Jean Le Cam e seu rubro e problemático bólido alado meio fora de controle...
- Falta pouco mais de um ano para o início da próxima edição da famosa VENDÉE GLOBE, prevista para começar em 11 de novembro de 2012.
Como esta é uma das duas únicas regatas de que realmente gosto, decidi reeditar neste blog meu diário da
edição 2008/2009.
Aprendi, amigos, lendo um dos livros do grande Amyr Klink, ( talvez o mais ousado e bem sucedido navegante solitário brasileiro ), que todo velejador deve conversar bastante com velejadores mais experientes, de preferência a bordo de seus próprios veleiros. Foi isso que ele sempre fez, em especial no início do seu aprendizado marítimo, e é isso que não paro de fazer desde que aprendi com ele, este importante e óbvio princípio.
É claro que quem não sabe, precisa aprender com quem sabe. É evidente, que como experiência não se inventa, quem tem pouca ou nenhuma tem de aprender com quem tem muita experiência.
Pena que comecei a aprender a velejar tarde demais... Porque como a arte de velejar é múltipla e infinita quem a estuda mais tempo, ignora menos. E quem ignora menos, lógico, comete menos erros. E veleja melhor e consequentemente chega ao seu destino, o cruzeirista que não comete erros fatais. E veleja melhor e consequentemente ganha a regata, o concorrente que comete menos erros. Porque não cometer erros a bordo de um barco à vela, todos sabem, é humanamente impossível.
Quero chamar atenção de vocês para o erro que o veterano velejador Jean "VM Matériaux" Le Cam cometeu durante a atual edição da Vendée Globe. O mais grave de todos, na minha humilde opinião. Pasmem amigos! Jean "VM Matériaux" Le Cam partiu pruma regata de volta ao mundo, sem escalas e sem assistência, com três pilotos automáticos sobressalentes defeituosos. Vou repetir. Pasmem again! Jean "VM Matériaux" Le Cam partiu de Sables d'Olonne, dia 9/11/2008 às 13h 02, para participar da planetária Vendée Globe, com três pilotos automáticos avariados e porisso perdeu seis preciosas posições. Estava em segundo, está em oitavo no momento. Eu já tinha noticiado este absurdo no meu post - "piromaníaco torturado". Na hora achei o ocorrido normal. Donde se concluiu que absurdos correm o risco de passar despercebidos. Mas depois pensei... pensei... pensei tanto no assunto... Na verdade não consegui parar de pensar a respeito e decidi sublinhá-lo para a análise de vocês.
E aí? O que me dizem do fato de um velejador cascudo como Jean "VM Matériaux" Le Cam, vice-campeão, da Vendée Globe anterior, trazer a bordo três pilotos automáticos defeituosos? Hein?
Mas ainda não falei do mais surpreendente. Os três pilotos automáticos sobressalentes do Jean Le Cam apresentaram o mesmo defeito.
Não acreditam em mim? Pois leiam a mensagem original.
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Panne de pilote pour Le Cam
6e à 76 milles de Loïck Peyron au pointage de 11h, Jean Le Cam (VM Matériaux) a raconté à la vacation du jour son avarie de pilote qui l’a arrêté hier pendant 4-5 heures, lui faisant perdre, selon son estimation, une quarantaine de milles.
« J’ai eu un problème de pilote hier (mardi). Je suis resté quatre à cinq heures arrêté en travers de la piste pour réparer. J’ai quatre pilotes à bord. Je les ai essayé un par un, et tous avaient la même panne. Je peux vous dire que ça a fumé à bord pendant quatre heures. Etre arrêté à 0 nœud à chercher une panne pendant que les autres foncent à 10 nœuds, c’est dur psychologiquement. Mais maintenant tout est nickel. »
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Ih, acabei de ler, novo problema a bordo de "VM Matériaux"! O Jean Le Cam está sem sorte nessa regata. Desta feita foi o porão que está cheio de óleo diesel. Vazamento na tubulação de abastecimento diário do motor ou algo que o valha.
Comecei com o Amyr Klink e se me permitem vou terminar com ele. O nosso grande Amyr Klink conta no seu livro "Paratii entre dois Polos", de como foi salvo da morte, na Antártica, pelo terceiro sobressalente, de uma mesma peça do motor, do seu bote inflável, quebrada três vezes consecutivas. .. Se o terceiro sobressalente falhasse, seria, segundo ele, empurrado pelo vento pra alto mar... ( isso sem uma boa dose de veneno a bordo... quero nem pensar ) Estou citando esse episódio de memória. Como a memória humana falha tanto ou mais que os sobressalentes de qualquer máquina, verifiquem o original por favor.
Bons ventos amigos Humphrey, Maud, Johny Geribá, Arnaldo Andrade e Ney Shindo.
Continuo em Cabo Frio, canal de Itajurú, esperando pelo bom momento, pra rumar pra Búzios... Hoje os ventos sopraram fortes de E/NE e Netuna estava pré-mens... perdão, irada.
Fernando "Estrela d'Alva" Costa
http://www.vendeegl obe.org/fr/
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