Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

domingo, 13 de outubro de 2013

Um colossal êxodo de africanos rumo à Europa - news de outubro de 2013 - 5

Marina Bay - Gibraltar -Reino Unido - outubro de 2013 - foto de Fernando Costa





VAMOS VELEJAR AGAIN, AMIGOS!

Muito bom dia prezados leitores deste oceânico serial-blog, dedicado à divina MAR, ao inteligente BARCO À VELA e ao sagrado MEIO AMBIENTE.

Tenho uma pergunta pra vocês. Qual? A seguinte:

-  Vocês esperam a comida acabar, pra comprar mais ou compram mais, antes que a
comida acabe?
- Eu?
- Eu costumo deixar minha dispensa esvaziar totalmente, pra só depois me reabastecer de gêneros alimentícios. Isso quando estou perto de terra, é lógico.
- Porque?
- Pra viver o drama de ter absolutamente nada pra comer, sentir fome e valorizar ainda mais o "pão nosso de cada dia".
- Ante ontem meu estoque de comida foi a zero, a bordo do belo e confortável "Le-Plasir-du-Soleil". Eu ia sair pra comprar mais, quando "meu-anjo-da-guarda-gibraltino" telefonou oferecendo-me uma pizza, um litro de leite, 150 g de presunto defumado, chocolate e muitas outras saborosas iguarias, que deixo vocês imaginarem. Tão bom a gente ter amigos neste mundo, não? Muito obrigado amiga MR.
Mudando de assunto, se me permitem, tenho outra boa nova, seguida de duas péssimas notícias a divulgar:
A boa, ótima, excelente nova, é que mestre "Próspero", acaba de ligar-me, informando que o tão esperado motor do "Le-Plaisir-du-Soleil" chegou em fim a Gibraltar. Sabem o que isto significa? Que em breve voltaremos pro seio da divina MAR, de onde jamais deveríamos ter saído. Vamos navegar again, amigos. Vamos ser felizes. Vamos velejar até a paradisíaca ilha da Madeira. Mas, não se enganem, o famigerado motor, só nos servirá pra entrar no porto de Funchal. 99,9 % das 600 milhas náuticas que separam Gibraltar da lusitana Madeira, serão vencidas à vela. À vela, ao sabor dos ventos, que é a maneira mais inteligente de se navegar. Isso se Netuna assim desejar. Se não desejar, "a lagoa gibraltina está aí mesmo".

CAPOTAGEM ESPETACULAR, QUE PODERIA TER SIDO FATAL

Primeira má notícia - Jean-Pierre Dick e Rolain Jourdain, dois super-marujos da Vendée Globe, que treinavam nesta quinta-feira (10/10/2013), pra participar da transoceânica regata Jacques Vabre, que começará dia 3 de novembro próximo, sofreram uma cinematográfica capotagem, a bordo do catamarã "Virbac-Paprec". Eu nunca tinha visto nada igual. E vocês? Torçamos pra que Jean-Pierre Dick recupere-se o mais breve possível deste lamentável acidente, ele que foi repescado das águas frias do Atlântico Norte por um helicóptero, com fortes dores na coluna, após uma queda livre de mais de dez metros de altura. 




UM COLOSSAL ÊXODO DE AFRICANOS 
RUMO À EUROPA

Segunda má notícia, bem pior que a primeira - Mais um barco, apinhado de refugiados de origem africana naufragou nas proximidades da ilha italiana de Lampedusa, (MAR Mediterrânea). Balanço mórbido deste novo acidente?  27 vidas humanas ceifadas ao mesmo tempo. Querem saber quantos africanos já morreram em situação semelhante entre 2004 e 2013? Pasmem, 6.500 indivíduos. A confirmar, que trata-se de um algarismo estimativo, mas este segundo e trágico acidente, ocorrido no curto intervalo de tempo de uma semana, fez-me pensar numa catástrofe ainda maior, que está por acontecer. Qual? Uma escassez d'água generalizada em toda África, provocando um êxodo colossal de migrantes clandestinos rumo à Europa, com funestas consequências, tanto para os africanos, quanto para os europeus. Mas leiam o que o blog da ONU BRASIL disse a respeito.

"Após relatos do naufrágio de um segundo navio na costa da ilha italiana de Lampedusa, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu neste sábado (12) à comunidade internacional para proteger os direitos dos migrantes e tomar medidas para evitar tais incidentes trágicos.
O secretário-geral da ONU está profundamente triste ao ouvir relatos de perda de vidas, consequência do naufrágio de um outro barco que transportava..." continua aqui.

2 comentários:

  1. Fico feliz por saber que vai voltar ao mar, eu estou a ultimar as coisas para comprar meu veleiro. Fico falido, mas feliz

    ResponderExcluir
  2. Falido? Falido está quem veleiro não tem! Falido, pra não dizer F...#$@%&! Porque? Porque "o veleiro é a melhor casa e a casa o pior veleiro."

    A propósito, leia esta série que você vai gostar.

    http://estreladalvacabofrio.blogspot.com/2012/07/a-casa-e-estatica-um-veleiro-e-melhor.html

    Boa sorte a bordo do seu futuro veleiro, amigo Paulo !

    ResponderExcluir

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...