Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

sábado, 30 de outubro de 2010

É Claro que deus existe - Arquitetura Naval


foto - Fernando Costa

"Alegria", botinho-de-apoio, dublê de veleirinho-de-fortuna-pra-garotos-pobres

MENSAGEM PUBLICADA HOJE NO ÓTIMO FORUM DO GRUPO ALTOMAR

Salve colegas do Altomar! Salve Carlos! Muito legal seu veleiro!

Dá pra notar que você tá caprichando na construção.
Parabéns!
Melhor, muito melhor, mil vezes melhor é velejar.
Mas contruir um veleirinho com as próprias mãos é divertido, além de constituir a melhor escola do mundo.
Pra contruir bem um barquinho você precisa saber toda a Geometria Euclidiana.
Toda a Geometria Descritiva.
Toda a Física Newtoniana.
Resistência dos Materiais, Hidrodinâmica, Termodinâmica e por aí vai, sem esquecer da lei da Relatividade de Einstein.
Tudo isso sem aquela insurportável inércia, aquele enjôo-em-terra-firme, aquele-dia-seguinte-de-porre da maldita sala de aula.
Pra bem construir o mais simples dos veleirinhos, o minúsculo "Alegria", você precisa dominar todas as ciências dos homens e de Deus. Se é que deus existe mesmo. Claro que existe, como pode existir um barco, sem antes existir o construtor do barco.
Espero que eu não tenha pego a febre da construção naval, mas estou construindo o "Alegria 2" e desenhando a "Amizade" e o "Coragem" ao mesmo tempo.
- Se vou chegar a construí-los?
- Só Netuna sabe.
Inventar, pra quem gosta de inventar, pode ser mais divertido que construir...
Inventar é parecido com velejar em solitário... Você vai onde bem desejar e ninguém mete o bedelho. Muito bom. Nem sua mulher pode te impedir de inventar. De velejar pode, de construir o barquinho na garagem pode, de inventar um barquinho novo não pode. Você inventa um barquinho novo dentro do cérebro e depois o passa pro papel com uma moeda de um Real encontrado na rua. Ontem encontrei, por acaso, um Real na rua. Sessenta centavos da folha de cartolina + quarenta centavos do lápis.
A "Amizade" vai ser uma canoa a remo pra dois, que pode ser dividida em dois.
O "Coragem" vai ser um trimarã-aranha, pra um, com três...
- Chega, não conto mais nada, que o resto é segredo.
Quero recomendar a vocês que estão construindo embarcações na maior das alegrias, seguir o Bill's Log, que é um dos meus blogs favoritos. Ele está construindo e documentando passo a passo a construção de um "Sharpy", que por acaso é super parecido com o "Ariel", vulgo "Foguetinho", que eu inventei do zero e que pretendo construir depois do "Alegria 2".
Tem nada a ver com o "Foguetinho" de mestre Cabinho.
Falei nele. Tinha de falar nele. Falou construção naval no Brasil, tem de falar dele, que é o rei. Pelé no futebol, Cabinho na construção naval.
- Mas porque falei de futebol? Futebol é bem menos divertido que velejar. Futebol no Brasil é um vício, uma praga que há anos vem dizimando todos os outros esportes. Icem a VELA. Abaixo o futebol. Torben Grael é dez vezes mais inteligente que o melhor jogador de futebol.
- Porque? Porque a VELA é dez vezes mais inteligente que o futebol. Futebol, você joga com o pé, um membro inferior. Velejar você joga com o cérebro. E depois... "As feias que me perdoem, mas beleza é fundamental." Já que a beleza é fundamental. Uma regata é dez vezes mais bonita que um jogo de futebol.
- Concorda ou sem corda amigo Carlos?
Ei, tudo que disse sobre o futuro das minhas "construções navais" é a confirmar, que cabeça de criança, de inventor, de construtor amador e de velejador solitário muda com o vento.
- Ihhh gostei desse post, o melhor que redigi este ano, se os amigos do Altomar concordarem vou publicá-lo no blog da Estrela. Digitem Bill's Log na janelinha de busca do meu blog e terão uma boa surpresa.

http://estreladalvacabofrio.blogspot.com/

Bons ventos a todas e a todos e em especial pro Luis Sá Figueiredo.

Ainda possui o tal catamarã-ex-cavalo-chucro Luis? Ou pelo menos uma foto dele. Adoraria vê-la pra comparar com o "Pharaó" aqui de Cabo Frio. O bulbo de proa do "Alegria 1" é igual ao bulbo de proa do "Pharaó". Ambos sairam da mesma forma feita por mestre CRC a quem mais uma vez agradeço por tudo.

Fernando Costa, o maluco do construção naval

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...