Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

quarta-feira, 16 de maio de 2012

(24/12/2008) - Rei dos brinquedos - Feliz natal! - Diário da Vendée Globe 2008/09 - post 45




44° dia

Vendée Globe

Rei dos brinquedos - Feliz natal!

"A meteorologia previu 30 nós de vento pela proa para o dia de Natal, vai ser um inferno." Assinado: Samantha "Roxy" Davies

Salve amigas e amigos velejadores

Queria antes de tudo dizer-lhes que este diário sobre a Vendée Globe, que lhes tenho escrito com prazer, tem os seguintes objetivos:


- Aprender mais sobre a difícil arte zen de velejar em solitário.

- Partilhar com vocês minha profunda paixão pela Vendée Globe.

- Diverti-los e divertir-me. Pra mim, escrever e ler é divertidíssimo. E penso que quem sabe ler ( é o caso de vocês ) tira sempre proveito até de quem não sabe escrever ( é o meu caso ).

Mas se os amigos preferirem velejar em vez de ler-me eu compreenderei, porque prefiro velejar a escrever-lhes. Velejar é melhor que pensar, que escrever, que ler, que... não, não, melhor que isso que vocês pensaram agora não é não. Velejar é ótimo, mas é a segunda melhor coisa do mundo.

- Fazer publicidade do meu humilde projeto "Estrela d'Alva".

- Encarecer o prazer de "velejar por velejar". Pelo amor de Netuna, amigos, não pretendo ofender os "regatistas" quando sublinho o prazer de velejar por velejar dos "canoeiros de fortuna". Minha implicância confessa é só com os lancheiros, ou melhor com os lancheiros que ameaçam a integridade física dos velejadores irresponsavelmente. ( Quando digo isso, penso de pronto na preciosa perna amputada, de um dos maiores velejadores brasileiros de todos os tempos e sinto uma dor aguda na minha perna direita.) Mas quando o lancheiro é prudente, é responsável, é gentil e compassivo eu gosto dele numa boa. Querem um exemplo? Dou-lhes um exemplo. O Camerino, dono da "Klin Limpeza Pura", que apoia o projeto "Estrela d'Alva", é gente finíssima e dirige sua lancha e seu jet-ski com toda civilidade e prudência. 

Mas falemos de nossa paixão comum, amigos. Falemos da fantástica Vendée Globe que o tempo urge.

Pensando ontem na Vendée Globe lembrei-me do Inferno. Não sei se vocês estão ligados, mas no alto da porta do INFERNO de Dante vão escritos estes terríveis versos aqui, ó:

"POR MIM SE VAI À CIDADELA ARDENTE,

POR MIM SE VAI À SEMPITERNA DOR ,

POR MIM SE VAI À CONDENADA GENTE.

SÓ JUSTIÇA MOVEU O MEU AUTOR,

SOU OBRA DOS PODERES CELESTIAIS,

DA SUMA SAPIÊNCIA E PRIMO AMOR.

ANTES DE MIM NÃO FOI COISA JAMAIS

CRIADA SENÃO ETERNA, E, ETERNA, DURO.

DEIXAI TODA ESPERANÇA, VÓS QUE ENTRAIS! "

Dante, descido ainda vivo ao Inferno em companhia de Virgílio, logo após cruzar-lhe o pavoroso portal nos confessa:

"Ali, suspiros, queixas e lamentos

 cruzavam-se pelo ar, na escuridão,

fazendo-me hesitar por uns momentos.

Línguas estranhas, gíria em profusão,

 exclamações de dor, acentos de ira,

gritos, rangidos e bater de mão,

faziam um ruído tal que eu nunca ouvira,

no nevoeiro sem fim se propagando,

como a areia que um turbilhão expira.

E eu, que de horror a fronte ia baixando,

- Mestre, indaguei, os ais que ouço o que são?

Que gente é essa em dor deblaterando? "

Se me permitem, amigos, responderei por Virgílio:

- Essas pessoas que sofrem tanto são os pobres-ricos marujos da Vendée Globe, que ainda atravessam, neste exato momento e a duríssimas penas o sinistro oceano ÍNDICO + os que já quebraram ou se quebraram tentando atravessá-lo.

Pensando bem...

o INFERNO é o oceano ÍNDICO

o PURGATÓRIO o PACÍFICO e

o PARAÍSO  o ATLÂNTICO.

Isso pros marujos que disputam a Vendée Globe. Concordam?

Pra mim que tenho o privilégio de velejar na Costa do Sol /Região dos Lagos a bordo de uma canoinha de nada...

O inferno é o cabo Búzios mais o focinho do Cabo.

O purgatório é o canal dos Papagaios mais o través das ilhas Emerências.

E o paraíso o belo braço de mar que vai do Forte de São Mateus à ilha de Cabo Frio em Arraial do Cabo. 

Digo isso de modo geral, que na divina mar o céu vira purgatório e o purgatório inferno rapidinho e em qualquer lugar, de qualquer dos oceanos. Também pode acontecer o contrário. Tudo depende do humor de Éolo. Netuna sem a influência do temperamental Éolo está sempre serena e sorridente.

Foi isso que pensei ontem, após enfrentar uma certa tempestade em terra. Nada de original, dirão vocês. E eu concordo. Mas já tentaram pensar em algo original debaixo de tempestade?

A propósito, acabei de ler estarrecido o drama vivido pela tripulação do veleiro "Guardian" no Pacífico... De doer!

"...não deu tempo de caçar a mestra para evitar as batidas...o vento entrou com tudo e o mastro não resistiu à pressão e partiu-se... "

João Sombra, 20/12/2008

Bons ventos amigas e amigos e que o precioso mastro do veleiro de vocês jamais se quebre.

Ah, ia-me esquecendo do mais importante.

Feliz Natal e paz... muita paz... que a pior das pazes é melhor que a melhor das guerras.

Se você que me lê for uma criança de qualquer  idade, que Papai Noel lhe dê, em vez do celular, videogame ou boneca de sempre, o rei dos brinquedos. Um barco à vela!
E me desculpem por ter falado do inferno no dia de Natal. Falei mal do inferno, mas depois falei bem da paz. Bem está o que bem acaba. Concordam?

Fernando "Estrela d'Alva" Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...