Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

(21/1/2009) - off topic - todos são iguais, todos são livres - Diário da Vendée Globe 2008/09 - post 72





72° dia
Vendée Globe
off topic - todos são iguais, todos são livres


O tubarão-martelo-esfomeado-de-vitórias-francês Michel Desjoyeaux, a bordo do seu tyrannosaurus rex alado “Foncia”, emplacou o 35° dia na liderança da regata, cruzando o Equador terrestre um dia e 3 horas antes da marca estabelecida por Vincent Riou em 2005.


Bom dia amigas e amigos

Achei muito bonito, muito poético, muito louvável quase tudo que foi dito no mundo inteiro sobre a posse de Barack Obama, pelo qual nutro uma imensa simpatia. Como não fazê-lo?... Mas... mas... mas...

Mas já vivi o suficiente pra saber que a bordo do planeta Terra e entre os meta-orangotangos humanos... “ a gente que vai no bonde, decerto que apenas brinca de
gente que vai no bonde”.

Ou seja, tudo é teatro. A verdade, a intocável verdade se esconde sempre em algum lugar remoto e inacessível.

Notícias sobre a Vendée Globe no final.

O presidente da república, qualquer presidente de qualquer pseudo república terráquea nada mais é que um bufão, um atorzinho canastrão fazendo caretas no centro de um pequenino palco bem iluminado, por trás do qual, sobre um grande e sombrio palco bem camuflado se encena a verdadeira tragicomédia do verdadeiro poder, que já esteve na mão dos reis e do clero e atualmente pertence às cúpulas mancomunadas das grandes multinacionais. E não sou eu quem está dizendo isso pela primeira vez não, ouviram?

Notícias sobre a Vendée Globe no final.

Seja como for estou feliz de ver, num país onde dois antigos pseudo-presidentes foram ferozmente mortos, a mando dos verdadeiros presidentes, por simplesmente terem defendido os negros, estou feliz, repito, de ver enfim um pseudo-presidente pseudo-negro eleito à presidência da maior pseudo-república terráquea. Na verdade uma tirania travestida de república, pois que a genuína República continua a ser virtual e apenas pertinente aos sonhos de Platão.

Quando penso que na fingidamente libertária sociedade brasileira os biótipos de Barack e Michelle Obama, foram forçadamente vinculados às nobres funções de gari e empregada doméstica, fico muito feliz de vê-los desfilarem tão bem vestidos e investidos de tão belas, novas e mais que nobre funções.

Notícias sobre a Vendée Globe no final.



Fico feliz e brindo à saúde de Barack e Michelle Obama o primeiro casal de negros a habitar a Casa Branca e como sou um sonhador inveterado já estou fantasiando que eles serão substituídos no pseudo-governo da pseudo-república norte americana, por um casal de índios Cherokees, cujos antepassados habitavam alegremente a região onde foi fundada a cidade de Washington, até o séc XVI e antes da chegada dos gentis e evoluídos ( é mesmo? )  brancos europeus, que os expulsaram para o planalto de Ozark, após tê-los, é claro, dizimado à menos de 10% da população original.

Notícias sobre a Vendée Globe no final.

Meus 5 extratos favoritos do belo discurso de Barack Hussein Obama II  são:

* Nossa economia está gravemente enfraquecida, uma conseqüência da cobiça e da irresponsabilidade de alguns, mas também de nosso fracasso coletivo em fazer escolhas difíceis e preparar o país para uma nova era.”

** Nosso sistema de saúde é caro demais; nossas escolas falham para muitos; e cada dia traz novas evidências de que os modos como usamos a energia reforçam nossos adversários e ameaçam nosso planeta.

*** Chegou o tempo de reafirmar nosso espírito resistente; de escolher nossa melhor história; de levar adiante esse dom precioso, essa nobre ideia, transmitida de geração em geração: a promessa dada por Deus de que todos são iguais, todos são livres e todos merecem a oportunidade de perseguir sua plena medida de felicidade.

**** Nossos desafios podem ser novos. Os instrumentos com que os enfrentamos podem ser novos. Mas os valores de que depende nosso sucesso -- trabalho duro e honestidade, coragem e justiça, tolerância e curiosidade, lealdade e patriotismo -- essas são coisas antigas. São coisas verdadeiras. Elas têm sido a força silenciosa do progresso durante toda a nossa história.

***** Esse é o significado de nossa liberdade e nosso credo -- a razão por que homens e mulheres e crianças de todas as raças e todas as fés podem se unir em comemoração neste magnífico espaço, e por que um homem cujo pai, menos de 60 anos atrás, talvez não fosse atendido em um restaurante local hoje pode se colocar diante de vocês para fazer o juramento mais sagrado.
texto do discurso de posse de Barack Obama traduzido por  Luiz Roberto Mendes Gonçalves

A única coisa que estranhei no cerimonial de posse de Barack Oba.....

Gente, me deixei levar pelas emoções e esqueci que este é um simples diário da Vendée Globe. Esqueçam, apaguem rápido, deletem tudo que acabei de escrever até aqui e falemos da incrível, fantástica, extraordinária Vendée Globe, antes que eu seja expulso de todos os fóruns virtuais a que pertenço, para gáudio dos meus detratores.

VENDÉE GLOBE

As grandes novidades do dia no “Everest do Mares” são as seguintes:

-         O peixe-grande-francês Marc Guillemot, a bordo do “Safran”, e autor do mais nobre e sutil ato de solidariedade humana desta 6ª versão da Vendée Globe, ultrapassou a sardinha Samantha Davies e assumiu com toda galhardia o 4° lugar da regata. Atenção que ele vai tirar um fino da ilha grande de Cabo Frio nas próximas horas. Palmas pra ele que ele merece!

-         O peixinho-inglês-inglês Steve White, a bordo do “Toe in the water”, dobrou pela primeira vez o cabo Horn, ele que talvez tenha sido o velejador que mais batalhou pra conseguir realizar seu antigo sonho de participar desta hercúlea e planetária prova, chegando a hipotecar sua própria casa, habitada pela sua esposa Kim e seus quatro filhos pequenos. Palmas pra ele que ele merece!

-         O tubarão-martelo-esfomeado-de-vitórias-francês Michel Desjoyeaux, a bordo do seu tyrannosaurus rex alado “Foncia”, emplacou o 35° dia na liderança da regata, cruzando o Equador terrestre um dia e 3 horas antes da marca estabelecida por Vincent Riou em 2005, apesar do aumento do percurso da regata em 1160 milhas ( distância percorrida em aproximadamente 4 dias a 13 nós ) e de sua parada de 44 horas no box, no primeiro dia da prova. Palmas pra ele que ele merece.

-         A sardinha-inglesa Dee Cafari, a bordo do “Aviva”, fez a melhor singradura do dia apesar da sua vela grande mais parecer uma calcinha rendada.

-         O peixinho-austríaco Norbert Sedlacek, do “Nauticsport-Kapsch”, lanterninha da regata e fiel companheiro de Raphaël Dinelli quebrou um dente.

Bons ventos amigos e amigas velejadoras e até manhã e deus quiser

Se não quiser a lagoa tá aí mesmo.
 Fernando “Estrela d’Alva” Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...