Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

terça-feira, 31 de dezembro de 2019

A Vida Emocional dos Animais - post redigido a partir de uma indicação de nossa colaboradora Dra. Ana Beltrão


- Muito boa noite amigas e amigos deste simpático blog.


- Aqui quem lhes fala não é o aventureiro  Fernando Costa, mas sim seu mais novo colaborador.



- Quem? Quem? Quem?



- O gato da velejadora solitária
Jane Medeiros.



- Não, não, não, entendam-me bem, não sou o namorado dela, sou seu gato, não em sentido figurado, mas no sentido literal do termo, ligados?



- Sou gato, bichano, felino ou se preferirem “Felis Silvestris Catus”.



- Assustados?



- Pelo amor de Deus, não se assustem comigo, porque se vocês se assustarem comigo, eu me assustarei comigo.



- Ha hahahaha... Huuhuunn! (pigarro)



- Não se assustem, que faz tempo que, nós, os gatos gostamos de ler e mais ainda de escrever...



- Embora façamos isso em segredo, pra ninguém saber.



- Porque?



- Porque, em sociedade, quanto menos conhecerem nossa vida íntima, menos futrica fazem a nosso respeito. E eu sou um gato serio, introvertido e meditabundo, que usa óculos, ama a discrição e detesta disse-que-me-disse.



- Curiosos pra saber meu nome?



- Meu nome é Brab...



- Mudei de idéia. 



- Não conto.



- Segredo. 



- Não gosto de revelar meu nome e muito menos meu retrato diante de pessoas que não me conhecem ou que eu ainda não conheço.



- Sim, sou um gato reservado, como reservada é minha mestra.



- Todo animal de estimação é reflexo, eco, espelho de seu dono.



- Sabiam não?



- Pois fiquem sabendo que...



- O quê?!



- Consideram meu comportamento anti-social?



- Pior ainda?



- P A R A D O X A L ?



- Normal, nós, os gatos, além de sermos altivos, elegantes e independentes somos eventualmente paradoxais.



- Mas como costuma dizer minha avó Dulcina, chega de conversa fiada e falemos do essencial de forma clara e objetiva.



- Falemos do ótimo livro, tema deste post, A VIDA EMOCIONAL DOS ANIMAIS do iluminado Marc Bekoff, que li, reli várias vezes e por fim dei de presente à minha querida Jane Medeiros.



- Sim, sim ela adorou o livro, mas preferiu passar-me a palavra, por absoluta falta de tempo.



- Ai!!! Eu poderia varar a noite citando, comentando e discutindo esse precioso livro com vocês.



- Mas a bem da brevidade, que segundo mestre Shakespeare, é a alma da sabedoria, direi apenas que este livro ensina  humildade aos, via de regra, PREPOTENTES humanos.



- Ensina que os outros seres vivos não são inferiores a vocês.



- Que somos todos irmãos e filhos de nossa mãe comum, a divina TERRA.



- E quando digo TERRA, refiro-me ao nosso fértil e generoso planeta, que é ao mesmo tempo, semen, útero e berço da vida, abrangendo água, terra e ar.



- Não se esqueçam que quando falecemos, devolvemos à TERRA todos os sais, vitaminas, minerais, células e átomos de que somos feitos, para que com esses nobres componentes ela conceba, engendre e alimente novos seres.



- Assim, eu que no momento sou gato, já fui num passado remoto ou recente, girassol, camarão, cabrito, cão, águia, tubarão, ser humano, serpente, mangericão e gaivota.



- Portanto somos todos irmãos e jamais imperadores e súditos, monarcas e vassalos, senhores e escravos.



- Somos todos iguais porque  feitos da mesma matéria e filhos da mesma mãe.



- Esse livro explica timtim por timtim como e porque, nós, seres não falantes, possuímos inteligência, sentimentos, emoções e por conseguinte somos tão dignos de respeito consideração e solidariedade quanto vocês humanos o são.



- Obrigado pela atenção e um grande abraço do paradoxal gato de estimação da velejadora solitária Jane Medeiros.



P. S. – Transcrevo a seguir cinco reivindicações da ONG "Up With the Animals!", que tenho a honra de dirigir.



1 - Parem de nos matar e comer nossa carne de animais, porque vocês humanos são essencialmente herbívoros. O intestino de vocês é longo e seus dentes rombudos. Comer carne faz mal à saúde de vocês e à nossa. Vocês contraem o maldito câncer e nós perdemos o que há de mais precioso nesse mundo, a vida.



2 - Evitem bater, surrar, espancar seus animais domésticos. Nós não somos sacos de pancada. Vocês são grandes e nós na maioria pequenos, desarmados e frágeis. Portanto isso de bater em animais é pura covardia.



3 - Cuidem com toda urgência do sagrado Meio Ambiente. Pois, se vocês continuarem a poluir  terra, mar e ar, como tem feito até o presente, o apocalipse será inevitável.



4 – Evitem proliferar tão DESREGRADAMENTE como vocês tem feito, porque a explosão demográfica da raça humana está condenando à morte todas as outras formas de vida sobre a Terra.



5 – Parem de abusar sexualmente de nós, indefesos animais. Copular contra a vontade, com um ser de proporções muito superiores às nossas é doloroso, deprimente e traumatizante. Façam amor apenas com suas fêmeas, quando adultas e deixem-nos, pelo amor de Deus, em paz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...