Boa tarde amigas e amigos deste nosso blog dedicado à divina MAR, à inteligente VELA e ao sagrado MEIO AMBIENTE
Seguindo a sugestão da nossa colaboradora Barbara Fournier, contarei pra vocês a "História dos Barcos", ao longo de uma série de dez posts com base no ótimo texto em francês Histoire des Bateaux da Wikipédia, ainda sem tradução para
o português.
o português.
TRADUÇÃO DO TEXTO ABAIXO
As mais antigas pirogas monóxilas, ou seja, feitas de um único tronco de árvore, descobertas durante pesquisas arqueológicas, são em sua maioria talhadas em árvores resinosas, com o emprego de ferramentas muito simples feitas de pedra. Sua forma, derivada do tronco é naturamente alongada (com mais de 8 metros de comprimento) e estreita (50 a 60 cm, espaço apenas suficiente para a acomodação de um único remador) . A seção do casco é circular e as extremidades lembram uma colher. Encontra-se eventualmente em algumas dessas pirogas primitivas peças utilizadas para reforçar a parte interior do casco. A "palamenta" resume-se a um remo, uma vara mais uma âncora feita com um pedaço de corda amarrada a uma pedra.
Les plus anciennes pirogues monoxyles découvertes lors de recherches archéologiques
sont la plupart du temps taillés dans des arbres résineux, à l'aide de simples outils en
pierre. Leur forme, dérivée d'un tronc, est très allongée (jusqu'à plus de 8 m) et
étroite (en général de 50 à 60 cm, espace suffisant pour asseoir le navigateur).
L'extérieur est en général circulaire, les extrémités sont en cuillère. On trouve sur
certaines de premières adaptations destinées à renforcer l'ensemble de l'intérieur.
L'équipement se limite à des pagaies ou à une perche, parfois accompagné d'une
ancre en pierre. LINK
As mais antigas pirogas monóxilas, ou seja, feitas de um único tronco de árvore, descobertas durante pesquisas arqueológicas, são em sua maioria talhadas em árvores resinosas, com o emprego de ferramentas muito simples feitas de pedra. Sua forma, derivada do tronco é naturamente alongada (com mais de 8 metros de comprimento) e estreita (50 a 60 cm, espaço apenas suficiente para a acomodação de um único remador) . A seção do casco é circular e as extremidades lembram uma colher. Encontra-se eventualmente em algumas dessas pirogas primitivas peças utilizadas para reforçar a parte interior do casco. A "palamenta" resume-se a um remo, uma vara mais uma âncora feita com um pedaço de corda amarrada a uma pedra.
Les plus anciennes pirogues monoxyles découvertes lors de recherches archéologiques
sont la plupart du temps taillés dans des arbres résineux, à l'aide de simples outils en
pierre. Leur forme, dérivée d'un tronc, est très allongée (jusqu'à plus de 8 m) et
étroite (en général de 50 à 60 cm, espace suffisant pour asseoir le navigateur).
L'extérieur est en général circulaire, les extrémités sont en cuillère. On trouve sur
certaines de premières adaptations destinées à renforcer l'ensemble de l'intérieur.
L'équipement se limite à des pagaies ou à une perche, parfois accompagné d'une
ancre en pierre. LINK
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