44° dia
Vendée Globe
O sentido da vida
Dos 30 cascudos marujos que partiram cheios de esperanças e sonhos de grandeza de Sables d’Olonne, às 13 h 02 do dia 9/11/2008, apenas 18 sobreviveram à dupla ira de Netuna/Éolo, até o presente. Mas a cabeça da flotilha já ultrapassou o meio geográfico do longo percurso da Vendée Globe e navega atualmente na
oceana Pacífica, após ter amargado maus bocados na temperamental Índica.
oceana Pacífica, após ter amargado maus bocados na temperamental Índica.
*** O pódio da regata continua inalterado na ordem, mas o meteórico Michel Desjoyeaux se distancia cada vez mais dos seus perseguidores. Pra quem regressou ao porto de origem e esteve em último lugar a mais de 300 milhas do líder da regata, trata-se de uma performance notável e que eu saiba sem precedentes na Vendée Globe. Deve ser por isso que o chamam de “o Professor”.
1° lugar -tubarão-francês Michel Desjoyeaux - Foncia
2° lugar - cação-agressivo-francês Roland Jourdain – Veolia Environnement – 75 milhas a ré.
3° lugar - peixe-grande-francês Sébastien ( Jojo ) Josse - BT – 220 milhas a ré.
Bom dia amigas e amigos velejadores!
Dando prosseguimento à análise das razões que me levam a adorar essa incrível, fantástica, extraordinária regata de volta ao mundo, em solitário, que é a Vendée Globe, abordaremos hoje o tópico
N° 7 – O MARAVILHOSO SITE DA REGATA
O site da Vendée Globe atingiu na minha humilde opinião a excelência, tornando o espectador da regata onisciente. Sinceramente? Eu que me considero insaciável no que diz respeito a tudo que me seduz, não consigo pensar em algo melhor no gênero. Acessando http://www.vendeegl obe.org/fr/ amigo leitor, você fica sabendo de absolutamente tudo o tempo todo através dos mais diferentes veículos e suportes da informação. Imperdível!
Artigos longos, flash infos, fotos, vídeos, classificação, cartografia, meteorologia, vacation radios em francês e inglês, o diabo! Tudo de altíssimo nível e feito com aquele capricho, de que só os sábios franceses são capazes. Queria dizer mais, mas mais não direi, porque as obras primas falam por si mesmas.
Visitem o site da Vendée Globe e deleitem-se. O problema é que ele é tão bom que vicia, como tudo que nos dá um prazer intenso. Há sete dias que venho tentando voltar a velejar na divina mar da paradisíaca Costa do Sol sem conseguir... A “Estrela d’Alva” já está cansada de me esperar na bóia, coitada. Não chego a lamentar essa já longa estadia em terra, porque estudar a Vendée Globe, para qualquer velejador solitário é sinônimo de evolução. E evoluir é o sentido da vida, não é verdade?
Vamos ver se consigo me fazer à mar antes de do Natal.
Bons ventos amigas e amigos
Fernando “Estrela d’Alva” Costa
Apêndice:
Cinco razões para gostar da Vendée Globe.
n° 1 – ENUNCIADO RADICAL
A Vendée Globe é uma regata de volta ao mundo em solitário, sem escalas, sem assistência e passando pelos três temíveis cabos Boa Esperança, Leewin e Horn.
n° 2 – ACLAMAÇÃO APOTEÓTICA
A retumbante aclamação digna de um herói grego, com a qual o democrático e entusiástico povo de Sables d’Olonne brinda a chegada de cada velejador que completa o longo percurso da regata VENDÉE GLOBE, ao longo do famoso canal de acesso ao porto da cidade.
n° 3 – SOLIDARIEDADE HUMANA
Os velejadores que travam entre si uma violenta batalha sem trégua, durante mais de oitenta dias pra vencer a regata Vendée Globe, transformam- se de pronto em anjos da guarda dos mais zelosos, uns dos outros, em caso de emergência.
n° 4 - MARUJOS EXCEPCIONAIS
Toda edição da Vendée Globe revela alguns marujos de exceção, que nos servem de modelo e fonte de inspiração para continuarmos progredindo na arte zen de velejar.
n° 5 – ESTÓRIAS MIRABOLANTES
A Vendée Globe que já soma 782* dias é rica de 1001 estórias de aventuras radicais que fariam inveja ao roteirista do mais mirabolante filme de James Bond.
n° 6 - OS VIDEOCLIPS DE CADA OPEN 60
Graças à acirrada disputa que a Vendée Globe suscita entre alguns dos melhores velejadores de alta mar do mundo, temos acesso a belos PROMO CLIPS bem produzidos, filmados e editados, que mostram os Open 60 velejando a mil por hora, em todos os ventos e vistos de vários pontos de vistas diferentes. Se ver um veleiro velejando de longe já é deslumbrante, imagine em close, num vídeo de alto nível de qualidade e bom gosto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.