Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

sexta-feira, 30 de julho de 2010

A viagem do "Liberdade" - livro sobre a MAR



Slocum, Henriquetta, Victor e Garfield

Muito bom dia de domingo, amigas e amigos velejadores!

 

Tem males que vem pra bem, diria minha avó Balbina Gomes. Joshua Slocum teve de perder seu grande e elegante veleiro “Aquidneck”, destroçado pela ressaca sobre um banco de areia em Paranaguá, pra poder realizar a mágica viagem do “Liberdade”, em companhia de sua jovem esposa Henriquetta, de 24 anos e dos seus filhos Victor, de 14 anos e Garfield de 7 anos. E foi com certeza a cascuda canoa “Liberdade” que soprou no atento ouvido de Slocum a brilhante e arrojadíssima idéia de realizar a primeira volta ao mundo em solitário, revolucionando a estória da navegação marítima no planeta Terra. Até a façanha de Slocum os homens haviam navegado exclusivamente em equipe.  Durante quanto tempo isso? 6 000 longos anos! Para o prazer daqueles que gostam de Slocum e do relato de uma boa aventura, aqui vai de presente alguns dos meus extratos prediletos de “A viagem do Liberdade”, que acabei de ler a bordo da minha inseparável “Estrela d’Alva”.



EXTRATOS DE “A VIAGEM DO LIBERDADE”



1 – “A beleza espiritual da MAR não admite infiéis em seu espaço sem fronteiras.” ( Slocum )



Sou, sempre fui, desde criança pequena em Atafona, um fiel adorador da divina MAR. ( Costa )



2 – “Um livro que seja lido em alta MAR, ganha um lugar de destaque em nossa amizade...” ( Slocum )



É verdade! Li “Robson Crusoé” de Daniel Defoe, atravessando o Atlântico, a bordo do “Cielo d’Europa” e tenho um enorme carinho por ele. A propósito, Jean Jacques Rousseau escreveu que este é único livro, que uma criança deveria ler, até os 12 anos de idade. Esqueceu de dizer que o único brinquedo que toda criança deveria possuir até os 12 anos de idade é o barco à vela... - Só até os 12 anos? Até os 12 é pouco, até o fim da vida. Sim, porque pros velejadores a infância se eterniza. O barco à vela , amigos é rei dos brinquedos para todas as idades. ( Costa ).



3 – “Um medo angustiante que o segundo cabo se partisse, ocupou nossas mentes durante toda a noite, mas o perigo que havia dentro do barco nos apavorava ainda mais.” ( Slocum )



Marinheiro, eterna peteca entre o temor e o deleite. ( Costa )



4 – “ Cortando a água com sua proa fina e bem talhada, enquanto voam sobre as águas tranqüilas das baías e dos rios, essas canoas apresentam uma imagem de incomparável habilidade e graça.” ( Slocum )



Meu reino por uma boa canoa! Meu reino, vocês já sabem, vai do cabo Búzios ao Cabo Frio. ( Costa )





5 – “A eficiência da nossa canoa foi logo constatada: no dia 24 de junho, depois de navegar alguns dias dentro da baía, para nos adaptarmos à embarcação e arranjar as coisas em seus devidos lugares, cruzamos a barra e rumamos para a mar...” ( Slocum )



O marujo só deve ir pra MAR após sete dias velejando na MAR. ( Costa )



6 – “...lembrança de uma das mais simpáticas visitas às costas hospitaleiras de Cabo Frio.” ( Slocum )



Emocionante saber que mestre Slocum velejou e gostou de velejar nas minhas águas. E as minhas lindas águas, vocês já sabem, se estendem do cabo Búzios ao cabo Frio. Pouco mais ao norte, pouco mais ao sul. ( Costa )



7 – “Em nossa prazerosa viagem nesta canoa, a coleta de experiências vivenciadas pelos navegantes do passado era emocionante.” ( Slocum )



Quando a gente vê uma ilha selvagem como a de Âncora, em Búzios, vê a mesma ilha que Cabral viu. Se é que Cabral avistou a ilha de Âncora. Mas se Cabral não a viu, Américo Vespúcio te-la-ia visto. A confirmar, que a descoberta de Cabo Frio é um capítulo nebuloso da história do nosso amado Brasil. Cabo Frio aparece misteriosamente num mapa de 1502, apesar de Cabral não ter navegado ao sul do monte Pascoal, na Bahia. Seja como for, isto me emociona, sabiam? Circunavegar em solitário, em companhia da minha humilde canoa, uma ilha que o homem que deu o nome ao continente americano viu igual...



