Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

domingo, 19 de setembro de 2010

Felipe Grael visita o "ALEGRIA"


Gostam de boas notícias amigos? Tenho boas notícias de Cabo Frio, leiam!

Assisti a uma das provas do rali DESAFIO SOLAR BRASIL neste sábado, dia 18/9.
Muito interessante... Mais que interessante, emocionante ver barcos deslizarem sobre a água em silêncio absoluto, sem poluir o ar, a água ou o som.
Olhando pra esses silenciosos catamarãs solares navegando, é que a gente se dá conta da monstruosidade que constitui esses obsoletos veículos movidos a combustível de origem fóssil. É bem verdade que um barco solar não chega a ser ecologicamente correto, porque possui motor e baterias, mas com toda certeza é bem menos agressivo ao meio ambiente que os que utilizam motor a diesel ou gasolina.
Mais uma vez parabéns a seus projetistas, contrutores, patrocinadores e condutores!
Após ter assistido à competição, tive o prazer de rever meu amigo Felipe Grael, que é estagiário do Pólo Náutico da UFRJ e faz parte da equipe técnica do "Desafio Solar Brasil". Ele veio visitar meu pequenino "Alegria", no condomínio onde meu amigo e colaborador Evandro "Aguavel" Lopes trabalha e foi gentil a ponto de me conceder uma entrevista, apesar da pressa. Leiam!
Fernando - O que você pensa do barco à vela?
Felipe - Liberdade!
Fernando - E do barco a motor?
Felipe - Como instrumento de recreação é bacana.
Fernando - E do barco solar?
Felipe - Esse é o futuro!
Fernando - Qual dos três é ecologicamente correto.
Felipe - O barco à vela.
Fernando - Qual seu projeto campeão no momento?
Felipe - Nadar longas distâncias.

Fernando - Tem feito o que de bom além de nadar?
Felipe - Velejado um Star como proeiro.
Fernando - Que tal?
Felipe - Adrenalina pura!

Estudo para a pintura do espelho de popa do "Alegria"

Fernando - O que você achou do "Alegria"?
Felipe - Felicidade total. Muito bonito.
Fernando - O que você me diz do compensado naval como matéria prima pra se construir um veleiro?
Felipe - Se você não tiver restrições de peso nem de orçamento, é um ótimo material, mas o problema é encontrar um bom compensado naval no Brasil. Parece que só tem em São Paulo.
Fernando - Porque não temos visto o MV 25 velejando?
Felipe - Porque ele está em reforma.
Fernando - O que você me contaria sobre o Desafio Solar Brasil que eu não li no site?
Felipe - Que os barcos navegaram hoje, apesar da chuva e falta de sol.
Fernando - Você gosta mais de um veleiro bom de orça ou bom de empopado?
Felipe - Bom de orça.
Fernando - Pra terminar, que eu sei que você está com pressa, dê três conselhos a quem pretende construir um barco.
Felipe - Primeiro se perguntar se você quer mesmo um barco. Segundo, escolher o tipo de barco em função da finalidade. Terceiro, verificar com antecedência se você dispõe mesmo do dinheiro necessário pra arcar com os custos da construção.
Obrigado pela visita, pelos ensinamentos e bons ventos amigo Felipe.
Ah, se não for segredo, gostaria posteriormente de conhecer seu projeto de veleiro portátil, dublê de barco a remo.

Fernando "Alegria" Costa

2 comentários:

  1. Pode deixar Fernando, quando tiver com os cálculos e a forma, eu faço um plano de linhas e te mostro.
    Abraço e obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  2. Curiosíssimo pra conhecer sua criação. Troco dez barcos prontos pelo projeto de um novo, recém inventado. Barco pronto é passado. Barco no papel é o futuro. O futuro tem mais charme que o passado e o presente juntos. Tudo de bom Felipe!

    ResponderExcluir

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...