homens de Deus?

    Eu bem que disse a José!
    Não vá José ! não vá José!
    Meu Deus!

    Com tempo desses não se sai! |
    Quem vai pro mar, quem vai pro mar, | 2 x
    Não vém! |

    Pedro! Pedro! Pedro...
    Chico! Chico! Chico...
    Nino! Nino! Nino...
    Zeca! Zeca! Zeca...

    É tão triste ver...
    Partir alguem...
    Que a gente quer...
    Com tanto amor...
    E suportar...
    A agonia...
    De esperar voltar...

    Viver olhando o céu e o mar...
    A incerteza a torturar... a gente fica só...
    Tão sóa gente fica só...
    Tão só...
    É triste esperar...

    Uma incelênça... |
    Entrou no paraiso... | 2x

    Adeus! irmão Adeus!
    Até o dia de Juizo!

    Adeus! irmão Adeus!
    Até o dia de Juizo...


    Minha jangada vai sair pro mar, |
    Vou trabalhar, meu bem querer, |
    Se Deus quiser quando eu voltar, |
    Do mar, | 4 x (sendo a 3ª só com o Dorival Caymmi.
    Um peixe bom, eu vou trazer... |
    Meus companheirs também vão voltar |
    E a Deus do céu vamos agradecer ! |

    Link: http://www.vagalume.com.br/dorival-caymmi/suite-dos-pescadores.html#ixzz1amDTLeMR

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=bKRr2zKxKXs#!

    SITE OFICIAL DO CAYMMI

    http://www.dorivalcaymmi.com.br/

    Espero ter ajudado...

    Vou continuar pesquisando

    ResponderExcluir

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...