Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

(10/3/2009) - O velho, o doente, a mulher, o maluco e o pobre - Diário da Vendée Globe 2008/09 - post 119









 119º dia

vendée globe

o velho, o doente, a mulher, o maluco e o pobre

Rich Wilson será o segundo norte-americano a concluir a Vendée Globe, dentro de menos de 24 horas. Parabéns a esse incansável guerreiro, que frustou a previsível expectativa dos preconceituosos do mundo inteiro, graças à sua garra, força de vontade e amor pelo sublime ato de velejar por velejar.

Salve amigas e amigos velejadores

 Não sei se vocês perceberam, mas os preconceituosos passaram um grande vexame nesta Vendée Globe. Bem feito! O preconceito é o cúmulo da
burrice humana.

- Querem saber o que os preconceituosos do mundo inteiro disseram da Samantha Davies?

   - Ihhhh... A inglesinha Sam Davies se inscreveu na Vendée Globe. Mulher, baixinha e fraca desse jeito não vai passar do golfo de Gasconha. É bomba! Hi hi hi hi!

- Bomba levaram os preconceituosos, pois que Samatha Davies cruzou o temperamental golfo de Gasconha, com os pés nas costas, como diria minha avó Balbina, apesar da tempestade, percorreu o  aparentemente dócil Atlântico de norte a sul, driblou o tenebroso Índico, derrotou o infinito Pacífico, dobrou sorrindo o famigerado Cabo Horn, debaixo de ventos de 40 nós, subiu o aparentemente dócil Atlântico de volta, chegando em quarto e quase quase quase terceiro lugar em Sables d’Olonne. Isso além de ter roubado a cena da regata às custas da sua irresistível e quase insuperável simpatia, sensualidade, criatividade e bom humor. Vitória! Resultado:

 DISCRIMINADOS 1 X 0 PRECONCEITUOSOS

 - Agora querem saber o que os preconceituosos do mundo inteiro disseram do Arnaud Boissières?

  - Ihhhh... “Cali” se inscreveu na Vendée Globe? - Aposto com vocês que vai ser um dos primeiros a jogar a toalha. O rapaz teve leucemia e passou mais de dois anos fazendo quimioterapia galera. Velejador inexperiente e doente a bordo de barco velho. É bomba!  Hi hi hi hi!

Bomba levaram os preconceituosos, enquanto que Arnaud “Cali” Bossières conduziu seu antigo Akena Vérandas com muita propriedade e competência, ao longo das 24 800 milhas do percurso da hercúlea regata, cruzando a linha de chegada num honroso e aplaudido sétimo lugar, enquanto que os favoritos dos preconceituosos foram quebrando um a um. Vitória! Resultado:

 DISCRIMINADOS 2 X 0 PRECONCEITUOSOS

- Agora querem saber o que os preconceituosos do mundo inteiro disseram da Steve White?

 - Ihhhh... Fui lá ver de perto pessoal. – Conta! Conta pra gente saber. – Vocês acreditam que faltando quinze dias pro início da regata, o velho veleiro do Morcego tá todo desmontado no cais? - Tem pior? - Tem! Está com a casa hipotecada, cheio de dívidas pra pagar e sem dinheiro pra concluir a reforma do barco. Esse daí coitado, não vai nem partir. É bomba! Hi hi hi hi hi!

Bomba levaram os preconceituosos. No apagar das luzes a fundação “Toe in the Water” entrou com a grana, Steve White pagou todas as dívidas, salvou a casa, trocou o mastro, concluiu a reforma do veleiro e a preparação para a longa viagem, partiu e chegou. Tornou-se campeão! Sua classificação em oitavo lugar, devido às circunstâncias, à idade do seu open 60 e à sua relativa inexperiência, vale tanto quanto o primeiro do Michel Desjoyeaux. Vitória!  Resultado:

DISCRIMINADOS 3 X 0 PRECONCEITUOSOS

- Agora querem saber o que os preconceituosos do mundo inteiro disseram do Rich Wilson?

  - Ihhhhhhh galera! Sabe qual a idade do coroa? Cinquenta e oito anos!! - Mentira. - Verdade! - E se inscreveu na Vendée Globe? Tá maluco! - Pinel nele! Esse aí nas melhor das hipóteses chega ao Equador. É bomba!

- Bomba levaram os preconceituosos, pois que o Rich Wilson acaba de colocar a proa do seu majestoso “Great American III” em Sables d’Olonne, ao longo de cujo canal desfilará amanhã em grande estilo para despespero dos preconceituosos que não deram uma dentro até aqui. Vitória mais que certa!  Resultado:

DISCRIMINADOS 4 X 0 PRECONCEITUOSOS

Agora querem saber o que os preconceituosos do mundo inteiro disseram do humilde canoeiro aqui?

 Ihhhhhhh! Esse aí não vai passar da vigésima página desse tresloucado e inútil diário. Tá pensando que escrever todo dia uma lauda boa ou má é fácil? Isso é pra escritor profissional. Vai desistir já já. É bomba!

 Bomba levaram os preconceituosos, pois que eu continuo com meu leme a meio, após o 118º dia de regata. Vitória ainda incompleta, mas quase certa!

 DISCRIMINADOS 5 X 0 PRECONCEITUOSOS

 Preconceituosos do meu Brasil vão pra @¨%#*&! E os do resto do mundo idem, pois que o preconceito é o pior defeito da doida raça humana. Pensam que estou irado? Engano de vocês. Se ainda não dobrei o Bojador, já passei além da ira. Escrevi tudo isso na maior serenidade. Só não podia encerrar meu tresloucado diário sem dar esse piparote, como diria mestre Machado, nos preconceituosos, pra eles aprenderem que o preconceito não procede. Bom é o conceito, coisa de gente sensata. Melhor é o pós-conceito, coisa de sábio. Preconceito é coisa de imbecil. E chega de conversa!

 Bons ventos amigos e amigas velejadoras


Fernando “Estrela d’Alva” Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...