76º dia
Vendée Globe
Sistema acústico afugentador de baleias
Afirmam alguns que durante a atual edição da Vendée Globe,
Michel Desjoyeaux se utiliza a bordo do seu veleiro “Foncia”, de um
sistema acústico afugentador de baleias.
Muito bom dia amigas e amigos velejadores!
A grande novidade dos últimos dias é um ajuntamento ao largo da costa norte da nossa Bahia dos 4º, 5º, 6° e 7° concorrentes, em função dos caprichos meteorológicos típicos do verão no Atlântico Sul. Brian Thomson e Lady Dee, se aproveitaram da situação pra se aproximarem bastante de
Marc Guillemot e Samantha Davies.
Tudo leva a crer que após 75 dias de regata em solitário, sem escalas, sem assistência, em volta do planeta Terra, o pódio da atual edição da Vendée Globe esteja definido. O seguinte:
1º lugar – o tubarão-francê s Michel Desjoyeaux do tyrannosaurus rex alado “Foncia”.
2° lugar – o cação-agressivo- francês Roland Jourdain do “Veolia Environnement” .
3° lugar – o peixinho-francê s Armel Le Cléac’h do “Brit Air”
3º lugar hors concours – o tubarão-francê s Vincent Riou do “PRB”.
A menos que os Open 60 desses velejadores sofram um acidente grave qualquer, dificilmente seriam ultrapassados pelos demais concorrentes, em função das expressivas distâncias que conseguiram abrir dos demais.
Dito isto, estava aqui pensando com os meus botões sobre o grande assombro desta regata, o professor Desjoyeaux e cheguei à seguinte conclusão que não sei se o amigo leitor partilha:
Quem ouve a palavra esporte pensa em futebol e futebol lembra Pelé.
Quem ouve a expressão “Corrida de automóveis” pensa em Fórmula 1 e Fórmula 1 lembra Ayrton Senna.
Quem ouve a palavra regata pensa na Vendée Globe e Vendée Globe lembrará de hoje em diante Michel Desjoyeaux, que já polarizou a atenção de todos que acompanham a atual e 6ª edição da regata. Porquê?
> Porquê será, se for, o primeiro bicampeão da prova.
>> Porque deverá bater o recorde da prova, apesar de sua longa parada no box e do aumento do percurso em 1160 milhas.
>>> Porque realizou a maior e mais contundente corrida de recuperação que se tem notícia numa regata.
>>>> Por escrever, na minha humilde opinião, os textos mais interessantes dentre os participantes da regata.
>>>>> Por orientar alguns retardatários sobre os mais diversos assuntos que dizem respeito a um Open 60.
>>>>>> Por possuir um expressivo curriculum vitae, tendo já vencido algumas das regatas mais importantes do planeta, entre elas “The Transat”, “Route du Rhum”, “Solitaire du Figaro”, “Transat Jacques Vabre” e da “Vendée Globe”.
Como todos adoram falar e ouvir falar das celebridades incontestáveis, falemos um pouco mais sobre esse marujo fora do comum que é Michel Desjoyeaux.
# - Afirmam alguns que durante a atual edição da Vendée Globe, Michel Desjoyeaux se utiliza a bordo do seu veleiro “Foncia”, de um sistema acústico afugentador de baleias.
## - As novidades que o professor Dejoyeaux admite possuir a bordo e que o teriam ajudado a realizar uma performance tão brilhante nesta regata, são: uma buja ultra resistente para ser utilizada com ventos fortes e pilotos automáticos mais inteligentes que os dos seus concorrentes.
### - Os favoritos de Michel Desjoyeaux para vencer a atual edição da Vendée Globe eram a princípio Sébastien Josse, Jean Le Cam, Kito de Pavant, Loïck Peyron ( que abandonaram ) mais o seu colega de infância Roland Jourdain, que se encontra em segundo e ele próprio, que se tudo correr durante os próximos 7 dias, subirá ao lugar mais alto do pódio.
#### - Michel Desjoyeaux confessa que detesta escalar o mastro do seu veleiro e só o faz em último caso.
##### O primeiro barco à vela do Michel Desjoyeaux foi um “Vaurien”, monotipo em compensado naval, muito parecido com a “Estrela d’Alva”, que transformou a França no maior celeiro de velejadores do planeta, graças à sua venda ( 36 000 unidades ) ao preço de duas bicicletas simples, o que possibilitou a prática da vela, esporte até meados do século XX reservado aos ricos, pela classe média francesa. Acrescente-se que o “Vaurien” é um Sloop e a “Estrela d’Alva” um cutter bermudiano.
Bons ventos amigas e amigos e até amanhã se deus quiser.
Se não quiser a lagoa de Araruama tá aí mesmo.
Fernando “Estrela d’Alva” Costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.