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segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Falsos Solitários - Diário da Vendée Globe 2008/09 - post 19





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Sébastien "BT" Josse, vulgo Jojô, lidera a Vendée Globe, seguido de muito perto pelo tubarão-esfomeado Loïck "Gitana Eighty" Peyron 

Salve amigas e amigos

Por mais que eu ame, idolatre e venere a fantástica Vendée Globe, minha regata predileta, dentre todas quantas já li e ouvi falar a respeito, preciso dizer-lhes que penso que os ousados e competentes marujos e marujas que participam dela, são falsos solitários...
Porque?
Explico porque.
Porque após a invenção do telefone via satélite, da internet sem fio e do
EPIRBS*, não existem mais navegantes solitários ao pé da letra.

A possibilidade de falar a qualquer momento e do lugar mais remoto do oceano Pacífico, com uma pessoa em terra ou no mar, desqualifica a verdadeira solidão.
O navegante que possui um telefone via satélite, pode estar fisicamente só, mas está psicologicamente acompanhado de todos seus amigos e entes queridos.
E, creio eu, é a solidão psicológica que conta quando se atravessa a divina e perigosa mar.
Quem tem a possibilidade de ler uma penca de e-mails por dia não se sente jamais só.
Quem sabe que, em caso de emergência, pode pedir socorro e ser salvo das águas, onde quer que ocorra o sinistro, não está mais literalmente só.
Querem saber quais foram os primeiros, únicos e últimos velejadores verdadeiramente solitários de todos os tempos e lugares?
Ei-los! 
Joshua "Spray" Slocum, Bernard "Joshua" Moitessier,
Alain "Firecrest" Gerbault,  Vito"LEHG II" Dumas, Alfred "Centemnial" Johnson, Howard "Great Western" Blackburn, Fred "Elaine" Rebell, Eric "Pen Duick VI" Tabarly, Alain "Club Mediterrannée" Colas, Donald "Teignmouth Electron" Crowhurst, Julio "Mistral" Villar, Francis "Gipsy Moth IV" Chichester mais Aleixo "Três Marias"  Belov em sua primeira viagem de circunavegação. ( Esta lista não está completa, claro. Faltam muitos famosos e anônimos navegantes a ela. Falaremos deles em minhas futuras newsletters, do projeto "Estrela d'Alva".)
Não sei se vocês concordam com meu raciocínio. Seja como for, meu raciocínio, mesmo que ele seja lógico e portanto proceda, não invalida, nem diminiu o mérito dos corajosíssimos marujos e marujas que se lançaram à mar, de Sables d'Olonne, dia 9/11/2008 às 13 h 02 com o ousadíssimo propósito de circunavegar o planeta Terra "sozinhos", sem escala, sem assistência e sem escalas.
Palmas pra eles e elas! Muitas palmas mesmo. Palmas, apertos de mão, prêmios, medalhas, beijos e abraços. Mas se me permitem, mil vezes mais palmas bato eu pra Slocum, Moitessier, Vito Dumas e todos os outros anônimos ou famosos velejadores solitários, pré-telefone via satélite, pré-internet sem fio, pré-EPIRBS*. 
Aqueles sim, foram semi-deuses!
Os 30 atuais participantes da incrível Vendée Globe são apenas super-homens.
Curiosos pra saber quem corre na ponta, na atual edição da Vendée Globe, neste exato momento, amigas e amigas?
em primeiro lugar - o super-homem Sébastien "BT" Josse, vulgo Jojô 
em segundo lugar -  o super-homem Loïck "Gitana Eighty" Peyron
em terceiro lugar - o super-homem Armel "Brit Air" Le Cléac’h 
  
Novidade triste

 Jérémie Beyou, cujo sinistrado bólido alado "Delta Dore", encontra-se atracado, em algum cais do porto de Recife, abandonou a regata, após muita discussão via telefone-saté lite, com sua equipe de terra. Motivo? Sua incapacidade de concertar as cruzetas de boreste, quebradas, do mastro do seu Open 60, com os recursos de bordo.
Pena! 
~~~~~~~~~~ 
Enquanto isso, eu, pequenino xaréu da paradisíaca Região dos Lagos/Costa do Sol, realizei minha inscrição, mais a dos meus dois proeiros e colaboradores Evandro Lopes e Mateus Mayal, na charmosa "Regata de Veleiros Clássicos de Búzios", que será disputada neste fim de semana. E vocês? Vão perder esse imperdível evento? Espero que não?
Boa noite e bons ventos a todos

Fernando "Estrela d'Alva" Costa

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EPIRBS*

Emergency position-indicating Radio beacons – EPIRBS, são transmissores de localização usados em situações de emergência, (acrônimo do inglês Emergency Position Indicating Radio Beacon) operados através do consórcio de satélites COSPAS-SARSAT (http://www.cospas- sarsat.org), Quando ativado, este aparelho envia sinais intermitentes com dados que possibilitam a localização das pessoas, embarcações ou aeronaves necessitando de resgate. 

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