Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Jean-Pierre Dick, roleta russa com cinco balas no tambor.. - Diário da Vendée Globe - 75º dia - 24/01/2013






News News News News News News News News News

1 – A planetária, incrível, fantástica, extraordinária Vendée Globe nos promete fortes emoções para os próximos cinco dias, amigos. Não é certo. Certo, certo mesmo, só a morte ao fim da vida, mas é bem possível que a chegada triunfal dos três primeiros super-marujos-pseudo-solitários, que conquistarão o íngreme pódio da regata, aconteça antes da próxima quarta-feira, sendo que os dois primeiros poderão desfilar ao longo do apoteótico canal de acesso ao porto de Les Sables d'Olonne, antes da meia-noite de domingo. Ou seja, é provável que François Gabart, Armel LeCléac'h e Alex Thomson completem suas surpreendentes voltas ao mundo em menos de 80 dias. Ou seja, estou prestes a testemunhar e registrar um fato inédito na história dessa moderna odisseia, cem vezes mais longa que a original, bela, poética, emocionante, apesar de virtual, "Odisseia" do grande Homero, que já li três vezes, com prazer. Não se esqueçam que Ulisses é o mestre-mor de todos nós, que navegamos na MAR.





2 – Continuamos todos preocupadíssimos com o destino do atual terceiro colocado da regata, Jean-Pierre Dick, que já navega há mais de 48 horas sem quilha e seu respectivo bulbo de oito toneladas rumo aos Açores. Ele e sua equipe estão às voltas com um terrível dilema hamletiano. Continuar ou abandonar? That is the question! Eu na pele do cascudo "Jipé" faria o mesmo que Roland Jourdain, há quatro anos atrás, na mesma situação. Navegaria com a escota da grande na pontinha dos dedos até os Açores e abandonaria a regata assim que lá chegasse. Porque? Por princípio de precaução. Afrontar a divina, mas impiedosa MAR, sem um mínimo de segurança, é arriscar a vida na roleta russa. Roleta russa das mais perigosas. Como assim? Cinco balas dentro do tambor de um revólver de
seis tiros. Isso com o gatilho sendo apertado dez vezes por dia, ao longo de dez dias. Querem saber qual é a probabilidade de se estourar os miolos? Não tomem nota que vou chutar : 99,99 %. Acertei ou errei? Algum entendido em análise combinatória por aí? Detalhe, se as condições meteorológicas forem favoráveis, é claro que esta percentagem diminui bastante, o que é o caso atualmente. Escrevi tudo isso, mas bati treze vezes na madeira envernizada da mesa, do meu veleiro de plástico francês "DoliceYou", embora não acredite em simpatias, patuás, feitiços ou mandingas. Só levo fé no antigo e bom "princípio de precaução", que brasileiros negligenciam o tempo todo e franceses sempre respeitam. Aposto com vocês que o francês Jean-Pierre Dick abandonará a regata nos Açores, pra não correr o risco de naufragar, o que acaba de acontecer com o igualmente francês Alain Delord. Leiam a discussão no ótimo web forum Hisse-et-Oh, equivalente francês do brasileiro  ALTAMAR





3 – Javier "Bubi" Sansó, o quixotesco espanhol, que tanto admiramos, vem enfrentando sérios problemas na produção de energia elétrica a bordo do seu ecologicamente correto "ACCIONA, 100% ecopowered". Torçamos pra que ele consiga recuperar ao menos um dos seus três aerogeradores, acreditem se quiserem, todos três pifados desde que ele dobrou o famigerado cabo Horn.




Boa notícia para os indolentes, hoje é dia de folga na UTSVG -  Universidade de Todos os Saberes da Vendée Globe. Aula só amanhã. :) Porque? Porque passei o dia todo me preparando pra minha próxima aventura, que ninguém ainda adivinhou qual é. Cheguei exausto a bordo, após rodar mais de cinco quilômetros de bicicleta transportando duas malas, felizmente vazias. :) Estou rindo, mas foi fácil não. Cheguei suado apesar dos 5º C que rolaram hoje aqui em Les Sables d'Olonne, França. Acreditem se quiserem, mas após os - 3º C que já enfrentei, + 5º C é festa. "Sinal que tudo é relativo nesta vida. Tem certeza? Absoluta!" Assim diz meu querido filósofo "Borboleta".

Até amanhã, amigas e amigos leitores, deste nosso MARítimo blog.

Fernando Costa, contando o dia a dia da Vendée Globe pra você, diretamente de Sables d'Olonne, na costa oeste da França.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...