Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Ninguém é auto-suficiente na Terra - HOME 5

foto - Yann Arthus-Bertrand

Enquanto o amigo leitor continua apaixonado pela charmosa Jéromine Pasteur do meu post anterior, vou falar-lhes mais uma vez e com imenso prazer de "Home" de Yann Arthus-Bertrand, que realiza a mágica de transformar ciência em arte poética...
- Lindo e sábio filme que não me canso de ver, nem de rever...
- Só não consegui escolher até agora meu narrador/narradora favorita até o momento, se o da versão francesa, se a da versão inglesa, se o da versão árabe, se o da versão alemã, se a da versão espanhola, se o da versão russa, se o da versão italiana...
- Estou quase escolhendo a da versão espanhola...
- Pra confessar toda a verdade, entre a voz da narradora da versão espanhola e a voz da narradora da versão italiana o ouvido do meu coração balança.
- O narrador do trailer em francês também é ótimo. Pena que ele não narrou o documentário todo...
 - Mas... e a amiga leitora já escolheu seu narrador favorito de Home?
- Sim?
- Segredo?
- Se não for diga-me qual.
- Mas ouçam, ouçam, vejam e leiam mais esse trecho de um minuto e meio do sábio e profundo HOME, escolhido por mim especialmente pra vocês. Eu o batizei de

ODE À IRMANDADE

The engine of life is linkage.
Everything is linked.
Nothing is self-sufficient.
Water and air are inseparable,
united in life
and for our life on Earth.
Thus, clouds form over the oceans
and bring rain to the landmasses,
whose rivers carry water
back to the oceans.
Sharing is everything.
The green expanse peeking through
the clouds is the source of oxygen in the air.
Seventy percent of this gas, without
which our lungs cannot function,
comes from the algae
that tint the surface of the oceans.
Our Earth relies on a balance...
in which every being
has a role to play...
and exists only through
the existence of another being.
A subtle, fragile harmony
that is easily shattered.
Thus, corals are born
from the marriage of algae and shells.
The Great Barrier Reef,
off the coast of Australia,
stretches over
350,000 square kilometers...
and is home to 1,500 species of fish,
4,000 species of mollusks...
and 400 species of coral.
The equilibrium of every ocean
depends on these corals.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...