Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

- Que é a vida? - Uma ilusão, uma sombra, uma ficção. - nós marinheiros





EM PORTUGUÊS

- Vou confessar um segredo a vocês amigas e amigos leitores
- Façam-me o favor de não passá-lo adiante.
- Ninguém sabe disso, porque nunca contei isso pra ninguém.
- Sonho em ter um veleiro de madeira.
- Já tenho um, a Estrela.
- Mas a Estrela é pequena pro que eu quero.
- Quero um veleiro grande.
- Grande, mas não muito grande.
 Médio é melhor, que quanto maior é o veleiro, menos divertido é o velejar.
- Sonho com uma escuna de uns 30 pés, digamos.
- Uma escuna de madeira e compensado naval, com casco pontiagudo e design sofisticado, apesar de simples.
- Pra que?
- Pra três coisas.
- Morar a bordo, dar uma volta ao mundo em solitário e pendurar em algum lugar a bordo um quadro de nós.
- Um quadrinho simples como o do desenho acima, que constituiria a única peça decorativa da escuna.
- No mais ela seria de uma simplicidade absoluta.
- Simples, leve, eficiente, segura, inafundável, rápida, sofisticada e elegante.
- Já existe imposto sobre o sonho?
- Ué, então porque eu não posso sonhar com o que eu bem quiser?


- Minha escuna lembraria esta aqui, mas teria um design ainda mais ousado e bem menos velas.
- Porque que é que eu tenho de ter um sloop de plástico branco com bimini azul como todo mundo, hein?
- Pelo menos em sonhos posso ter o veleiro que quiser e pendurar meu quadro de nós dentro dele onde bem desejar.
- Se vou realizar meu sonho?
- Ah, isso são outros quinhentos, no dizer da minha querida avó Balbina.
- Nem sei se quero realizar este sonho.
- Tem sonhos que basta a gente sonhar com eles pra ficar feliz.
- Sonhos virtuais pra quem tem imaginação forte geram prazeres reais.
- Aliás tenho pra mim que nossos maiores prazeres neste mundo são originários de aventuras virtuais .
-  Realizar sonhos no mundo real é muito complicado, demorado e caro em dinheiro, tempo e esforços.
- Sonhar é fácil, rápido e barato.
- Pronto, contei o meu.
- Agora é a vez de vocês.
- Aqui embaixo tem espaço suficiente pra vocês contarem quantos sonhos desejarem.
- Sonha, deixa voar bem alto a fantasia, sem sonhos, o que seria do mundo?

"- Eu sonho que estou aqui, destes ferros carregado.
 E sonhei que noutro estado mais lisonjeiro me vi.
- Que é a vida?
- Um frenesi.
- Que é a vida?
- Uma ilusão, uma sombra, uma ficção.
- E o maior bem pouco é, pois que a vida sonho é e os sonhos sonhos são."

Calderón de la Barca em "A VIDA É SONHO", minha peça de teatro favorita

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...