Vendée Globe - uma volta ao mundo a bordo de um veleiro hightech de última geração, em solitário, sem escalas e sem assistência, passando pelos três temíveis cabos Boa Esperança, Leewin e Horn.
http://www.vendeeglobe.org/fr/
Especialmente pra você, prezado leitor, que já ouviu falar, mas ainda não se ligou no caráter extraordinário da planetária Vendée Globe, acabo de reler a rubrica "Histórico", do excelente site da regata e selecionei alguns dados interessantes para ilustra-lo. Três minutinhos de leitura e você compreenderá o porque do retumbante e crescente sucesso desta hercúlea maratona marítima, chamada de "O Everest dos Mares".
enunciado
Única competição esportiva à vela, de circunavegação do planeta Terra, sem escalas e sem assistência e reservada aos mais
cascudos velejadores do mundo. idade
19 anos
nacionalidade
francesa
paternidade
Idéia excêntrica de Philippe Jeantot, bi-campeão da Boc Challenge, com a intenção de potencializar o conceito de aventura e ao mesmo tempo promover uma profunda e perfeita simbiose entre o marujo e seu barco, o que só é possível através do aumento do tempo de convivência entre ambos. Infelizmente o pai de tão ousada e brilhante idéia foi recentemente banido do lar e afastado definitivamente de sua, cada vez mais famosa, prestigiada e disputada filha.
Apesar de condenado pela justiça francesa, Jeantot continua a afirmar com toda convicção:
- Surrupiaram a minha regata!
Eu voto pelo seu indulto e você amigo leitor?
ex-campeões
Titouan Lamazou (1989-1990)
Alain Gautier (1992-1993)
Christophe Auguin (1996-1997)
Michel Desjoyeaux (2000-2001)
Vincent Riou ( 2004-2005)
Não sei se a amiga leitora já percebeu, mas três ex-campeões estão participando da atual edição da Vendée Globe: Alain Gautier na organização da prova, mais Vincent Riou e Michel Desjoyeaux, dando show de competência na mais longa e intempestiva das raias de vento. Sendo que este último, se conseguir manter o alucinado ritmo que vem imprimindo ao seu bólido alado, desde a sua re-partida em último lugar de Port Olona, deverá ser, dentro de menos de dois meses, o primeiro bi-campeão da prova.
Os temíveis três cabos
O imenso percurso ( mais de 24 000 milhas náuticas ) da regata passa pelos três temíveis cabos Boa Esperança, Leewin e Horn, o que a torna ainda mais perigosa, exigente e excitante.
´´´´´´´´´´´´´´
flash infos
* 22ª mudança na liderança. Desta vez, foi Jean-Pierre "Paprec-Virbac 2" Dick quem assumiu a ponta, após um ousado mergulho em latitudes mais ao sul, tirando fino da perigosa zona de errância dos temidos icebergs.
- Dá-lhe maluco!
É assim que alguns pescadores, aqui da paradisíaca Costa do Sol, gritam quando me vêem passar com tudo em cima, lá por fora das ilhas, "no fundão", como dizem eles, a bordo da minha minúscula e intrépida "Estrela d'Alva".
Querem saber o que eu respondo?
- Maluco é a p... perdão, maluco é o Jean-Pierre Dick!
** Em sua alucinada corrida de recuperação, o "tubarão esfomeado de vitórias" Michel Desjoyeaux papou mais um "peixinho" e já aparece em nono lugar.
*** Durante a noite o peixinho Jonny "Artemis" Malbon depois de muito hesitar, resolver liberar um rizo da grande do seu bólido alado e tomou um jibe chinês. Pay attention! A noite aconselha, sempre aconselhou a prudência amigo Jonny. Enquanto isso o meu outro amigo Johny "Habilidosa" Geribá, tirou segundo lugar na charmosa 3ª Regata de Veleiros Clássicos de Búzios, com direito a um longo elogio do comodoro do Icab, Sr Alain Joullié, co-responsável pela alegre e inesperada proliferação das bateras a vela na região.
http://www.vendeegl obe.org/fr/
´´´´´´´´´´´´´´´´
Extrato favorito do LIVRO DAS MIL E UMA NOITES, traduzido diretamente do árabe para o português, por Mamede Mustafa Jarouche.
“Já percebi que parada a água se estagna:
só quando corre é boa e não o contrário"
72ª noite
Bons ventos Loïck Gousselin, organizador da animada Regata de Veleiros Clássicos de Búzios!
Fernando "Estrela d'Alva" Costa
bye bye Unai!
Salve amigos da incrível, fantástica, extraordinária Vendée Globe!
É com pesar que lhes anuncio que após os abandonos de:
Kito de Pavant - quebra do mastro
Yannick Bestaven - quebra de mastro
Marc Thiercelin - quebra de mastro
Alex Thomson - danos estruturais
Jérémie Beyou - quebra das cruzetas de boreste do mastro
o espanhol-basco Unai "Pakea Bizkaia" Bazurko acaba de desistir da prova, por não ter meios de consertar, com os recursos de bordo, a caixa do seu leme de boreste, avariado há três dias atrás. O navegante tentará chegar de volta à Espanha velejando num só bordo e utilizando apenas o leme de bombordo que continua intacto.
Pena.
Boa tarde de domingo a todos e até mais.
Fernando "Estrela d'Alva" Costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.