Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

domingo, 19 de dezembro de 2010

Uma canção pela MAR - importado do Planeta Sustentável



Dorival Caymmi amou o mar. Autor de canções que já fazem parte do inconsciente coletivo dos brasileiros - como “Samba da Minha Terra” e “O que é que a Baiana Tem?” -, para ele, o mar era uma metáfora da vida. "Minha jangada vai sair pro mar / Vou trabalhar meu bem querer / Se Deus quiser quando eu voltar do mar / Um peixe bom eu vou trazer / Meus companheiros também vão voltar / E a Deus do céu vamos agradecer" - Canção da partida
O homem vai até o mar como quem enfrenta o desconhecido e volta de lá com o fruto de seu trabalho, como quem vence uma batalha.
No universo poético de Caymmi, o homem, que depende do mar, o respeita e agradece por sua existência. Até a morte era doce no mar. A morena mais
cobiçada era a morena do mar...
O que o cantor baiano não imaginou é que, um dia, as suas canções podem deixar de fazer sentido. Isso porque, de acordo com o relatório À Deriva – Um panorama dos mares brasileiros, divulgado no dia 19 de agosto, pelo Greenpeace, 80% das espécies exploradas comercialmente no país são capturadas além da sua capacidade de reprodução e correm risco de serem extintas.
Se continuarmos assim, talvez no futuro seja impossível voltar do mar com peixes. Apesar de sua aparência infinita, o mar é um ecossistema que sofre com a degradação e a poluição como todos os outros. O problema é que os efeitos negativos da ação humana sobre ele só ficam visíveis quando já... continua no blog Planeta Sustentável.

Teria tantos comentários a fazer sobre esse assunto da mais alta importância.  Pra variar não farei nenhum. Mas deixo uma pergunta que não sei responder no ar.
- Porque será que o ser vivo que possui a maior massa encefálica do planeta comete erros tão primários e ilógicos?
Feito de 80% de água, polui a água. Dependente das outras espécies pra sobreviver, destrói as outras espécies. Necessitado de ar atmosférico pra respirar, envenena o ar atmosférico com CO2.
- Alô! Pensadores do meu Brasil!
Alguém aí pode me dar uma luz sobre esta importante questão filosófica?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...