Boa tarde amigas e amigos deste nosso blog dedicado à divina MAR, à inteligente VELA e ao sagrado MEIO AMBIENTE
Seguindo a sugestão da nossa colaboradora Barbara Fournier, contarei pra vocês a "História dos Barcos", ao longo de uma série de dez posts com base no ótimo texto em francês Histoire des Bateaux da Wikipédia, ainda sem tradução para
o português.
o português.
TRADUÇÃO DO TEXTO ABAIXO
Mas logo, o homem descobre que sua recém invetada canoa oferece enormes oportunidades para a pesca, para as viagens de exploração, para o comércio, bem como para a guerra. Depois de aprender a usar uma haste comprida de madeira, cuja extremidade toca o fundo, oferecendo apoio para deslocar o barco sobre a água , ele rapidamente inventa os remos, que possibilitam o movimento do barco em águas profundas. Grande invento o providencial remo, não ? Curiosamente ainda existem muitos canoeiros aqui em Cabo Frio, que dão preferência à longa haste de bambu a título de alavanca motriz, digamos.
Mais très vite, l'homme constate que ce moyen de locomotion offre d'immenses opportunités, tant pour la pêche que pour l'exploration, pour faire du commerce aussi bien que pour faire la guerre. Après avoir appris à utiliser une perche en bois qu'il appuie au fond de l'eau pour diriger son embarcation, il apprend vite à fabriquer des perches à extrémité plate, des pagaies, qui, en appui sur l'eau, permettent de se déplacer dans les zones de grande profondeur. LINK
Mas logo, o homem descobre que sua recém invetada canoa oferece enormes oportunidades para a pesca, para as viagens de exploração, para o comércio, bem como para a guerra. Depois de aprender a usar uma haste comprida de madeira, cuja extremidade toca o fundo, oferecendo apoio para deslocar o barco sobre a água , ele rapidamente inventa os remos, que possibilitam o movimento do barco em águas profundas. Grande invento o providencial remo, não ? Curiosamente ainda existem muitos canoeiros aqui em Cabo Frio, que dão preferência à longa haste de bambu a título de alavanca motriz, digamos.
Mais très vite, l'homme constate que ce moyen de locomotion offre d'immenses opportunités, tant pour la pêche que pour l'exploration, pour faire du commerce aussi bien que pour faire la guerre. Après avoir appris à utiliser une perche en bois qu'il appuie au fond de l'eau pour diriger son embarcation, il apprend vite à fabriquer des perches à extrémité plate, des pagaies, qui, en appui sur l'eau, permettent de se déplacer dans les zones de grande profondeur. LINK
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