Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Qual em cabelo... - "Os Lusíadas" de Luís de Camões







Qual em cabelo: " - Ó doce e amado esposo,

Sem quem não quis Amor que viver possa,
Por que is aventurar à MAR irosa
Essa vida que é minha, e não é vossa?
Como por um caminho duvidoso
Vos esquece a afeição tão doce nossa?
Nosso amor, nosso vão contentamento
Quereis que com as velas leve o vento?"


Boa pergunta fez a namorada ou esposa do marujo da estrofe acima, uma das minhas favoritas de "Os Lusíadas" de Luís de Camões, belo, épico, erótico e romântico poema que nenhum brasileiro jamais leu. E se leu, não leu por inteiro. E se leu por inteiro forçado pela professora de literatura, odiou ter lido. Eu, neste ponto, não sou
brasileiro de jeito nenhum, porque amo esse poema do fundo do peito.  Bem, mas tentemos responder a pergunta da namorada do marujo. 
" - Por que is aventurar à MAR irosa essa vida que é minha, e não é vossa? 
- Porque? Ora porque a divina MAR é a mais sedutora das mulheres. Uma mulher sado-amável, que nos mata de beleza, prazer e de dor.

Fernando Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...