Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

sexta-feira, 6 de maio de 2011

O mundo em duas voltas - filme - newsletter nº 14/2008 - post reciclado


Resultado de duas grandes viagens realizadas pela família Schürmann a mais de 30 países, cruzando três oceanos e quatro continentes. O documentário acompanha a rota percorrida no século 16 pelo navegador Fernão de Magalhães, que, ousando viajar contra a lógica e as rotas tradicionais das grandes navegações do passado, provou que a Terra é redonda. Ele também descobriu um novo caminho para as...
...Índias, paraíso das especiarias e fonte de riquezas para o comércio da época.


comentários: Uma delícia este filme-DVD sobre as aventuras marítimas dos simpáticos Schürmann. Simpáticos é pouco, eles são charmosíssimos, esses corajosos aventureiros. Teria "mil" comentários a fazer a respeito, mas farei só três, por falta de tempo, que segundo dizem, é a desculpa daqueles que perdem tempo por falta de método.

1 - A idéia de contar em paralelo a primeira viagem de circunavegação do planeta, realizada por Fernão de Magalhães, com aqueles expressivos desenhos do Laurent Cardon e na voz de um talentoso ator-narrador, cujo crédito não encontrei no site oficial do filme, é ótima.

2 - A presença da pequenina e graciosa Kat, a bordo, muda a aventura da água pro vinho, como diria minha avó Balbina. As crianças, sempre pensei assim, são as melhores pessoas deste mundo. Troco, no escuro, uma dúzia de adultos por uma única criancinha. E vocês? Pena que a pequenina Kat faleceu pouco depois de ter realizado a maior aventura deste mundo. Uma viagem de circunavegação, a bordo de um formoso veleiro. Duplamente formoso. Formoso nas suas linhas elegantes e no seu próprio nome, pois que "Aysso", significa justamente formoso em tupi-guarani.

3 - Pra mim, a melhor fala...
da Heloísa foi:
"Quanto mais tempo eu passo navegando, mais tempo eu quero ficar no mar." Que combina perfeitamente com meu paradoxo "Você veleja pouco, porque você veleja pouco".
e do Vilfrido foi:
"Acho que não tem nada que faça um barco andar mais rápido do que a saudade."
Gostei de praticamente tudo neste filme, principalmente do roteiro, da fotografia e da edição. Imperdível!!!
Cotação: de zero a dez, oito belas e grandes estrelas!!!


Extrato da newsletter n° 14/2008 de 10 de julho de 2008 – projeto “Estrela d’Alva”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...