Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

AWARE - Around the World A Race for the Environment. - Diário da Vendée Globe - 18º dia - 28/11/2012




Armel "Banque Populaire" Le Cleac'h continua a liderar, todo sorridente, "O Everest dos Mares". Esse vai longe. Longe e rápido!



Compareci agora mesmo, amigos, uma vez mais, com imenso prazer, ao confortável "Point Info", instalado sobre o parvis da Prefeitura aqui de Sables d’Olonne e voltei, como de hábito, com meu "hd mental" cheio de informações novas e atualizadas sobre a incrível, fantástica, extraordinária regata da Vendée Globe.
Mas confesso-lhes que o que mais gosto de ver sobre o telão do "Point Info", são os
belos vídeos, que mostram os "bólidos alados" cavalgando a toda brida, com seus cavaleiros navegantes montados neles. Tão bom vê-los e revê-los. Coisa linda! Não entendo como as pessoas ainda não perceberam que uma regata é muito mais emocionante e bonita que uma partida de futebol.

Não entendo porque o mundo inteiro não se liga mais na Vendée Globe, que na Copa do Mundo de Futebol. Eu já lhes disse e repito, troco, no ato, três Copas do Mundo com o Brasil vencedor, por apenas uma Vendée Globe, com pelo menos um velejador brasileiro participando...




Quem seria este primeiro brasileiro a participar da Vendée Globe, hein amigo leitor? Eu voto no Amyr Klink e você? Mas, no momento em que lhes escrevo essas linhas, “Vincent, o Salvador”, “ex-Vincent, o Terrível” está chegando a Salvador da Bahia, após ter abandonado a regata há dois dias atrás. Se o skipper de PRB está como eu supunho, triste, cabisbaixo e meditabundo ou se preferirem, deprimido, tenho cereza que ele escolheu o lugar certo pra aportar. 




Os baianos, todos sabem, são o povo mais alegre e otimista do Brasil. Só espero que a mensagem que publiquei no grupo Altomar tenha chegado ao prefeito da cidade. Espero que bastante gente esteja sobre o cais de Salvador esperando pelo único campeão da Vendée Globe a participar da atual edição da regata. Espero que sua recepção seja tão calorosa quanto a que foi organizada para mestre Amyr Klink, quando ele aportou na mesma Salvador, após ter cruzado o Atlântico a remo em 1984. E a esperança, dizem é a última que morre.






CURIOSIDADE 1 – AWARE again, dessa vez com foto


Não me lembro se já falei pra vocês sobre o belo projeto AWARE. Falei, amigos? Se não falei falarei agora. E se já falei, o assunto é tão palpitante, tão importante que merece bis. Vejam se não é. Quatro escolas europeias criaram um projeto comum, para alertar o mundo sobre a tragédia que constitui a já avançada poluição das mares do planeta, através de uma comovente carta que foi entregue a cada um dos super-marujos-velejadores, participantes da atual edição da Vendée Globe. Querem saber o que significa AWARE? Around the World A Race for the Environment. Entenderam? O título já diz tudo, não? Estou pensando seriamente em visitar uma dessas escolas, a francesa aqui de Sables d'Olonne e passar pros alunos três idéias minhas, para promover ainda mais esse belo e louvável projeto, que deveria ser transmitido aos quatro cantos do mundo.



CURIOSIDADE 2 – Comparando...

A primeira regata de volta ao mundo em solitário e sem escalas, intitulada " The Golden Globe Challenge" (1968-9) e a atual edição da Vendée Globe, me dei conta que, durante a primeira regata, 4 concorrentes em 9 abandonaram a prova ainda no oceano Atlântico. Percentual de abandono ainda maior que o da atual edição, até o presente, 7 em 20. 

CURIOSIDADE 3 - Há quatro anos atrás...

Não sei se vocês ainda se lembram, mas, há quatro anos atrás, foi assim que eu concluí a 18ª página do meu diário do "Everest dos Mares":


"Enquanto isso, eu, pequenino xaréu da paradisíaca Região dos Lagos/Costa do Sol, dobrei mais uma vez o temperamental cabo Búzios. Isso após velejar ( 90% do percurso em orça. Viu Paulo Goes? Viu Luiz Roberto? ) em solitário, de Cabo Frio à Búzios, debaixo de muita chuva e cavalgando ondas muito grandes para o tamanho da minha pequenina canoa alada. Confesso que estou me sentindo super importante após esta pequenina-grande façanha. Imaginem o quanto sentir-se-á importante o vencedor da presente edição da fantástica Vendée Globe? Quem será? Tem algum palpite amiga leitora? Amanhã começa a 3ª Regata de Veleiros Clássicos de Búzios. Imperdível! Estão ligados?" 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...