67° dia
Vendée Globe
Tempestade violenta no Horn ( força 11 )
Assolados pela mais violenta tempestade ( força 11 ) anunciada ao longo desta edição da Vendée Globe, Brian Thomson, Dee Cafari e Arnaud Boissières buscam abrigo por trás das altas montanhas da Terra do Fogo. Previstos ventos fortes, com rajadas de 70 a 85 nós e ondas de 11 metros de altura. Oxalá todos três sobrevivam.
Boa noite amigas e amigos velejadores
Surgiu, "o outro dia", uma discussão no grupo Altomar, sobre o grande número de abandonos, ocorrido durante a atual edição da Vendée Globe. Pois bem, pesquisando no arquivo do excelente site da regata, encontrei uma matéria muito interessante sobre o assunto. O artigo data de 23/12/2008, quando a regata ainda estava na metade do percurso, mas acho que ele ainda continua válido.
É lógico que não traduzi o artigo inteiro, que ele é quilométrico, mas apenas alguns estratos. E também só registrei a opinião dos três primeiros arquitetos da lista. A opinião dos outros deixo vocês pesquisarem, que o autor nunca deve
dar tudo de mão beijada ao leitor. Concordam?
http://www.vendeeglobe.org/fr
Opinião do arquiteto Pascal Conq :
- Não estou nem surpreso nem preocupado com o elevado n° de abandonos.
- Quebra de mastros, quilhas e lemes são absolutamente normais numa regata oceânica.
- Com relação aos veleiros que nós projetamos estou satisfeito com o desempenho deles.
Veleiros projetados por Finot-Conq
Brit Air ( 3° lugar ) , Roxy ( 4° lugar ), AKENA Vérandas ( 7° lugar ), Toe in the Water ( 9° lugar ).
abandonoram:
Generali ( abandonado em alta mar em perfeitas condições, por acidente pessoal sofrido pelo velejador Yann Eliès ), DCNS ( quebra de mastro ), Hugo Boss ( abalroamento de OFNI que causou sérios danos estruturais ), Aquarelle.com ( quebra de mastro ).
2007 2000 1998
19982007 2008 2007 1996
Opinião de Patrick Shaughnessy presidente da Farr Yacht Design:
- Esperamos que um de nossos veleiros vença a regata.
- O grande número de abandonos é um sintoma do enorme grau de dificuldade dessa prova.
- Estimamos que apenas metade da flotilha consiga completar o percurso.
- Estou convencido de que o cansaço natural dos velejadores é uma das causas principais dos abandonos.
Veleiros projetados pela Farr Yacht Design:
"Foncia" ( 1° lugar )
abandonaram:
"PRB" ( quebra de mastro por acidente ocorrido em condições especiais ), "Paprec Virbac 2" ( quebra de lemes causado por abalroamento de OFNI ), "BT" ( danos estruturais após virada ), "Gitana Eighty" ( quebra de mastro ), "Cheminées Poujoulat" ( abalroamento de navio cargueiro, avarias de lemes sem razão especial aparente, encalhe nas ilhas Kerguelen ), "Delta Dore" ( quebra de duas cruzetas do mastro ).
2007 2006 2007
2007 2007 2003
2006
Opinião do arquiteto Marc Lombard:
- Creio que a causa da maioria dos acidentes seguidos de abandono foi o ritmo muito forte adotado desde o início da prova.
- Em princípio o elevado número de abandonos está dentro da média.
- É normal que os mastros quebrem. O dilema é o seguinte, um mastro muito pesado torna o barco lento, um mastro muito leve corre o risco de quebrar.
Veleiros projetados por Marc Lombard:
"Veolia Environnement" ( 2° lugar )
abandonaram:
VM Matériaux ( perda do bulbo da quilha por abalroamento de OFNI )
2004 2004
Bons ventos a todos e até amanhã se Deus quiser
Fernando "Estrela d'Alva" Costa
P. S.: - Presentinho pra vocês! Vídeo sobre a partida da Vendée Globe. Muito bom.
http://www.youtube.com/watch?v=_vK2rn4a-P4
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