Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

domingo, 6 de janeiro de 2013

SOS Bernard Stamm - Diário da Vendée Globe - 57º dia - 06/01/2013

Bernard Stamm



Short Cuts

1 – Nosso injustiçado Bernard Stamm sofreu esta manhã mais um revés. Atropoleu um OFNI. Mais um OFNI, pra ser exato. Contem comigo. Marc Guillemot atropelou um OFNI que provocou a ruptura da quilha basculante do seu open 60 "Safran" - 1. Jérémie Beyou atrapelou um OFNI, que lhe destruiu uma peça fundamental da quilha basculante do seu open 60 "Maître Coq" - 2. Vincent Riou atropelou um OFNI (no caso dele, tratou-se de um objeto flutuante identificado, uma enorme bóia de sinalização náutica) que abriu um rasgo no costado e danificou o estai de um dos outriggers do seu open 60 "PRB" - 3. Javier Sansó atropelou um OFNI, que lhe arrancou um bom pedaço de um dos lemes do seu open 60 "Acciona 100% Ecopowered" - 4. Alex Thomsom atropelou um OFNI que lhe danificou um dos hidrogeradores do seu open 60 "Hugo Boss" - 5. E esta manhã Bernard "Cristo" Stamm atropelou o sexto OFNI que arrancou um dos hidrogeradores do seu open 60 "Chéminées Poujoulat", justamente o que funcionava melhor - 6. Muito, não? Minha conclusão óbvia é que os três oceanos do planeta Terra, que deveria chamar-se Água estão perigosamente minados por lixo flutuante de toda espécie. Neste último caso pode ter sido um growler e não um rejeito. Pode ser também, que em alguns dos casos precedentes, um animal marinho tenha se chocado contra o barco. Na dúvida eu acuso a nossa irresponsável sociedade de consumo de poluir a divina MAR com dejetos de todo tipo e vocês? Acabo de ler no site oficial da regata, amigos, que Bernard Stamm está praticamente sem água e energia a bordo (apenas 5% da carga total das baterias) e poderá pedir combustível a um navio que cruze seu caminho e provalvelmente fazer uma escala em terra, assim que dobrar o cabo Horn, provavelmente em Ushuaia. No que diz respeito à "água de beber" ele será obrigado a lançar mão do pequeno reservatório de sua balsa salva-vidas. Situação das mais
delicadas... Curiosidade, os dois velejadores mais rápidos da regata, hoje, são até o presente, os dois suiços, Dominique Wavre e Bernard Stamm.





2 – Jean-Pierre Dick ganhou vida nova ao entrar no Atlântico. Recuperou o bom humor e a esperança de brigar pelo lugar mais alto no pódio da regata, tendo se aproximado a menos de 250 milhas da dupla dinâmica François & Armel que tomaram conta da liderança da prova há mais de 30 dias.




3 – O famoso grupo dos cinco, Jean Le Cam, Dominique Wavre, Bernard Stamm, Arnaud Boissières e Javier Sansó enfretam condições de mar e de vento tempestuosas a mil milhas do Cabo Horn.





Lá vou eu, em vez de falar, ceder a palavra a terceiros de novo. Até parece, amigos, que eu cansei de escrever sobre a Vendée Globe, o que não verdade, pois que idéias, comentários e argumentos inéditos é o que menos me falta, acompanhando a rainha das regatas, diretamente do seu berço, ponto e partida e chegada, aqui em Sables d'Olonne. Acontece que nesses últimos dias depoimentos importantes e indispensáveis foram publicados no site da regata.
As mensagens de fim de ano dos 13 participantes da Vendée Globe não podiam ser desprezadas.
A bela carta de Bernard Stamm não poderia ser em hipótese alguma ignorada.
A solidária carta de apoio que 17 dos 20 marujos assinaram em apoio a Bernard Stamm não poderia deixar de ser publicada.
E agora preciso mostrar a vocês alguns dos meus comentários favoritos dentre as centenas que os internautas publicaram no site oficial da regata em apoio a Bernard Stamm. Leiam. Foi a maior dificuldade pra escolhe-los. Entre eles vocês encontrarão um de autoria de nossa fiel e talentosa colaboradora Barbara Fournier, compatriota e admiradora do grande navegador suíço Bernard Stamm. Num primeiro momento aqui vão os comentários em francês. Mais tarde incluirei minhas traduções para o pseudo-português do Brasil, como de hábito, pouco fiéis aos originais. Não sei se vocês perceberam, mas todos os remetentes pertencem ao sexo feminino. Porque? Porque analisando os comentários, cheguei à conclusão que as mulheres são, em termos percentuais as mais sérias, fiéis e solidárias. Alguém discorda? Quem cala consente.


Claire - 05.01.13 11:05 

Courage Bernard, toute la famille te suit, depuis le baptême du bateau, le départ aux Sables. Tu es un grand . Et vive le chat !

Coragem Bernard! Nossa família inteira continua a acompanhar sua aventura com grande interesse, desde o dia do batismo do seu veleiro em Sables d'Olonne. Você é campeão. Dá-lhe gato! (A logomarca da empresa "Chéminées Poujoulat", patrocinadora do Bernard Stamm é um gato.)

Barbara - 05.01.13 11:27

Désormais Bernard, vous avez gagné quelque chose de beaucoup plus important que le Vendée Globe... Les seules victoires qui comptent sont celles du coeur et vous devez la vôtre à votre rigueur morale, à votre passion de la mer et à l'amour que vous mettez dans ce que vous accomplissez... Etre disqualifié pour ces qualités-là n'est une disgrâce que pour ceux qui ont pris cette décision, pour vous c'est un honneur... 

Bernard! Você conquistou algo ainda mais importante que a Vendée Globe, porque as únicas vitórias que realmente contam são as do coração. Sua vitória deve-se à profunda paixão que sente pela MAR, às suas convicções morais e à  dedicação com que você realiza todos seus projetos. Ser desqualificado, apesar de possuir todas essas raras qualidades, só é demérito para aqueles que tomaram esta decisão, a meu ver equivocada.


Clara - 05.01.13 11:59 

 De plus votre discours est une leçon pour tous, pas de colère même si pour l'instant vous continuez à vous battre malgré l'incertitude qui pèse sur vous. Un bon marin et une belle personne . Bon vent bon courage et encore BRAVO et MERCI.


O seu belo discurso Bernard, constitui uma importante lição para todos nós! Em nenhum momento você demonstrou revolta, apesar das incertezas que lhe atormentam. Você é um bom marinheiro e uma ótima pessoa. Bons ventos, coragem e mais uma vez parabéns e muito obrigada.


Guillie - 05.01.13 17:56 

Votre message touche beaucoup de monde par sa générosité. Quelle grandeur d'âme! Vous avez gagné le respect de beaucoup. Merci.

Sua mensagem, Bernard, emocionou muita gente, por sua generosidade. Que grandeza de alma ! Você conquistou nosso respeito. Obrigada.


Christine - 05.01.13 14:24 

La décision du jury me semble vraiment trop lourde et injuste. Une tricherie réelle juistifirait la disqualification mais la faute commise (peut-on vraiment appeler ça une faute?) n'était pas voulue ni préméditée, votre intégrité, Bernard reste entière. 

A decisão do juri parece-me muito pesada e injusta. Só uma fraude justificaria a desqualificação, mas a falta que você cometeu não foi voluntária, nem premeditada. Saiba que sua integridade, Bernard, continua intacta.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...