Comemorando o descobrimento da América, que deveria chamar-se Colômbia e não América, aqui vão alguns documentos relativos a esse monumental feito do grande velejador de alta MAR Cristóvão Colombo, um dos maiores da
humanidade, que pesquei pra nós degustarmos no site do Museu de Porto Santo - CASA DE COLOMBO.
humanidade, que pesquei pra nós degustarmos no site do Museu de Porto Santo - CASA DE COLOMBO.
Cristóvão Colombo: biografia
Cristóvão Colombo nasceu em 1451, muito provavelmente em Gênova, cidade que se havia transformado em
importante centro comercial no Mediterrâneo.
importante centro comercial no Mediterrâneo.
As cidades-estados da península itálica procuravam imiscuir-se nos novos negócios para Ocidente, diversificando os seus pontos de interesse, para além do mercado tradicional do Mediterrâneo oriental.
Em 1476, Cristovão Colombo encontrava-se em Lisboa como agente de negócios de outros genoveses. Quando partiu de Portugal em 1486, estava determinado a atingir a Ásia pelo Ocidente.
Viveu alguns anos no arquipélago da Madeira, casando em 1479 ou 80 com Filipa de Moniz, filha de Bartolomeu Perestrelo, primeiro capitão donatário do Porto Santo.
Por essa época fez contato com muitos navegadores portugueses ligados às descobertas na costa ocidental da África, de onde vinham notícias de terras para ocidente, carregadas de bruma e mistérios. Cálculos, como os de Toscanelli, sobre a dimensão da Terra levaram-no a acreditar na possibilidade de atingir o Oriente pelo Ocidente.
Abandona Portugal, por não ter conseguido apoio de D. João II para tal empresa.
Dirige-se a Castela, onde os reis católicos, Fernando e Isabel, se encontravam muito empenhados na tomada do último reino muçulmano da Península, o de Granada, não dando uma atenção imediata a Cristóvão Colombo. Só em 1492, Isabel, a Católica, viria a apoiar seu projeto.
Em 3 de Agosto de 1492, saíram de Palos três caravelas, a Santa Maria, sob o comando de Cristóvão Colombo, a Pinta, comandada por Martín Alonso Pinzón e a Nina, comandada por Vicente Yanez Pinzón.
Após uma pequena escala nas Canárias, Colombo deixa a... continua AQUI.
Leia uma introdução à esta nova série de posts aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.