Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

terça-feira, 17 de agosto de 2010

só faz sentido existir pra melhorar



No princípio, amigos, eu só gostava de velejar. Depois descobri o imenso prazer de aperfeiçoar a minha canoa, que nasceu batera à remo e foi sendo transformada pouco a pouco em veleirinho de fortuna, cada vez mais eficiente, com a ajuda de praticamente todos velejadores que cruzaram meu caminho nos últimos três anos. Atualmente gosto até de fazer o que nós brasileiros mais detestamos, a famigerada manutenção. Mas confesso que criar, inventar e implementar soluções novas, aperfeiçoar enfim a minha humilde embarcação me deixa super feliz. Talvez porque só faça sentido existir pra melhorar.
Curiosos pra ler minha agenda de manutenção desta semana?

Lavar as velas com água doce.

Retirar e passar óleo diesel no mastro.

Furar o costado e instalar um parafuso no fuzil de boreste.

Instalar mais dois parafusos com gancho, no costado, para prender a barraca.

Raspar, lavar, deixar secar e lixar o fundo da embarcação.

Realizar vários consertos no fundo da embarcação com araldite e pó de serra.

Pintar o fundo da embarcação de vermelho.

Retocar pintura branca do costado.

Reforçar a caixa de bolina.

Vedar a tampa da gaiúta.

Retirar as tábuas do paineiro, colocar para secar e depois pintá-las de branco.

Instalar dois mordedores e duas alças no convés, para passagem da escota da segunda buja e para fixar os novos estais volantes.

Fixar melhor os galões cheios de ar no interior do barco.

Inventar um sistema para içar o bulbo.

Criar um trapézio de fortuna.

Como vêem terei muito com que me divertir, antes da partida para minha oitava expedição de sete dias do corrente ano. É bem verdade que velejar é mil vezes melhor que realizar a rotina de manutenção, mas sem realizar uma boa rotina de manutenção, não é possível velejar agradavelmente. Em suma temos de manter e melhorar periodicamente nosso barco à vela, para velejarmos com segurança, conforto e elegância. Não, não estou dizendo isso pra vocês. Estou dizendo isso pra mim mesmo. Deveria repetir essa frase mil vezes até me convencer dessa verdade simples e profunda, que teima em escapar da minha mente: tenho de manter e melhorar periodicamente meu barco à vela, para velejar com segurança, conforto e elegância.

1 - tenho de manter e melhorar periodicamente meu barco à vela, para velejar com segurança, conforto e elegância.
2 - tenho de manter e melhorar periodicamente meu barco à vela, par velejar com segurança, conforto e elegância.
3 - tenho de manter e melhorar periodicamente meu barco à vela, para velejar com segurança, conforto e elegância.
4 - tenho de manter e melhorar periodicamente meu barco à vela, para velejar com segurança, conforto e elegância.
5 - tenho de manter e melhorar periodicamente meu barco à vela, para velejar com segurança, conforto e elegância.
6 - tenho de manter e melhorar periodicamente meu barco à vela, para velejar com segurança, conforto e elegância.

Fernando Costa

Newsletter n° 7 de 3 de abril de 2008. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...