François Gabart - Sables d'Olonne - França - foto de Fernando Costa
News News News News News News News News News
1 – A direção da regata anuncia, que não será mais sábado por volta das 21 h, que o heróico vencedor da sétima edição da gloriosa Vendée Globe regressará a Sables d'Olonne, após uma volta inteira ao planeta Terra, que deveria charmar-se ÁGUA, mas domingo por volta das 3 h da manhã ao sabor de ventos de 30 nós e MAR das mais iradas. Quem será o vencedor, o campeão? Se tudo correr bem o impossível-caçula-debutante-líder-e-recordista François Gabart. A confirmar, que em tudo que diz respeito à MAR, o futuro muda o tempo todo, o presente idem e eventualmente até o passado.
2 – É com enorme prazer e imensa honra que comparecerei amanhã, dia 25/01/2013, amigas e amigos, à festa de inauguração do "Village RETOUR du Vendée Globe", a convite de Monsieur le Président du Conseil Général de la Vendée, Bruno Retailleau, a quem agradeço emocionado esta
rara distinção, que partilho com todos os velejadores solitários brasileiros. E porque não dizer com todos os velejadores brasileiros? E porque não dizer com todo o povo brasileiro, que infelizmente ainda não descobriu que a aquática VELA é mais edificante, bela e empolgante que o terreno futebol?
rara distinção, que partilho com todos os velejadores solitários brasileiros. E porque não dizer com todos os velejadores brasileiros? E porque não dizer com todo o povo brasileiro, que infelizmente ainda não descobriu que a aquática VELA é mais edificante, bela e empolgante que o terreno futebol?
3 – Velejando em quinto lugar, o veterano Jean Le Cam cruzou, todo feliz, hoje à noite a linha imaginária do equador terrestre que deveria chamar-se aquático.
A propósito da dramática situação de Jean-Pierre Dick, leiam abaixo o que diz o Paulo Pinotti do ótimo grupo ALTAMAR, seguido do meu comentário.
Luiz,
Alex Thomson está chegando em Jean-Pierre, talvez fosse uma boa ideia ele acompanhá-lo, por segurança, já que ele não está tão lento e só passá-lo no final. O 3º lugar está muito seguro para ele nesse momento.
Ou será que já tem gente por perto para acudir o Jean-Pierre em caso de capotagem e podem liberar o Alex para fazer a sua corrida e seu tempo?
Forte abraço
Paulo Pinotti, Catanduva -SP
MEU COMENTÁRIO
Parabéns, amigo Paulo, por pensar dessa forma solidária e altruísta.
Se algum dia, meu veleiro perder seu bulbo de quilha, espero que você esteja navegando, por um feliz acaso, nas imediações. :)
O Alex Thomson já demonstrou várias vezes sua preocupação a respeito da situação dramática, que o Jean-Pierre Dick (JPD) vem atravessando há mais de 48 horas.
Se você quiser, posso lhe passar os links das declarações que ele deu à imprensa sobre o assunto.
Logicamente se o veleiro do JPD capotar, ele será automaticamente "convidado" pela direção da regata a prestar-lhe pronto socorro.Mas numa das suas declarações à imprensa, o Alex Thomson praticamente recomenda que o JPD abandone a regata a bem da segurança, em função das condições meteorológicas previstas para os próximos dias e acho que ele tem toda razão.
Com certeza a equipe do Jean-Pierre Dick está "virando pelo redondo" (engraçada esta expressão "virando pelo redondo", que em espanhol significa cambar em roda ou jibear ) em busca da melhor solução para este complexo problema.
Curioso um certo comentário do Alex Thomson, quando ele diz que nunca velejou com um barco sem quilha, ele que ficou mundialmente conhecido por caminhar sobre a quilha do seu bólido alado (vestindo um impecável terno preto Hugo Boss), adernado ao máximo e com a quilha e bulbo de quilha pra fora d'água. Fui obrigado a rir, mesmo preocupadíssimo com o simpático e cascudo JLP, que estava cotadíssimo pra vencer essa regata. Infelizmente...
Pergunta que lhe faço amigo Paulo, para melhor ajudar o JPD, numa necessidade de socorro, se ambos os barcos estiverem orçando (o que não é o caso atualmente) o Alex Thomson deveria se manter "à frente" ou "atrás" do veleiro do JPD? Escrevi "à frente" e "atrás" de propósito, pra facilitar o entendimento dos marujos de primeira viagem. LoL.
Bons ventos e mais uma vez parabéns pela solidariedade, qualidade cada vez mais rara, entre "macróbios humanos", nesse mundo de Deus e do diabo idem.
Fernando Costa
Boa tarde e até amanhã amigas e amigos deste oceânico blog.
Fernando Costa, contando o dia a dia da Vendée Globe pra você, diretamente de Sables d'Olonne, na costa oeste da França.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.