99º dia
vendée globe
“Cabo Frio Globe”
Tudo indica que Marc Guillemot reconquistará o terceiro lugar do pódio da Vendée Globe nesta noite de domingo, terceiro lugar este que foi atribuído provisoriamente a
Samantha “Cinderela” Davies, ontem de manhã.
Salve amigas e amigos velejadores
TRILHA SONORA DA MENSAGEM
Pra você amigo leitor, que como eu, gosta de ler ouvindo música, uma bela composição, escolhida pelo meu colaborador F. A., talvez a que melhor combine com a incrível, fantástica, extraordinária Vendée Globe:
http://www.youtube. com/watch? v=s_pkRH2DZuw
NOVIDADES SOBRE A VENDÉE GLOBE
>>> Tudo indica que Marc Guillemot reconquistará o terceiro lugar do pódio da Vendée Globe nesta noite de domingo, terceiro lugar este que foi atribuído provisoriamente a Samantha “Cinderela” Davies, ontem de manhã. Ele o merece mais do que qualquer outro e é pra ele que estou torcendo, apesar de adorar como todo mundo, a namoradinha da Vendée Globe, sagrada a “Rainha de Sables d’Olonne”.
>>>>Arnaud Boissières, que vem velejando nas proximidades do arquipélago dos Açores, declarou hoje durante a vacation radio, que pra comer não lhe restou mais que um salsichão, que pretende devorar hoje, mais um resto de comida liofilizada da ruim, para os próximos 6 dias. Outro candidato a chegar a Sables d’Olonne morto de fome. Armel Le Cléac’h, coitado, emagreceu nada menos que oito quilos durante sua circunavegação, vamos ver o Arnaud. Quando digo a vocês que comida, faca e cabo a bordo de um veleiro nunca é demais...
>>>>> Raphaël Dinelli que como vocês sabem participa de sua 4ª Vendée Globe com um veleiro que só se utiliza de “energias limpas” conseguiu ultrapassar a duras penas a latitude de Cabo Frio após enfrentar ventos de 50 nós na orça e sofrer pane radar, que o obriga a ficar de vigília no convés, pra evitar um choque fatal com um cargueiro, o que quase lhe aconteceu esta madrugada.
CURIOSIDADES SOBRE A VENDÉE GLOBE
- Vocês sabiam que Marc Guillemot, Brian Thomson e Dee Cafari poderão chegar a Sables d’Olonne dentro de um mesmo período de 24 horas, coisa que nunca aconteceu numa Vendée Globe. Vocês sabiam?
ESCOLA PARA VELEJADORES SOLITÁRIOS DA VENDÉE GLOBE:
Lição nº 9 – ÊXITO NA MAR É GARANTIDO EM TERRA - 80% do sucesso numa regata ou êxito numa viagem marítima qualquer se garante em terra. Lição de mestre Desjoyeaux especialmente pra nós brasileiros, especialistas em inaugurações e maiores reprovados em planejamento, manutenção e prevenção.
LIÇÕES ANTERIORES
Lição nº 8 - SIMPATIA GRANDE FONTE DE ENERGIA – O velejador solitário deve ser simpático. Primeiro porque a simpatia é uma fonte inesgotável de energia. Segundo porque velejando em solitário, a gente acaba precisando mais cedo ou mais tarde da ajuda de terceiros e as pessoas ajudam mais facilmente um necessitado simpático que outro antipático.
Lição nº 7 – SALVAR SEM PERDER-SE - Quando for salvar das águas um ser humano em perigo na mar, cuidado para não avariar seu próprio barco, do qual você e ele necessitarão para chegar ao porto mais próximo.
Lição nº 6 – EQUILÍBRIO DO VELEIRO - Manter sempre o barco bem aprumado deve ser uma preocupação de todos as horas, minutos e segundos do velejador, seja à custa de quilha basculante, tanques de lastro, deslocamento de lugar da carga a bordo, sacos de areia, pedras, sacos d’água, o diabo.
Lição n° 5 – TEMPESTADE NA MAR - Um velejador só deveria enfrentar uma tempestade na mar, após, no mínimo, uma semana de mar e só deveria partir pra mar, após uma semana na mar.
Lição nº 4 – COMIDA A BORDO NUNCA É DEMAIS - Quando partir pra navegar na divina mar melhor pecar por excesso, do que por falta, no quesito alimentação. O combustível do veleiro é comida pro velejador.
Lição nº 3 – SOCORRO PSICOLÓGICO– Quando você não puder ajudar efetivamente um companheiro em perigo na mar, faça-lhe companhia virtual através de um meio de comunicação qualquer.
Lição n° 2 – VELEIRO TODO CONVERSÍVEL -Todas as peças de um barco à vela deveriam ter no mínimo duas funções.
Lição nº 1 – NUNCA SE LAMENTE DA SORTE - Quando você sofrer um revés na mar e sobreviver, jamais se lamente da sorte.
FANTASIAS SOBRE A VENDÉE GLOBE:
Fantasia nº 1 - Queria ser um milionário excêntrico, amigos, pra promover de três em três anos a “Cabo Frio Globe”, uma anti-regata de volta ao mundo em solitário, sem escalas e sem assistência tendo como porto de partida e chegada minha querida Cabo Frio, jóia da Costa da Sol. Os participantes dessa fabulosa aventura humana não deveriam fazer nenhum contato com terra, salvo em caso de pedido de socorro, durante o prazo máximo de 365 dias, que teriam para completar o percurso. Nada de internet, telefone satélite, telefone celular, VHF etc. Silêncio e segredo absolutos. Mais cinco cláusulas importantes e encerro minha fantasia. Leiam!
- Os participantes deveriam circunavegar o maior número possível de ilhas, tirar muitas fotos e fazer vídeos.
- Ao regressar ao porto de origem cada concorrente deveria entregar-me os originais de um livro contando suas peripécias. Livro este que seria publicado um mês depois em papel e na internet.
- Os autores que escrevessem os três melhores livros teriam seus nomes inscritos no livro de ouro da “Cabo Frio Globe”.
- Prêmios em dinheiro e em espécie nem pensar, pois que o maior prêmio para o velejador que dá uma volta inteira ao mundo, só pode ser um: ter realizado esta extraordinária aventura que a maioria dos humanos morreu e morrerá sem realizar.
- Mas eu pagaria antecipadamente todos os gastos que cada participante tivesse para construir seu veleiro e realizar sua volta ao mundo, ao final da qual, é lógico, o veleiro lhe pertenceria. Quem teria coragem de separar dois tão grandes companheiros de aventura?
E aí? Alguém se habilita? Quem sabe não ganho na loteria amanhã? Aleixo Belov? Amyr Klink? Adré Homem de Mello? Família Schürman? Betão Pandiani? Estão me ouvindo?
EXTRATO DE “AS MIL E UMA NOITES”
na tradução de Mamede Mustafa Jarouche. Estória: “O terceiro dervixe.”
“Minha cidade ficava no litoral, e a vasta mar que a banhava era pontilhada de ilhas em seu interior.”
Bons ventos amigos e amigas velejadoras
Fernando “Estrela d’Alva” Costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.