- Quem conhece bem a infinita costa brasileira, diz que o arquipélago de Fernando de Noronha constitui nossa mais bela paisagem marinha. Se assim for, eu que conheço bem a paradisíaca Costa do Sol, que se estende entre Arraial do Cabo e Búzios, vou naturalmente querer verificar isso com meus dois atentos e curiosos olhos.
- Mas, você, amigo navegante, alguma vez já circunavegou Fernando de Noronha à vela?
- A motor?
- Vale não.
- Motor polui a água, polui o ar, polui o som, cheira mal, faz barulho, é volumoso, é pesado, é caro, seu combustível é caro, sua manutenção é cara, está sujeito a incêncio e quando a gente mais precisa dele, ele falha.
- Isto tudo que acabo de dizer, além do seu defeito mais grave, que é transformar o marinheiro numa batata gorda espetada por quatro palitos.
- Ha! ha! ha! ha! ha!
Fernando de Noronha
3°51'26.71"S 32°25'39.66"O
Fernando de Noronha é um arquipélago pertencente ao estado brasileiro de Pernambuco, formado por 21 ilhas e ilhotas, ocupando uma área de 26 km², situado no Oceano Atlântico, a leste do estado do Rio Grande do Norte. Constitui um Distrito estadual de Pernambuco desde 1988, quando deixou de ser um território federal, cuja sigla era FN, e a capital era Vila dos Remédios. É gerida por um administrador-geral designado pelo governo do estado. A ilha principal tem 17 km² e fica a 545 km de Recife e a 360 km de Natal.
Após uma campanha liderada pelo ambientalista gaúcho José Truda Palazzo Jr., em 1988 a maior parte do arquipélago foi declarada Parque Nacional, com cerca de 8 km², para a proteção das espécies endêmicas lá existentes e da área de concentração dos golfinhos rotadores (Stenella longirostris), que se reúnem diariamente na Baía dos Golfinhos - o lugar de observação mais regular da espécie em todo o planeta. O centro comercial em Noronha é Vila dos Remédios, mas não é considerada capital por ser a ilha um distrito estadual. O parque nacional é hoje administrado pelo... LINK
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.