- O dia que inventarem e que eu comprar um exemplar da máquina do tempo, a primeira viagem que farei, será para assistir com meus curiosíssimos olhos que a MAR e não a terra, há de comer, o momento em que nasceu o primeiro animal unicelular na superfície do planeta Terra.
- Farei isso pra comemorar um dos meus futuros aniversários.
- Selecionei o interessante artigo que se segue da agência FAPESP pra gente ler, amigas e amigos leitores. Espero que gostem.
Complexidade primordial
01/07/2010
Agência FAPESP – Animais surgiram há pouco mais de meio bilhão de anos, mudando para sempre a biosfera da Terra. Foi a chamada explosão cambriana. Em seguida, a predação, a escavação e todos os outros modos de vida disponíveis e característicos dos animais empurraram a evolução em múltiplas direções. Mas os animais não foram os primeiros – e muito menos os únicos – organismos multicelulares. Alguns registros fósseis esparsos indicam a existência de seres que usavam células como seus blocos básicos de sustentação já no fim da era anterior, a Proterozoica, que se estendeu de 2,5 bilhões a cerca de 540 milhões de anos atrás.
Algumas dessas linhagens iniciais ainda existem, como as algas verdes e vermelhas. Mas essa fase extraordinária na história terrestre, que tanto instiga os cientistas, é muito pouco... LINK
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.