-Tá ligada “Estrela d’Alva”, estamos vendo a mesma ilha que o pai da América viu?
-Verdade?
- Dizem que sim.
-Então cheguemos mais perto, pra ver melhor.
-Mais perto é perigoso amiga. Prestou atenção na altura da onda-eco rebatida pelo paredão de pedra?
-E desde quando o perigo me apavora? ( Costa )



8 – “Nessa perigosa situação... sacudidos como uma rolha na crista das ondas, lutávamos com unhas e dentes no leme e nas velas... avançando pouco a pouco em direção a águas mais profundas...” ( Slocum )



Mil vezes mais barcos se perderam no raso que no fundo. ( Costa )



9 – Abandonando as familiares estrelas do sul e rumando em direção às constelações do norte, içamos todas as velas a essa amigável brisa que nos transportava. ( Slocum )



Bom... Tão bom velejar ao sabor de uma amigável brisa... ( Costa )



10 – “Sem dúvida você viu montanhas de açúcar e até rios de rum, meu menino, mas peixes-voadores não existem.” ( Slocum )
Existem peixes-voadores. Existem aves-nadadoras. Existe cavalo-marinho. Existe o diabo no planeta Terra. Deus freqüentou... Não, foi Deus quem fundou a escola surrealista. ( Costa )



11 – “Ladeamos o banco e saltamos para terra firme, porém mal tínhamos pisado na praia, quando centenas de cães brotaram do chão...” ( Slocum )



A gente foge da tempestade e é atacado na praia por uma centena de cães. Já me aconteceu. Quando é que as praias no Brasil serão isentas de armadilhas, para o pobre marujo perseguido, pelo eventualmente perverso casal Netuna-Éolo? ( Costa )



12 – “ ... com nossas velas abertas à brisa terral, carregadas com o perfume das florestas tropicais e com a música do canto de bandos de pássaros, velejamos plenamente felizes...” ( Slocum )



Se Slocum, tão simplório, tão culturalmente limitado encontrou tanta poesia na MAR, o que teria escrito Fernando Pessoa, Victor Hugo, Baudelaire e Platão, se tivessem navegado tanto quanto Slocum? ( Costa )



13 – “Tudo ali estimulava a imaginação e fazia sonhar.” ( Slocum )



É nisto mesmo que consiste a especialidade da divina MAR, fazer sonhar e estimular a imaginação. Não entendo porque nós os antropóides falantes, pra não dizer meta-orangotangos-vagabundos vivemos metidos na famigerada cidade, respirando dia e noite a intragável e cancerígena fumaça de óleo diesel. ( Costa )

Extrato da newsletter nº 19 de 2 de novembro de 2008 - projeto "Estrela d'Alva"

4 comentários:

  1. "Existem peixes-voadores. Existem aves-nadadoras. Existe cavalo-marinho. Existe o diabo no planeta Terra. Deus freqüentou... Não, foi Deus quem fundou a escola surrealista.(Costa)"
    Gostaria de tecer um comentário breve, simples, objetivo e engrandecedor, porém faltam-me palavras e criatividade ao defrontar-me com o retalho textual acima... perfeito, amplo, abrangente e encorajador aos navegantes que não possuem a alma pequena, que crêem que tudo vale a pena e que o sonho é apenas a forma ainda imaterial da realização de quem acredita que pode conseguir... basta querer e trabalhar, digo, navegar. Aliás, navegar é preciso...
    Gostei muito do seu blog.
    joel@portalcapoeira.com

    ResponderExcluir
  2. Salve Joel!

    Fico feliz que tenha gostado do meu blog. Meu não, este blog é seu, é nosso, é de todos que amarem a MAR,a VELA e estejam ligados no MEIO AMBIENTE.
    Gostei do que disse sobre o sonho... "O sonho é apenas a forma ainda imaterial da realização..."

    Bons ventos e volte sempre que desejar. Agradeço-lhe a visita e o elogio. Se tiver críticas e segestões, elas serão ainda mais bem vindas que os elogios.

    Fernando Costa

    ResponderExcluir
  3. Fiquei curiosa sobre o naufrágio e acabei descobrindo que a volta para casa de Joshua Slocum ocorreu em 1888 no dia da libertação dos escravos no Brasil. O que me fez pensar sobre o nome do meu Atoll. O nome é um símbolo. Preciso de um nome. Acabei achando um video falando sobre o liro - velejando solitário ao redor do mundo - você leu?

    ResponderExcluir
  4. Sim. Li sim Karla e vc? Tem razão, LIBERDADE eh o mais belo nome em todos os idiomas.

    ResponderExcluir

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...